Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Current
Archives
Impact
Announcements
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 9 No. 25 (2018): Norma Linguística e Ensino
Vol. 9 No. 25 (2018): Norma Linguística e Ensino
Published:
2020-06-25
Artigos
A (IN) EXCLUSÃO SOCIAL COMO RESULTADO DO DOMÍNIO DA NORMA CULTA
Francion Maciel Rocha, Antonia Joyce Ambrósio Nunes, Maria das Dóris Moreira de Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo
1 -20
PDF (Português (Brasil))
A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM NAS SÉRIES INICIAIS E O ENSINO DE GRAMÁTICA
IMPACTOS E RECUOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
HELCIUS BATISTA PEREIRA, CLAUDIA VALERIA DONÁ HILA
21 - 44
PDF (Português (Brasil))
A intrínseca relação entre o ensino de Língua Inglesa e o senso de identidade do aprendiz: um estudo aplicado
Jessica Tomimitsu Rodrigues, Tatiane Cristina Becher, Sanimar Busse
45 - 68
PDF (Português (Brasil))
A Sociolinguística no âmbito escolar
A concepção dos professores de língua portuguesa em relação à variação linguística no Ensino Médio das escolas públicas de São Miguel do Guamá - PA.
Douglas Afonso dos Santos, Aline dos Santos Bezerra, Jordana Tavares Silveira Lisboa
69 - 93
PDF (Português (Brasil))
AÇÕES COLABORATIVAS: A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
João Carlos Rossi, Madalena Benazzi Meotti, Leliane Regina Ortega
94 - 112
PDF (Português (Brasil))
ASPECTOS DO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA PARA INDÍGENAS GUARANI/KAIOWÁ
Adriana Oliveira de Sales
113 - 128
PDF (Português (Brasil))
BANANA DUPLA E SUAS DESIGNAÇÕES NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
UM ESTUDO COM OS DADOS DO ALiB
Amanda Chofard
129 - 144
PDF (Português (Brasil))
CARTOGRAFIA LINGUÍSTICA: UM ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL DA FALA DOS MORADORES DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
Maria Socorro Cardoso
145 - 167
PDF (Português (Brasil))
CONSTRUÇÕES DE TÓPICO EM FOCO
uma investigação sobre o fenômeno do Tópico na cidade de Governador Nunes Freire/MA
THAÍSA HELENA PEIXOTO CASTELO BRANCO, Sônia Maria Côrrea Pereira Mugschl
168 - 178
PDF (Português (Brasil))
DAS QUESTÕES SOCIOLINGUÍSTICAS ÀS PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA (LUBANGO)
Paulo Osório, João Martins
179 - 206
PDF (Português (Brasil))
ESTUDO COMPARATIVO DO USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL NA ESCRITA DE ALUNOS DA CIDADE DE SANTA JULIANA –MG
Juliana Bertucci Barbosa, Dainara Aparecida Dias Carneiro
207 - 236
PDF (Português (Brasil))
FLEXÃO NOMINAL DE PALAVRAS TERMINADAS EM –ÃO:
REFLETINDO AS INCONSISTÊNCIAS GRAMATICAIS
André luiz Oliveira Mota, Suziane de Oliveira Porto Silva
237 - 247
PDF (Português (Brasil))
GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA
UMA FERRAMENTA PROPÍCIA PARA DESENVOLVER O MULTILETRAMENTO NOS DISCENTES
JÉSSICA SANTOS VASCONCELOS
248 - 256
PDF (Português (Brasil))
O “ERRE” CAIPIRA:
ANÁLISE VARIACIONISTA DO ROTACISMO
Thiago Leonardo Ribeiro, Vera Maria Ramos Pinto
257 - 283
PDF (Português (Brasil))
O GÊNERO TEXTUAL MAPA CONCEITUAL: COMPREENDENDO-O E CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NESSE GÊNERO
João Irene da Silva Neto, Shirlei Marly Alves
284 - 299
PDF (Português (Brasil))
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE O ENSINO DE GRAMÁTICA E A REFLEXÃO LINGUÍSTICA
César Augusto González, Maitê Moraes Gil
300 - 332
PDF (Português (Brasil))
O O Lugar da Variação no ensino de gramática em cadernos de atividades autorreguladas da Rede Estadual do Rio de Janeiro:
abordagens sobre o uso da morfologia verbal
Danieli Silva Chagas
333 - 359
PDF (Português (Brasil))
O USO DO CLÍTICO ACUSATIVO DE TERCEIRA PESSOA NO FALAR FORTALEZENSE
APAGARAM-NO OU SUBSTITUÍRAM ELE?
