EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DIDÁTICO.

Autores

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Organização do Trabalho Didático, Educação Inclusiva.

Resumo

Em meio às inquietações relacionadas à presença do educando com deficiência intelectual no ensino comum é que emergiu a presente pesquisa. O estudo ganha concretude tendo em vista a organização do trabalho didático na sala de aula do ensino comum que tem alunos com deficiência intelectual em processo de escolarização, mais especificamente no quarto ano do Ensino Fundamental. Como objetivo geral pretendeu-se analisar de que maneira se organiza o trabalho didático nas classes do quarto ano do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Paulo Oliveira Barros, SEMED

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996); Pós-graduação "lato-sensu", Especialização em Educação Especial - Área de concentração: Desenvolvimento e Aprendizagem (UFMS/2000); Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFC/2012), Especialização em Coordenação Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental (IESF/2013) e Mestrado em Educação (UEMS/2016), área de concentração: Formação de Educadores. Título da pesquisa de mestrado: "O Educando com Deficiência Intelectual no Contexto da Educação Inclusiva: uma análise do trabalho didático". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação/SEMED de Campo Grande/MS - desde de 2007 atua como Técnico da Educação Especial na Divisão de Educação Especial /DEE/SEMED. Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso pós-graduação Lato sensu da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB/ Portal Educação - nos Cursos de Educação Especial, Psicopedagogia, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Docência no Ensino Superior.

Orientadora - Samira Saad Pulchério Lancillotti, UEMS

Graduada em psicologia pela FUCMAT - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1982), tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (2000) e Doutorado em Educação (Filosofia e História da Educação) pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2008). Atualmente é pesquisadora e professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com atuação no Mestrado Profissional em Educação/Campo Grande e no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Educação especial, atuando principalmente com os seguintes temas: trabalho, processo de trabalho docente, organização do trabalho didático, deficiência e trabalho.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

Barros, P. O., & Lancillotti, O. .-. S. S. P. (2021). EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DIDÁTICO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6275

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)