Reflexões sobre a formação de professores de educação física no PIBID

Visualizações: 682

Autores/as

  • João Pedro de Lima Doarth Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Sílvia de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Warley Carlos de Souza Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Educação, Educação Física escolar, Formação de professores

Resumen

O estudo busca conhecer, descrever e analisar a influência do PIBID na formação de professores de Educação Física escolar. O caminho metodológico se pautou por uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, contando com um questionário aberto aplicado a cinco acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFGD, bolsistas do PIBID e atuantes na Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, em Dourados-MS, no ano de 2012. Como referencial teórico de base foi abordado os estudos de Freire (2011) e Coletivo de Autores (1992). Compreendemos que a formação docente em Educação Física deve relevar-se sob uma razão social que constitua um processo horizontal de ensino-aprendizagem, que revele a essência da área no desenvolvimento da cultura corporal de movimento e que contribua para a transformação de uma sociedade historicamente excludente.

 

Palavras-chave: Formação de professor. Educação Física escolar. PIBID.

Biografía del autor/a

João Pedro de Lima Doarth, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduando em Licenciatura - Educação Física na UFGD e Bolsista CAPES do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência).

Maria Sílvia de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela UCDB. Professora Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMS.

Warley Carlos de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação pela USP. Docente do curso de Educação Física da UFGD.

Publicado

2014-11-06

Cómo citar

Doarth, J. P. de L., Lima, M. S. de, & Souza, W. C. de. (2014). Reflexões sobre a formação de professores de educação física no PIBID. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(12), 7–19. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/510

Artículos similares

<< < 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.