TEREZA MARIA LIMA
360 - 397
PDF (Português (Brasil))
PRECONCEITO LINGUÍSTICO COM MENORES EM REGIME DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Rodrigo Mazer Etto
398 - 413
PDF (Português (Brasil))
PROCESOS REFERENCIALES EN LA CONSTRUCCIÓN DE SENTIDOS EN NOTICIAS SOBRE EL IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF
JACQUELINE WANDERLEY MARQUES DANTAS
414 - 432
PDF (Português (Brasil))
Processos Fonológicos em produções textuais de alunos do 6º ano Ensino Fundamental
Adriana Alexandra Ferreira
433 - 452
PDF (Português (Brasil))
QUESTIONÁRIO MORFOSSINTÁTICO – INFLUÊNCIAS DA ESCOLARIDADE NO USO DE PALAVRAS
Tânia Albuquerque Dressler
453 - 485
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES SOBRE A AQUISIÇÃO DE ESCRITA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES: UMA ABORDAGEM SOBRE AS SEGMENTAÇÕES NÃO CONVENCIONAIS
Ariane Bones Budke, Sanimar Busse
486 - 505
PDF (Português (Brasil))
SURDEZ: A UNIVERSIDADE FORA DO ALCANCE DAS MÃOS
Heridan de Jesus Guterres, Josiane Coelho da Costa, Alexandre Moura Lima Neto
506 - 517
PDF (Português (Brasil))
VARIAÇÃO NÓS ~ A GENTE NA FUNÇÃO DE SUJEITO E DE OBJETO NAS COMUNIDADES DE ITAÚNA E MACHACALIS/MG
Eliane Aparecida Goulart Mendes, Maria do Carmo Viegas
518 - 542
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2001.
Mariane Rocha Camargo Vasconcelos
543 - 546
PDF (Português (Brasil))
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Aquisição de Segunda Língua. São Paulo: Parábola, 2014.
Paula Tuany Silva Café
547 - 559
PDF (Português (Brasil))
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2004.
Antônia Cristina Valentim da Luz
567 - 571
PDF (Português (Brasil))
BRUNO, Fátima Teves Cabral (Org.). Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: reflexão e prática. São Carlos: ClaraLuz, 2005.
Ana Cecília Fonseca
572 - 581
PDF (Português (Brasil))
ZOLIN-VESZ, Fernando. Linguagens e Descolonialidades. Arena de Embates de Sentidos. São Paulo: Pontes Editora, 2016.
Julian Junior dos Santos Barbosa
582 - 585
PDF (Português (Brasil))
CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. 2.ed. revisada. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
Jonathan de Paula Camargo
586 - 588
PDF (Português (Brasil))
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Alexandre Jorge
589 - 612
PDF (Português (Brasil))
PÊCHEUX, M. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento, Tradução: Eni Puccinelli Orlandi 7ª edição. Campinas: Pontes Editores, 2002.
Cristiana Frazão Gomes
613 - 619
PDF (Português (Brasil))
SEARA, Izabel Christine de; NUNES, Vanessa Gonzaga; LAZZAROTTO-VOLCÃO Cristiane. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.
Terezinha Della Justina
620 - 628
PDF (Português (Brasil))
PAPA, Solange Maria de Barros Ibarra. Prática Pedagógica Emancipatória: O professor reflexivo em processo em processo de mudança – um exercício em análise crítica do discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.
Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira
629 - 631
PDF (Português (Brasil))
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
English
Português (Brasil)
Español (España)
Keywords
swearword
teaching; training; deaf
pronouns
grammar
linguistic
historical trajectory
enem
variation; future; speaks.
carandiru
reading
speech analysis
3d pen
stereotype
star hour
motivation
libras; deaf; learning.
teaching
Make a Submission
Make a Submission
Most read articles
RELATIONS OF ARBITRARINESS AND ICONICITY IN THE FORMATION OF SIGNS IN LIBRAS: RELAÇÕES DE ARBITRARIEDADE E ICONICIDADEDE NA FORMAÇÃO DOS SINAIS EM LIBRAS
790
CONTATOS DE LÍNGUAS E LÍNGUAS DE CONTATO EM POLÍTICAS LINGUÍSTICAS
692
A SOCIOLINGUÍSTICA E A TEORIA DA VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA
80
BANANA DUPLA E SUAS DESIGNAÇÕES NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
26
FROM DONO DA MEIA LUA TO MÃO DE ALFACE: DESIGNATIVE PHRASEOLOGISMS FOR GOALKEEPERS: DE DONO DA MEIA LUA A MÃO DE ALFACE: FRASEOLOGISMOS DESIGNATIVOS PARA GOLEIRO
26
Developed By
Open Journal Systems
Announcements
Chamada: Volume 15, Número 44 - Novembro 2024
July 13, 2024
Chamada: Volume 15, Número 43 - Julho 2024
July 13, 2024
Current Issue