Elaboração de uma sequência didática sobre hábitos alimentares e nutricionais saudáveis como contribuição para as aulas de ciências no ensino fundamental

Visualizações: 763

Autores/as

  • Vera de Mattos Machado UFMS
  • Daniela Santana de Carvalho UFMS

Palabras clave:

Sequência didática. Alimentação. Currículo de Ciências.

Resumen

O objetivo deste estudo foi o de analisar a elaboração de uma Sequência Didática, realizada de forma colaborativa por duas professoras da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS e duas pesquisadoras do curso de Mestrado em Ensino de Ciências da UFMS, envolvendo atividades sobre Hábitos Alimentares e Nutricionais Saudáveis. O trabalho ocorreu por meio de pesquisa qualitativa, com participação direta das pesquisadoras no campo de pesquisa no qual ocorreu a produção dos dados coletados (LUDKE e ANDRÉ, 1986). A SD foi finalizada de acordo com os objetivos que as professoras pretendem alcançar para a aprendizagem de seus alunos, sendo uma maneira de aliar os conteúdos do currículo de Ciências com o tema proposto. Por ser um currículo em ação, a SD não é um instrumento didático fechado, ela deve ser contextualizada e poderá sofrer modificações, adaptações ou ser redirecionada em qualquer uma de suas atividades, desde que se faça necessário.

Biografía del autor/a

Daniela Santana de Carvalho, UFMS

Mestranda em Ensino de Ciências (PPEC/INFI/UFMS) e Licenciada em Ciências Biológicas (UFMS).

Publicado

2015-10-13

Cómo citar

Machado, V. de M., & Carvalho, D. S. de. (2015). Elaboração de uma sequência didática sobre hábitos alimentares e nutricionais saudáveis como contribuição para as aulas de ciências no ensino fundamental. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(17), 188–205. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/753