Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 9 No. 25 (2018): EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E CULTURA
Vol. 9 No. 25 (2018): EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25
Published:
2018-08-02
Expediente
Apresentação
Elisete Maria de Carvalho Mesquita, José Antonio de Souza
1 - 7
Visualizações: 533
316
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2860
Artigos Temáticos
Gloria Anzaldúa em Borderlands/La Frontera: língua, identidade, cotidiano
Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, Vera Lucia Harabagi Hanna
8 - 23
Visualizações: 2131
868
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2461
A construção do discurso: linguagem e violência no contexto escolar
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Valdocir Antonio Esquinsani
24 - 42
Visualizações: 646
270
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2468
Trabalhando a oralidade na sala de aula por meio do gênero seminário
Elisete Carvalho Mesquita, Raquel Longuinho Almeida, Marlúcia Maria Alves
43 - 62
Visualizações: 876
402
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2534
Biblioteca escolar e mediação da leitura literária: uma proposta de atividade de leitura com estudantes do ensino fundamental em Paranaíba/MS
Gisele Aparecida Ribeiro Sanches, José Antonio Souza
63 - 87
Visualizações: 719
338
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2483
O dispositivo da sexualidade no uso da literatura escolar
Andréa Costa da Silva, Vera Helena Ferraz de Siqueira
88 - 109
Visualizações: 628
369
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2464
A leitura na escola e a leitura da escola: Linguagem, cultura e prática social
Celia Beatriz Piatti
110 - 128
Visualizações: 705
2971
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2495
Aprendizagem infantil entre jogos e brincadeiras nos centros de educação infantil (CMEIS)
José Carlos dos Santos, Adriane Dias Dias Souza
129 - 157
Visualizações: 935
938
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2457
Usando bem, que problema tem? P nicos morais, mídias digitais e juventude no Brasil
Lara Rodrigues Facioli, Juliana do Prado
158 - 183
Visualizações: 878
505
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2240
Sociologia e antirracismo: a experiência do PIBID no desenvolvimento de práticas pedagógicas de combate ao racismo e valorização da diferença étnico-racial
André Luiz Faisting, Márcio Mucedula Aguiar
184 - 202
Visualizações: 823
476
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2486
Hip hop, resistência e subjetivação: analisando rimas no marco de rodas culturais em uma favela carioca
Valentina Carranza Weihmuller, Vera Helena Ferraz de Siqueira, Andrea Costa da Silva
203 - 227
Visualizações: 762
375
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2502
Artigos
Cursos de português para imigrantes na cidade de São Paulo: ações locais de acolhimento à luz da Educação Social
Adriana de Carvalho Alves
228 - 249
Visualizações: 620
369
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2472
Matemática, linguagem e formação do professor
Silvia Regina Vieira da Silva, Ângela Coletto Morales Escolano
250 - 272
Visualizações: 735
361
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2532
O sistema escolar entre o espaço social e o habitus segundo o estruturalismo construtivista de Bourdieu
Luiz Carlos Mariano da Rosa
273 - 303
Visualizações: 654
366
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.1612
O professor como sujeito da reforma do ensino médio: uma análise a partir dos documentos oficiais
Marcos Fernando Soares Alves, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
304 - 324
Visualizações: 804
367
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2396
O analfabetismo em debate: o lugar do sujeito no processo de “construção da nação”
Cíntia Borges de Almeida, Marcelo Gomes da Silva
325 - 349
Visualizações: 1183
967
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2431
Avaliações do Agir Modelagem na Formação Continuada do Professor de Matemática da Educação Básica
Danusa de Lara Bonotto, Morgana Scheller
350 - 377
Visualizações: 747
300
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2450
Plano de Trabalho Docente: uma proposta de trabalho privilegiando a regionalidade e a cultura popular
Eliza Adriana Sheuer Nantes
378 - 403
Visualizações: 719
573
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2395
Sistema educativo espanhol: o apoio de professores especialistas e reflexões para o contexto brasileiro
Daiane Natalia Schiavon, Eladio Sebastian Heredero
404 - 422
Visualizações: 657
407
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2478
Belo Apolo: apaixonado e vingativo
Fátima Regina Sans Martini
423 - 451
Visualizações: 1455
1106
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2449
RESENHA
Resenha: BERNARDO, Teresinha; MACIEL, Regimeire Oliveira; FIGUEIREDO, Janaína de. Racismo e educação: (des)caminhos da lei no 10.630/2003. São Paulo, Educ/Fapesp, 2017
Maurício Silva
452 - 454
Visualizações: 649
315
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v9i25.2489
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission