Educação matemática inclusiva

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Autores/as

  • Thiago Donda Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i3.620

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir como os professores de Matemática podem corroborar com a Educação Inclusiva em suas aulas. Para isso, utiliza-se de dados obtidos em uma pesquisa de Mestrado da UNESP – Rio Claro/SP que aborda as práticas inclusivas observadas e analisadas em uma escola do projeto CIEJA – Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – desenvolvido pela Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo, que tem a Inclusão em seu projeto pedagógico como objetivo principal. Nesta pesquisa foram observados, por meio de um estudo etnográfico, professores que trabalham com a disciplina Matemática, e suas práticas foram analisadas dentro da perspectiva do Programa Etnomatemática. Com o entrelaçamento dessas observações, pode-se propor conceitos e práticas que, baseadas nas relações de respeito, solidariedade e cooperação, e, entendidas a partir da Ética Universal, suleiam os professores de Matemática ou não no que diz respeito à Educação Inclusiva. A intenção não é propor uma “receita” que inclua os alunos com necessidades educacionais especiais, mas sim alguns encaminhamentos para a prática inclusiva nas instituições de ensino.

 

Palavras-chave: ensino de matemática. prática inclusiva. professor.

Publicado

2010-12-17

Cómo citar

Rodrigues, T. D. (2010). Educação matemática inclusiva. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(3), 84–92. https://doi.org/10.26514/inter.v1i3.620