AQUECIMENTO GLOBAL E O SEU CONTEXTO HISTÓRICO: UM PALCO DE CONTROVÉRSIAS
A scene of controversy
Visualizações: 176DOI :
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7458Mots-clés :
Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Sequência Didática, EducaçãoRésumé
Em vista dos muitos problemas ambientais que perpassam a humanidade, bem como da necessidade de se ater a um debate aguçado sobre o mesmo, é que o presente trabalho apresenta uma sequência didática para nortear tal compreensão, do mesmo modo que aponta para um caminho visando abordar o presente tema na educação. Assim, o foco se destina, em aprimorar uma discussão sobre o tema envolvendo aquecimento global, este que se caracteriza por inúmeras controvérsias que vão além do fenômeno em si, principalmente quando a atenção recai nas mudanças climáticas. Nesta perspectiva, o presente trabalho inclina-se para uma proposta em forma de sequência didática direcionada ao Ensino Médio buscando conscientizar sobre aspectos do fenômeno e auxiliar na formação crítica dos alunos quanto às informações difundidas por reportagens e a mídia em geral. Apresentada na disciplina Tópicos Atuais em Ciência e Tecnologia, ministrada em 2021 pelo Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina, tal atividade foi desenvolvida como critério avaliativo da disciplina, cuja proposta consistia em nortear e aprofundar o debate sobre as mudanças climáticas e suas possíveis consequências, por meio da obra O que falta descobrir por John Maddox (1999).
Références
ECODEBATE. No ritmo atual de aumento da temperatura podemos atingir +1,5°C nos próximos 15 anos. EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/02/2021. [on line] Disponível em:
<https://www.ecodebate.com.br/2021/02/12/no-ritmo-atual-de-aumento-da-temperatura-podemos-atingir-15gradcelsius-nos-proximos-15-anos/>. Acesso em 14 jun. 2021.
FAGUNDES, PAULA, LAGO, STRCK, BISOGNIN. Aquecimento global: efeitos no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade de batata. Fitotecnia. Ciência Rural. 40 (6). Junho 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-84782010005000091
FLEMING, J. Historical Perspectives on Climate Change. New York: Oxford. University Press. 1998. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195078701.001.0001
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. - São Paulo: Paz e Terra, 1996. - (Coleção leitura).
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Perguntas frequentes: 2.7. MONITORAMENTO DO TERRITÓRIO: MUDANÇAS CLIMÁTICAS. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2017. [on line] Disponível em: <http://www.inpe.br/faq/index.php?pai=9>. Acesso em em 14 jun. 2021.
JUNGES, Luis A. MASSONI, Neusa T. O Consenso Científico sobre Aquecimento Global: Antropogênico: Considerações Históricas e Epistemológicas e Reflexões para o Ensino dessa Temática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Junho/2018. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182455
MADDOX, John Royder. O que falta descobrir: explorando os segredos do universo / John Maddox; tradução de Ronaldo de Biasi - Rio de Janeiro: Campus, 1999. Capítulo 10.
MEIRA FILHO, Luiz Gylvan. Mudança do clima e o uso dos recursos naturais – a responsabilidade das empresas. In: 6 o SEMINÁRIO ABERTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL EM MINAS GERAIS III ENCONTRO INTERNACIONAL. 2007, Belo Horizonte.
WEART, S. The discovery of global warming. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. 2008. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674417557
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).