CURRÍCULO, DIFERENÇAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:

uma análise para além da transversalidade

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Autores

Palavras-chave:

Currículo. Diferenças. Representação. Interculturalidade.

Resumo

Os estudos das relações étnico-raciais são essenciais para uma pedagogia e um currículo da diferença e devem acontecer em todo o currículo escolar e não meramente como um tema transversal. Entendemos que essa temática inclui questões de representação, conhecimento e poder. Destaca-se a importância do espaço escolar e do currículo na desconstrução dos estereótipos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a relação entre currículo, representação e a produção de identidades/diferenças étnico-raciais. Para isso, nos aproximamos dos estudos étnico-raciais e do campo teórico dos Estudos Culturais para discutir/refletir acerca da importância de questionar as narrativas hegemônicas de identidade que constituem o currículo, já que este é um importante mecanismo de produção de identidades/diferenças. Não se pode deixar de pensar na relevância e na ação de desconstruir a ideia de uma identidade essencial, única, ideal. Desse modo, pensar as diferentes culturas e identidades é fundamental para uma atuação docente mais crítica e de valorização do Outro.

Biografia do Autor

Clarissa Gomes Pinheiro de Sá , IFMS

Mestranda na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes (2016), graduada em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2010) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Atualmente é professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Sirley Lizott Tedeschi

Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Docente efetiva da Graduação, dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos, Diferenças e Epistemologias. Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa "Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente (UCDB). Participa como pesquisadora/colaboradora da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).Tem experiência na área de Filosofia, Educação e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e educação, educação e diferença, currículo e epistemologia.

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Publicado

2022-10-22

Como Citar

Gomes Pinheiro de Sá , C. ., & Lizott Tedeschi, S. . (2022). CURRÍCULO, DIFERENÇAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: : uma análise para além da transversalidade. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612221. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/7227