Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 14 No. 41 (2023): Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade - lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina
Vol. 14 No. 41 (2023): Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade - lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41
Published:
2023-12-20
Expediente
Expediente
Lucelia Tavares Guimaraes, Fernando Guimarães
pdf (Português (Brasil))
Apresentação
Dossiê Resistência, Interculturalidade e Decolonialidade -
lições de Paulo Freire para a formação dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da América Latina
Léia Teixeira Lacerda, Eglen Silvia Pipi Rodrigues , Francisco Gárate Vergara
5-29
pdf (Português (Brasil))
Artigos Temáticos
O ensino médio na Amazônia
O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) no contexto ribeirinho
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7124
João Paulo da Conceição Alves, Rosilene Ferreira de Almeida
30-49
pdf (Português (Brasil))
Paulo Freire e a educação indígena na América Latina: práxis possíveis
Vanusa Nascimento Sabino Neves, Charliton José dos Santos Machado
50-71
pdf (Português (Brasil))
Educação estética em Abya Yala
inter-relações entre o pensamento freiriano e o Bem Viver
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7509
Marília Claudia Favreto Sinãni, Aline Accorssi
72-91
pdf (Português (Brasil))
“Eu penso que o nosso está a nossa cara”:
o currículo escolar indígena como um projeto de educação intercultural
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7519
Danielle Martins, Vanessa Tomaz
92-113
pdf (Português (Brasil))
Resistência e decolonialidade de gênero na narrativa fílmica “La teta asustada”
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7524
Paula Vanalli, Fabiane Freire França, Wilma dos Santos Coqueiro
114-132
pdf (Português (Brasil))
Experiências interculturais entre saberes étnico-raciais:
de sabido e de matuto todo mundo aprende junto
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7532
Iêda Oliveira Mota, Tiago Tendai Chingore, Marta Genú Soares
133-153
pdf (Português (Brasil))
A Educação escolar Avá-Guarani e sua relação com a pedagogia de Paulo Freire:
uma análise historiográfica relativa às décadas de 1980-1990
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7533
Clovis Antonio Brighenti, Osmarina de Oliveira
154-174
pdf (Português (Brasil))
Ensino de História e os povos indígenas
uma perspectiva decolonial a partir de Aníbal Quijano e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7535
Rosangela Celia Faustino, Luciana Helena de Oliveira Viceli
175-192
pdf (Português (Brasil))
Proposta formativa decolonial pachakuty: na formação de alunos de enfermagem na região dos Andes
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7539
LILIA NIEVA, Sonia Cristina Vermelho
193-207
pdf (Português (Brasil))
Buscando a escola dos sonhos dos Boe Bororo de Tadarimana:
A investigação comunicativa crítica como instrumento de luta
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7610
André Guilherme Brandão dos Santos, Eglen Silvia Pipi Rodrigues
208-225
pdf (Português (Brasil))
A Prevenção das IST/Aids em Escolas Indígenas do Pantanal Sul-Mato-Grossense, Brasil: Interfaces da Educação & Saúde
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7612
Léia Teixeira Lacerda, Giovani José da Silva
226-252
pdf (Português (Brasil))
A contribuição de Paulo Freire para uma educação decolonial em assentamentos da reforma agrária
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7627
Elisangela Santos de Amorim
253-273
pdf (Português (Brasil))
Não é sobre preservar, mas sobre respeitar os indígenas
contribuições do pensamento freireano para a educação indígena
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7628
Anelise de Oliveira Rodrigues, Hedi Maria Luft, Oséias Santos de Oliveira
274-295
pdf (Português (Brasil))
A escola estadual indígena Guilhermina da Silva-MS
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7631
Kátia Cristina Nascimento Figueira, Amarílio Ferreira Júnior
296-317
pdf (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission