CURRÍCULO, DIFERENÇAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:

uma análise para além da transversalidade

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Autores/as

Palabras clave:

Currículo. Diferenças. Representação. Interculturalidade.

Resumen

Los estudios de las relaciones étnico-raciales son esenciales para una pedagogía y un currículo de la diferencia y deben realizarse a lo largo del currículo escolar y no meramente como un tema transversal. Entendemos que este tema incluye cuestiones de representación, saber y poder. Se destaca la importancia del espacio escolar y del currículo en la deconstrucción de estereotipos. En ese sentido, este artículo tiene como objetivo analizar la relación entre currículo, representación y producción de identidades/diferencias étnico-raciales. Para ello, nos acercamos a los estudios étnico-raciales y al campo teórico de los Estudios Culturales para discutir/reflexionar sobre la importancia de cuestionar las narrativas hegemónicas de identidad que constituyen el currículo, ya que este es un mecanismo importante para la producción de identidades/diferencias. No se puede dejar de pensar en la pertinencia y acción de deconstruir la idea de una identidad esencial, única, ideal. De esta forma, pensar las diferentes culturas e identidades es fundamental para una actuación docente más crítica y para la valoración del Otro.

Biografía del autor/a

Clarissa Gomes Pinheiro de Sá , IFMS

Mestranda na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes (2016), graduada em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2010) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Atualmente é professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Sirley Lizott Tedeschi

Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Docente efetiva da Graduação, dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos, Diferenças e Epistemologias. Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa "Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente (UCDB). Participa como pesquisadora/colaboradora da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).Tem experiência na área de Filosofia, Educação e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e educação, educação e diferença, currículo e epistemologia.

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Publicado

2022-10-22

Cómo citar

Gomes Pinheiro de Sá , C. ., & Lizott Tedeschi, S. . (2022). CURRÍCULO, DIFERENÇAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: : uma análise para além da transversalidade. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612221. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/7227