A PERDA DA NACIONALIDADE DO BRASILEIRO NATO: O CASO DE CLAUDIA CRISTINA SOBRAL
Visualizações: 1804Abstract
A nacionalidade é um direito fundamental adquirido através de critérios jus solis e jus sanguinis, todavia, há situações em que se declara a perda da nacionalidade do brasileiro (Art. 12, § 4º, incs. I e II, CF/88). A perda da nacionalidade do brasileiro nato foi tratada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), caso emblemático envolvendo Claudia Cristina Sobral (Claudia Hoerig), que resultou na sua extradição para os Estados Unidos da América (EUA). O presente trabalho tem como objetivo a análise do aludido caso julgado pelo STF, atentando-se para o disposto constitucional Art. 5º, inc. LI, em que se veda e extradição de brasileiro nato. O método de abordagem utilizado é o dedutivo (pesquisa de revisãobibliográfica), e o método de procedimento monográfico, com o estudo aprofundado do caso de Claudia Hoerig, o qual imprime precedente para que outros brasileiros que tenham renunciado a nacionalidade originária sejam igualmente extraditados.
PALAVRAS-CHAVE: Nacionalidade; Perda; Extradição.
References
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 23ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo:
MÉTODO, 2009.
TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.