Educação do campo: concepção, fundamentos e desafios

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2681

Palavras-chave:

Educação, Educação do Campo, Inclusão.

Resumo

O campo é um espaço particular de cultura, política, identidade, história e de existência social. Essas características motivaram, a partir de 1997, o início de um movimento mais amplo em favor da “Educação do Campo” preocupada com a definição de princípios da educação abrangente como expressão da população campesina, com a formação do homem e também da valorização do espaço, tempo e do currículo. O papel da educação é fomentar reflexões e produção de saberes buscando demonstrar para os alunos, pais, professores, pedagogos e demais funcionários a essência pedagógica e específica da Educação do Campo. O projeto de Intervenção Pedagógica foi desenvolvido em um colégio localizado em um distrito de um município do norte do Paraná. A proposta foi desenvolvida por meio de realização de palestras explicativas, visionamento de filmes (exposição de recursos audiovisuais) e debates e atingiu o objetivo proposto na medida que abordou o tema de modo claro e simples a cada um dos segmentos envolvidos. As atividades subsidiaram momentos de reflexão sobre políticas públicas, diretrizes curriculares e a regulamentação da proposta da Educação do Campo voltada para inclusão e reconhecimento da identidade da população campesina como cidadãos no processo educacional. Destarte, contribuiu para que os envolvidos tivessem maior clareza em relação ao que é a escola do campo, bem como seu comprometimento com as necessidades e valorização da cultura campesina e sua dimensão educativa, reconhecendo a pluralidade como fonte de conhecimentos.

Biografia do Autor

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química. Professora Adjunta A - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio. Professora da rede pública estadual - Paraná - Colégio Estadual Monteiro Lobato.

Wanderleia Aparecida Bergamasco, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora da educação básica da Rede Estadual de Educação do Paraná.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

Araújo, R. N. de, & Bergamasco, W. A. (2018). Educação do campo: concepção, fundamentos e desafios. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 9(26), 225–245. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2681