CURRÍCULO, DIFERENÇAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:
uma análise para além da transversalidade
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Currículo. Diferenças. Representação. Interculturalidade.Résumé
Os estudos das relações étnico-raciais são essenciais para uma pedagogia e um currículo da diferença e devem acontecer em todo o currículo escolar e não meramente como um tema transversal. Entendemos que essa temática inclui questões de representação, conhecimento e poder. Destaca-se a importância do espaço escolar e do currículo na desconstrução dos estereótipos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a relação entre currículo, representação e a produção de identidades/diferenças étnico-raciais. Para isso, nos aproximamos dos estudos étnico-raciais e do campo teórico dos Estudos Culturais para discutir/refletir acerca da importância de questionar as narrativas hegemônicas de identidade que constituem o currículo, já que este é um importante mecanismo de produção de identidades/diferenças. Não se pode deixar de pensar na relevância e na ação de desconstruir a ideia de uma identidade essencial, única, ideal. Desse modo, pensar as diferentes culturas e identidades é fundamental para uma atuação docente mais crítica e de valorização do Outro.
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