Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 12 Núm. 34 (2021): Sociolinguística e Dialetologia; Linguística Geral; Interdisciplinar
Vol. 12 Núm. 34 (2021): Sociolinguística e Dialetologia; Linguística Geral; Interdisciplinar
FLUXO CONTÍNUO
Publicado:
2021-06-25
Artigos
É PAJUBÁ, TÁ MEU BEM?: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ASPECTOS SOCIOCULTURAIS NO ENEM
IT'S PAJUBÁ, OKAY? LINGUISTIC VARIATION AND SOCIOCULTURAL ASPECTS IN ENEM
André Luiz Souza da Silva
1 - 27
Visualizações: 113
55
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.402
PALATALIZAÇÃO DAS OCLUSIVAS ALVEOLARES /D/ E /T/ NO PORTUGUÊS FALADO EM GARANHUNS – PE
PALATALIZATION OF THE ALVEOLAR OCCLUSIVES /D/ AND /T/ IN THE PORTUGUESE SPOKEN IN GARANHUNS - PE
Kermelly Lima Beatriz, Fernando Augusto de Lima Oliveira
1 - 23
Visualizações: 32
19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.345
O DISCURSO DO “PROTAGONISMO JUVENIL” NA BNCCEM: DESLOCAMENTOS E MOVIMENTO DE SENTIDOS
THE DISCOURSE OF "YOUTH PROTAGONISM" IN BNCCEM: DISPLACEMENTS AND MOVEMENT OF SENSES
Adilson Vilasboas Seba, Joelma Aparecida Bressanin
1 - 13
Visualizações: 33
17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.370
REFLEXÕES DE ORDEM SOCIOLINGUÍSTICA: RELAÇÕES ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O SISTEMA FONOLÓGICO E O SISTEMA ORTOGRÁFICO. VARIAÇÃO E MUDANÇA
REFLECTIONS OF SOCIOLINGUISTIC ORDER: RELATIONS BETWEEN LITERACY AND THE PHONOLOGICAL SYSTEM AND THE ORTHOGRAPHIC SYSTEM. VARIATION AND CHANGE
César Costa Vitorino, Constância Maria Borges de Souza, Cristina Barreto Santos da Silva
1 - 34
Visualizações: 42
39
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.373
ENTRE O ENSINAR E O APRENDER PORTUGUÊS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
BETWEEN TEACHING AND LEARNING PORTUGUESE: AN ETHNOGRAPHIC STUDY OF PEDAGOGICAL PRACTICE IN PRIMARY SCHOOLS
Darkyana Francisca Ibiapina, Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa
1 - 26
Visualizações: 30
14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.394
A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL DE P4 NA FALA DOS MORADORES DA PRAÇA 14 DE JANEIRO DA CIDADE DE MANAUS (AM)
THE VARIATION IN VERBAL AGREEMENT OF P4 IN THE SPEECH OF RESIDENTS OF PRAÇA 14 DE JANEIRO IN THE CITY OF MANAUS (AM)
Flávia Santos Martins, Ana Paula Silva de Sá
1 - 22
Visualizações: 44
16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.396
OS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO SUDESTE PARAENSE
THE IMPACTS OF COVID-19 ON INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION IN SOUTHEASTERN PARÁ
Carmelia Goncalves de Farias, Eliane Pereira Machado Soares
1 - 17
Visualizações: 24
15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.397
A LÍNGUA POMERANA DO RIO GRANDE DO SUL: REVISÃO DE LITERATURA
THE POMERANIAN LANGUAGE OF RIO GRANDE DO SUL: LITERATURE REVIEW
Bernardo Kolling Limberger, Felipe Bilharva da Silva, Gabriela Wally Griep, Elizandra da Silva Netto
1 - 36
Visualizações: 68
39
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.390
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO/DO FALAR CACERENSE: UM ESTUDO DO USO DOS ALOFONES AFRICADOS [ʤ] E [ʧ]
LINGUISTIC VARIATION IN/OF THE CACERENSE SPEAKING: A STUDY OF THE USE OF THE AFRICATE ALOPHONES [ʤ] AND [ʧ].
Júlio Cezar Rodrigues da Silva, Renata Geretti de Souza Jagnow, Catherine Rodrigues Lopes, Lúcia Flávia Campos da Silva, Janaina de Lima Silva, Cristiane Schmidt
1 - 14
Visualizações: 64
25
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.376
A LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS NO MOVIMENTO PELA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
THE PORTUGUESE LANGUAGE FOR FOREIGNERS IN THE INTERNATIONALIZATION MOVEMENT OF THE FEDERAL TECHNOLOGICAL UNIVERSITY OF PARANÁ, FRANCISCO BELTRÃO CAMPUS
Carina Merkle Lingnau
1 - 12
Visualizações: 24
8
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.379
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO ENSINO DE LIBRAS
REFLECTIONS ON TEACHING PRACTICE IN HIGHER EDUCATION IN THE TEACHING OF LIBRAS
Claudiane Santos Araújo
1 - 17
Visualizações: 79
54
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.380
MUNDO DOS SURDOS: ANÁLISE E DISCUSSÃO DO SINAL “EU TE AMO” COMO SIGNO IDEOLÓGICO
DEAF WORLD: ANALYSIS AND DISCUSSION OF THE SIGN "EU TE AMO" AS AN IDEOLOGICAL SIGN
Amauri Moret da Silva, Indira Simionatto Stedile Assis Moura, Luciana Coladine Bernardo, Miriã Gil de Lima Costa
1 - 16
Visualizações: 80
27
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.383
O “ESTUDO DE CORREDORES BIOCEÂNICOS 1996” DO GEIPOT: DESIGNAÇÃO DA ROTA BIOCEÂNICA VIA FRONTEIRA OESTE
Celso Abrão dos Reis, Taisir Mahmudo Karim
1 - 33
Visualizações: 29
20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.458
A OMISSÃO DOS PRONOMES “ME” E “SE” DIANTE DE VERBOS PRONOMINAIS E REFLEXIVOS NA FALA DA COMUNIDADE DE CÁCERES-MT: UMA TENDÊNCIA REGIONAL
THE OMISSION OF THE PRONOUNS "ME" AND "IF" BEFORE PRONOUN AND REFLEXIVE VERBS IN THE SPEECH OF THE COMMUNITY OF CÁCERES-MT: A REGIONAL TREND
Nadir da Conceição Figueiredo Leite
1 - 25
Visualizações: 30
16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.462
ASPECTOS DA LINGUAGEM FALADA NA FRONTEIRA OESTE DO MATO GROSSO DO SUL – BRASIL
ASPECTS OF THE LANGUAGE SPOKEN IN THE WESTERN BORDER OF MATO GROSSO DO SUL - BRAZIL
Josiane de Jesus Reis de Freitas
1 - 16
Visualizações: 138
40
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.385
Ensaios
ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE ENUNCIAÇÃO
ESSAY ON THE CONCEPT OF ENUNCIATION
Elza Moreira Alves, Marcos Aurélio Bitencourt dos Santos, Vanuza de Paula Siqueira
1 - 9
Visualizações: 13
8
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.381
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Palabras clave
Número actual
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Artículos más leídos
UNA VISIÓN GENERAL DE LOS CURSOS DE GRADUACIÓN EN LIBRAS DESPUÉS DE UNA DÉCADA DE GRADUADOS DE PRIMERA PROMOCIÓN (2011-2021): UM PANORAMA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS APÓS UMA DÉCADA DA PRIMEIRA TURMA FORMADA (2011-2021)
265
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
39
LA SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCATIVA Y SU CONTRIBUCIÓN A LAS METODOLOGÍAS DE AULA: SOCIOLINGUISTICA EDUCACIONAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS METODOLOGIAS EM/DE SALA DE AULA
29
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS EM SALA DE AULA REGULAR
28
BANANA DUPLA E SUAS DESIGNAÇÕES NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
24