CURRÍCULO, DIFERENÇAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:

uma análise para além da transversalidade

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Authors

Keywords:

Currículo. Diferenças. Representação. Interculturalidade.

Abstract

curriculum of difference and must take place with in the scope of the entire school curriculum and not merely as a transversal theme.  We understand that this theme includes issues of representation, knowledge and power.  The importance of the school space and the curriculum in the deconstruction of stereotypes is highlighted.  In this sense, this article aims to analyze the relationship between curriculum, representation and the production of ethnic-racial identities/differences.  For this, we approach ethnic-racial studies and the theoretical field of Cultural Studies to discuss/reflecton the importance of questioning the hegemonic narratives of identity that

Constitute the curriculum, since this is na importante mechanism for the production of identities/differences.  One cannot help but think about relevance and responsibility When deconstructing the idea of ​​an essential, unique, ideal identity.  Thinking about diferente cultures and identities is fundamental for a more critical teaching performance and appreciation of the Other.

 

Author Biographies

Clarissa Gomes Pinheiro de Sá , IFMS

Mestranda na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes (2016), graduada em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2010) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Atualmente é professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Sirley Lizott Tedeschi

Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Docente efetiva da Graduação, dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos, Diferenças e Epistemologias. Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa "Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente (UCDB). Participa como pesquisadora/colaboradora da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).Tem experiência na área de Filosofia, Educação e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e educação, educação e diferença, currículo e epistemologia.

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Published

2022-10-22

How to Cite

Gomes Pinheiro de Sá , C. ., & Lizott Tedeschi, S. . (2022). CURRÍCULO, DIFERENÇAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: : uma análise para além da transversalidade. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612221. Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/7227