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Dossiê - Pesquisas sobre Educação Especial e inclusão escolar: entre processos e práticas
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Vol. 16 No. 47 (2025): Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional
Vol. 16 No. 47 (2025): Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47
Published:
2025-12-18
Full Issue
PDF (Português (Brasil))
Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional
A materialização da Base Nacional Comum Curricular no Referencial Curricular Amazonense da Educação Infantil
uma análise à luz da Pedagogia Histórico-crítica
Rodrigo Lima Nunes, Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9932
A Educação Infantil após a Base Nacional Comum Curricular
avanços, retrocessos e perspectivas
Danieli Bachtchen, Aliandra Cristina Mesomo Lira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9863
Políticas curriculares e infâncias amazônicas
entre a educação integral e o direito ao território na educação infantil
Merianne da Silva Lima, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9895
Desafios da supervisão escolar frente a implantação da BNCC em redes municipais do sul do estado de Minas Gerais
Ana Paula Junqueira Guimarães, Regilson Maciel Borges, Daniella Gualberto Neves
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9913
O local de quem?
(im)pertinências curriculares no processo implementacionista da Base Nacional Comum Curricular
Maria Vitória Oliveira dos Santos, Ângela Cristina Alves Albino
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9999
De la política nacional a la regional
La educación en la Comunidad Autónoma de Castilla y León, emblema español
Eva García Redondo, Francisco José Rebordinos Hernando, David Revesado Carballares
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.10001
Disputas pela carga horária de formação geral básica na tramitação do PL nº 5.230/2023 e a configuração de novas segmentações no Ensino Médio brasileiro
Clecí Körbes, Filipe dos Santos, Sarah Gabriela Henrique Novaes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9927
Desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular na Ilha de Marajó
Francisco Miguel da Silva de Oliveira, Monica Fürkotter
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9997
O currículo integrado do Instituto Federal do Ceará frente à flexibilização curricular do Novo Ensino Médio
posições, encaminhamentos e contradições
John Mateus Barbosa; Wiron de Araújo Holanda
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9914
Renegadas mas persistentes
as disciplinas escolares no currículo do Ensino Médio
Elisabete Zardo Burigo, Bruna Gabriele dos Anjos Jardim, Beliza Stasinski Lopes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9917
Relações entre o público e o privado no processo de construção e implementação do Documento Curricular Para Goiás - etapa ensino médio
Marcos Vinicius Francisco, Gabriela Viana Zucco, Ester Aparecida Pereira Fuzari
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.10006
Desafios e Perspectivas na Implementação dos Itinerários Formativos
a Percepção Docente em Foco
Rosemberg Ferracini, Alison Antunes dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9902
A implementação do “novo Ensino Médio” e as suas implicações no currículo para a rede pública estadual do Paraná
Ismael Laurindo Costa Junior, Lili Mirian Gums Costa, Simoni Sandri
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9904
Inovação e a BNCC do Ensino Médio
efeitos da política curricular sobre as docências das Ciências Humanas
Lucas Cabral Ribeiro , Fernanda Wanderer
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9890
Currículo e hegemonia burguesa
uma análise do Programa Educação Empreendedora no Plano Ceará 2050
Jociene Araujo Lima, Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Sirneto Vicente da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9923
As racionalidades presentes nas DCN da Formação Docente (2002-2024)
avanços e retrocessos
Breno Henrique Matias, Ana Maria Mendes Sampaio, José Rubens Lima Jardilino
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9920
´Trajetória das políticas curriculares no Brasil e seus impactos na Formação Docente
Michelle Castro Lima, Sangelita Miranda Franco Mariano
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9931
Contexto de influência na política de formação de professores
agendas para uma formação dita de excelência
Taysa Paganotto Lemes, Maria Gabriela Ferreira Pereira, Geniana dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9929
Possíveis impactos das novas diretrizes curriculares nacionais da educação física nos cursos de graduação
uma revisão sistemática
João Gabriel Gewehr, Renata Godinho Soares, Phillip Vilanova Ilha
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9807
Gestão Democrática e ICMS Educação
implicações na implementação de políticas curriculares na rede municipal de Santa Catarina
Patrícia Andrea Rauber Knorst, Silvia Regina Canan
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9831
A precarização do trabalho docente frente às políticas públicas para a alfabetização
uma análise sobre o Alfabetiza Tchê
Luíse Penning Pereira, Barbara Goulart Borges, Gabriela Medeiros Nogueira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9866
Cidadania e justiça social nos currículos da educação básica
o que apontam os referenciais normativos da área?
Manoel Marley Caldas da Silva, Maria José de Melo Fernandes, Ciclene Alves da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9930
A nova pedagogia da hegemonia e a pedagogia do mercado na rede de ensino público municipal de Angra dos Reis – RJ
contextos do mal-estar docente
Claudio Fernandes da Costa, Felipe de Oliveira Melo Melo, Rosilda Nascimento Benácchio Benácchio
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9922
Perspectivas femininas no currículo escolar
um olhar feminista sobre os desafios e potencialidades na implementação da Lei nº 14.986/2024
Gabriela Costa Araujo, Mayra da Silva Santos, Andrea Braga Moruzzi
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9918
Políticas linguísticas curriculares do Rio Grande do Sul
a discussão sobre a identidade do estado no documento Referencial Curricular Gaúcho
Rômulo Schwanz Diel, Patricia de Oliveira Morais, Valter Pereira Romano
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9905
Educação escolar ribeirinha e o currículo na Amazônia paraense
o discurso da diversidade e a urgência do amazonizar como verbo de ação
Leliane Da Costa Ferreira, Edinéia Tavares Lopes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9909
Avaliação e Tecnologias Digitais
política curricular, percepções e desafios no contexto mato-grossense
Eveline Ferreira de Moraes, Ana Lara Casagrande
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9867
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