Os presbiterianos e a escola evangélica de Cassilândia-MS (1958-1968)
Visualizações: 723DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1446Palabras clave:
Protestantismo. História Oral. Escola Primária.Resumen
O presente texto aqui desenvolvido, apresenta dados, reflexão e análise resultantes do desenvolvimento de projeto de pesquisa no período de 2011-2013, cujo objetivo principal foi o de mapear instituições escolares confessionais em Mato Grosso do Sul. Por outro lado, insere contribuições de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujo enfoque recai sobre a presença presbiteriana na região leste do estado, como também a criação e manutenção da Escola Evangélica, pelos idos de 1950, na cidade de Cassilândia (MS)[1]. Os aportes teórico-metodológicos que subsidiaram o desenvolvimento da investigação são os da Nova História Cultural (NHC), como também os que dizem respeito à História Oral (HO). Para tanto, na análise são utilizadas fontes bibliográficas, primárias, fotografias e material coletado em entrevistas concedidas por membros da Igreja Presbiteriana Independente-IPI e de ex-professoras da instituição escolar. Em termos gerais, admite-se que a presença da escola e sua atuação na cidade, contribuíram de forma significativa para escolarização da infância na cidade nas décadas de 1950 e 1960.
[1]Hoje, localizada no estado de Mato Grosso do Sul..
Citas
ALMEIDA, Jane Soares de. Missionárias norte-americanas na educação brasileira: vestígios de sua passagem nas escolas de São Paulo no século XIX. Revista brasileira de educação, v.12, n. 35, p.327-342, maio/ago., 2007.
ELIAS, Francirlei Ferreira. O presbiterianismo pioneiro e sua contribuição no Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Mackenzie. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. São Paulo, 2012.
FREITAS, Lucas Paulo de. Entre o evangelho e o ensino: o Colégio Presbiteriano Buriti (1923-1965). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Instituto de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Cuiabá, 2013.
GOMES, Antônio Máspoli de Araújo. Religião, educação e progresso: a contribuição do Mackenzie College para a formação do empresariado em São Paulo entre 1870e 1914. São Paulo: Editora Mackenzie, 2000.
GONÇALVES, Carlos Barros. O movimento ecumênico protestante no Brasil e a
implantação da Missão Caiuá em Dourados. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Programa de Pós-Graduação em História. Dourados, 2009.
MATOS, Alderi Souza de. Os pioneiros presbiterianos do Brasil (1859-1900). São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
MENDONÇA, Antonio Gouvêa. O celeste porvir. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
SILVA, Paula Nudimila de Oliveira. Os impressos protestantes como fonte para a História da Educação: inferências educativas no sul de Mato Grosso (final do século XIX, início do século XX). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Programa de Pós-Graduação em Educação. Dourados, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.