Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 11 No. 32 (2020): Ensinar e aprender em diferentes contextos: para além das fronteiras
Vol. 11 No. 32 (2020): Ensinar e aprender em diferentes contextos: para além das fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32
Published:
2020-09-30
Expediente
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.5515
Juliana do Prado, Vera Lucia Felicetti, Luciana Backes
01 - 12
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Análise das propostas pedagógicas da OCHE para o ensino de ciências humanas no estado do Ceará.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4506
Zilfran Varela Fontenele, José Gerardo Bastos da Costa Júnior
13 - 33
PDF (Português (Brasil))
Formação continuada do coordenador pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4477
Jerônimo Sartori, Altair Alberto Fávero
34 - 59
PDF (Português (Brasil))
Jogos sérios brasileiros para auxílio do diagnóstico e tratamento de TDAH: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4298
Daieny Panhan Theodório, Alessandro Pereira da Silva, Terigi Augusto Scardovelli
60 - 78
PDF (Português (Brasil))
Gestão participativa e padronização em espaços pedagógicos: percepção dos integrantes de uma instituição de educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4204
Nieysila Simara da Silva Castro Borges, Ronison Oliveira da Silva, Daniel Nascimento-e-Silva
79 - 105
PDF (Português (Brasil))
Educação inclusiva universitária: o curso de Direito
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4383
Vanessa Vasques Assis dos Reis, Célio Dias Sales, Danilo Nunes
106 - 134
PDF (Português (Brasil))
Bolsa de professora, lugar de virtualidades
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4191
Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Sandra Kretli da Silva
135 - 158
PDF (Português (Brasil))
O uso das tecnologias digitais na infância pode influenciar nos modos de interação social? Evidências de uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3818
Daniela Karine Ramos, Ana Paula Knaul
159 - 187
PDF (Português (Brasil))
Educação financeira e sustentabilidade na formação inicial dos futuros professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3865
Patricia Franzoni, Marli Teresinha Quartieri
188 - 212
PDF (Português (Brasil))
A metodologia WEBQUEST no contexto das questões de gênero: experiências de educadoras em debate
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4492
Jean Pablo Guimarães Rossi, Fabiane Freire França
213 - 243
PDF (Português (Brasil))
A formação de professores da educação básica a partir do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF) na região fronteiriça Brasil-Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4652
Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Kellcia Rezende Souza
244 - 270
PDF (Português (Brasil))
Rede de saberes entre educação inclusiva e saúde mental: a produção do cuidado e da aprendizagem na experiência profissional
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4611
Cristhiane Marques de Freitas, Karla Rosane do Amaral Demoly, Cláudia Rodrigues de Freitas
271 - 298
PDF (Português (Brasil))
Uma etnografia sobre o brincar na educação infantil: as possibilidades para o reconhecimento da diversidade
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4011
Claudia Teresinha Pagno Puerari, Jaime Farias Dresch, Mareli Eliane Graupe
299 - 325
PDF (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Contribuições da teoria histórico-cultural para a formação das(os) professoras(es) alfabetizadoras(es): em busca do desenvolvimento do pensamento conceitual na atividade de ensino
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3915
Michelle de Freitas Bissoli, Sônia Cláudia da Rocha Fonseca
326 - 352
PDF (Português (Brasil))
Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284
Eliane Guimarães de Oliveira, Claudio Pinto Nunes
353 - 377
PDF (Português (Brasil))
Adiar o fim do mundo, que história é essa Krenak?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.5063
Cláudio Rodrigues da Silva, Agnes Iara Domingos Moraes, Amanda Cristina Danaga
378 - 383
PDF (Português (Brasil))
Artigos Temáticos
Cidade Educadora e o Programa Linhas do Conhecimento: representações sociais de professoras de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4583
Sueli Pereira Donato, Romilda Teodora Ens, Rosane de Jesus
384 - 411
PDF (Português (Brasil))
Sobre o outro em nós: Intelectuais Orgânicos, Jovens e Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4442
Bruna Carolina Silva dos Reis, Patrícia Leme de Oliveira Borba, Debora Galvani
412 - 431
PDF (Português (Brasil))
Entre a escola e o abrigo: estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4438
Alcione Januária Teixeira da Silveira, Marlice de Oliveira e Nogueira, Luciano Campos Silva
432 - 465
PDF (Português (Brasil))
Remição de Pena pela Leitura – Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4499
Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa, Grassinete C. de Albuquerque Oliveira
466 - 488
PDF (Português (Brasil))
O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4012
Dirléia Fanfa Sarmento, Jardelino Menegat
489 - 514
PDF (Português (Brasil))
Formação interdisciplinar no jornalismo: uma experiência de articulação entre as disciplinas de Linguagem de Programação Visual e Oratória
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4240
thaisa cristina bueno, Lucas Santiago Arraes Reino, Mariana Guedes Falcao
515 - 541
PDF (Português (Brasil))
O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4450
Luciana Backes, Renati Fronza Chitolina, Eduardo Lorini Carneiro
542 - 570
PDF (Português (Brasil))
Políticas públicas para indígenas: da educação básica ao ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4009
Rosenilda Rodrigues de Freitas Luciano, Hellen Cristina Picanço Simas, Fabiane Maia Garcia
571 - 605
PDF (Português (Brasil))
Língua portuguesa em Angola: breve discussão sobre a situação de seu ensino na Província do Namibe
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4519
Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre, Elias Flores Kanusse
606 - 631
PDF (Português (Brasil))
As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232
Gustavo Cunha de Araújo, José Carlos Miguel
632 - 661
PDF (Português (Brasil))
Acercar la ciencia a los jóvenesa a través de las novelas: la experiencia de un club de lectura
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4016
Isabel Pau-Custodio, Conxita Márquez Bargalló
662 - 687
PDF (Português (Brasil))
Práticas docentes e cotidianos escolares: análise sobre os usos e não usos das mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4444
Leandro Marlon Barbosa Assis, Alexandre Farbiarz
688 - 710
PDF (Português (Brasil))
Critical Thinking and Creative Pedagogies in the Classroom
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4968
Fernando Naiditch, Bettina Steren dos Santos
711 - 734
PDF (Português (Brasil))
Concepções críticas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação e processos de ensinar e aprender: contribuições possíveis para as práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4786
Sonia Regina Mendes dos Santos, Diego Ferreira, Patricia Maneschy
735 - 763
PDF (Português (Brasil))
Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4029
Eliane Schlemmer, Leonel Caseiro Morgado, José Antônio MARQUES Moreira
764 - 790
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission