Inclusão e professores: representações discursivas
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O tema Inclusão tem-se destacado como uma forma revolucionária da educação, entende-se que analisar os discursos veiculados sobre este tema, contribui para elucidar certos aspectos que não são ditos (as entrelinhas) explicitamente, mas que direcionam a maneira de pensar e de agir da pessoa que os lê, já que quem escreveu tal artigo para a Revista tem sua história, sua ideologia, sua opinião formada sobre a temática e que influencia a maneira de pensar de quem lê tal reportagem. Partindo dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) e da educação inclusiva, pretende-se, a partir da análise do artigo “A escola que é de todas as crianças” do site da Revista Nova Escola, edição n.º 182, do mês de maio de 2005, de autoria de Meire Cavalcante, cuja temática é a educação inclusiva, entender os discursos veiculados sobre a temática, que ideias difundem, que representações o artigo da Revista sob análise veicula sobre inclusão. Portanto, na análise, conforme apregoado na manchete em questão, o termo inclusão, mediante a ação do professor, é capaz de transformar os modos de pensar e agir das pessoas com deficiência, esquecendo que, na realidade, as escolas estão deficientes em vários sentidos: estrutura física, pedagógicas e tecnológicas, falta investimento na formação de todos os envolvidos no processo ensino/aprendizagem, sendo que tudo isso interfere nos resultados do processo de inclusão, ou seja, para uma educação de maior qualidade. Não é somente a ação isolada do professor que trará resultados profícuos nesse processo.
Palavras-chave: Análise do discurso. Inclusão. Professores.
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