Limites e desafios curriculares na formação de profissionais para atuar no sistema único de saúde
Visualizações: 623Palabras clave:
Formação. Currículo. Diretrizes Curriculares.Resumen
Este artigo nasceu da confluência de dois projetos de pesquisa em andamento no Mestrado Profissional - Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), os quais discutem o contexto da formação e das práticas educativas em saúde, tendo o ensino como foco, e uma interlocução teórica sobre o modelo vigente de formação em saúde e os resultados pedagógicos alcançados. A partir de referencial bibliográfico, realiza-se uma reflexão crítica quanto à necessidade de mudanças na formação em saúde e uma maior articulação da educação superior com o Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nos conceitos e na promoção da saúde, nos princípios e diretrizes do SUS e na liberdade de integralização e flexibilização curricular. Para isso, discutiu-se, sucintamente, sobre o contexto histórico das políticas públicas educacionais para a saúde e o que se espera da formação do profissional em saúde para a efetivação do SUS.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.