RACISMO AMBIENTAL

Visualizações: 4920

Autores/as

  • Jiuliani Santos Rocha Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Priscila Elise Alves Vasconcelos Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo discorrer acerca do Racismo Ambiental, termo concernente aos impactos e injustiças ambientais perpetrados por empreendedoras privadas e pelas políticas públicas realizadas pelo Estado que recaem sobre dada parcela da população, em razão de sua vulnerabilidade social, cor ou etnia. Para tanto, será explanado a respeito do conceito do tema e de sua origem, bem como serão apontados alguns casos de racismo ambiental no Brasil. Por fim, será demonstrada a pertinência de se discutir tal problemática que aflige nossa sociedade e deve ser fortemente combatida.

 

Palavras-chave: Racismo ambiental. Meio ambiente. Direito fundamental. Discriminação.

Biografía del autor/a

Jiuliani Santos Rocha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Academica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Priscila Elise Alves Vasconcelos, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Mestra em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); em Direito Público e Privado pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); em Direito Público e Privado pela UESA; em Gestão de Meio Ambiente pela COPPE-UFRJ. Professora dos Cursos de Graduação em Direito e em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Publicado

2018-03-16

Cómo citar

Rocha, J. S., & Vasconcelos, P. E. A. (2018). RACISMO AMBIENTAL. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 5(6). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/2294

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 > >>