Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 11 Núm. 32 (2020): Ensinar e aprender em diferentes contextos: para além das fronteiras
Vol. 11 Núm. 32 (2020): Ensinar e aprender em diferentes contextos: para além das fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32
Publicado:
2020-09-08
Expediente
Apresentação
Juliana do Prado, Vera Lucia Felicetti, Luciana Backes
01 - 12
Visualizações: 555
425
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.5515
Artigos
Análise das propostas pedagógicas da OCHE para o ensino de ciências humanas no estado do Ceará.
Zilfran Varela Fontenele, José Gerardo Bastos da Costa Júnior
13 - 33
Visualizações: 3571
1247
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4506
Formação continuada do coordenador pedagógico
Jerônimo Sartori, Altair Alberto Fávero
34 - 59
Visualizações: 1426
948
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4477
Jogos sérios brasileiros para auxílio do diagnóstico e tratamento de TDAH: revisão integrativa
Daieny Panhan Theodório, Alessandro Pereira da Silva, Terigi Augusto Scardovelli
60 - 78
Visualizações: 4783
2424
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4298
Gestão participativa e padronização em espaços pedagógicos: percepção dos integrantes de uma instituição de educação profissional e tecnológica
Nieysila Simara da Silva Castro Borges, Ronison Oliveira da Silva, Daniel Nascimento-e-Silva
79 - 105
Visualizações: 766
434
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4204
Educação inclusiva universitária: o curso de Direito
Vanessa Vasques Assis dos Reis, Célio Dias Sales, Danilo Nunes
106 - 134
Visualizações: 1053
429
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4383
Bolsa de professora, lugar de virtualidades
Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Sandra Kretli da Silva
135 - 158
Visualizações: 657
346
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4191
O uso das tecnologias digitais na infância pode influenciar nos modos de interação social? Evidências de uma revisão sistemática de literatura
Daniela Karine Ramos, Ana Paula Knaul
159 - 187
Visualizações: 2089
1384
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3818
Educação financeira e sustentabilidade na formação inicial dos futuros professores de matemática
Patricia Franzoni, Marli Teresinha Quartieri
188 - 212
Visualizações: 1357
661
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3865
A metodologia WEBQUEST no contexto das questões de gênero: experiências de educadoras em debate
Jean Pablo Guimarães Rossi, Fabiane Freire França
213 - 243
Visualizações: 1036
466
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4492
A formação de professores da educação básica a partir do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF) na região fronteiriça Brasil-Paraguai
Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Kellcia Rezende Souza
244 - 270
Visualizações: 804
444
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4652
Rede de saberes entre educação inclusiva e saúde mental: a produção do cuidado e da aprendizagem na experiência profissional
Cristhiane Marques de Freitas, Karla Rosane do Amaral Demoly, Cláudia Rodrigues de Freitas
271 - 298
Visualizações: 1204
567
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4611
Uma etnografia sobre o brincar na educação infantil: as possibilidades para o reconhecimento da diversidade
Claudia Teresinha Pagno Puerari, Jaime Farias Dresch, Mareli Eliane Graupe
299 - 325
Visualizações: 903
421
PDF (Português (Brasil))
220
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4011
Contribuições da teoria histórico-cultural para a formação das(os) professoras(es) alfabetizadoras(es): em busca do desenvolvimento do pensamento conceitual na atividade de ensino
Michelle de Freitas Bissoli, Sônia Cláudia da Rocha Fonseca
326 - 352
Visualizações: 1030
481
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3915
Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia
Eliane Guimarães de Oliveira, Claudio Pinto Nunes
353 - 377
Visualizações: 1006
433
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284
Adiar o fim do mundo, que história é essa Krenak?
Cláudio Rodrigues da Silva, Agnes Iara Domingos Moraes, Amanda Cristina Danaga
378 - 383
Visualizações: 789
440
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.5063
Artigos Temáticos
Cidade Educadora e o Programa Linhas do Conhecimento: representações sociais de professoras de educação infantil
Sueli Pereira Donato, Romilda Teodora Ens, Rosane de Jesus
384 - 411
Visualizações: 8595
1709
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4583
Sobre o outro em nós: Intelectuais Orgânicos, Jovens e Escola Pública
Bruna Carolina Silva dos Reis, Patrícia Leme de Oliveira Borba, Debora Galvani
412 - 431
Visualizações: 779
377
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4442
Entre a escola e o abrigo: estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes
Alcione Januária Teixeira da Silveira, Marlice de Oliveira e Nogueira, Luciano Campos Silva
432 - 465
Visualizações: 1043
510
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4438
Remição de Pena pela Leitura – Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável
Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa, Grassinete C. de Albuquerque Oliveira
466 - 488
Visualizações: 776
340
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4499
O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental
Dirléia Fanfa Sarmento, Jardelino Menegat
489 - 514
Visualizações: 887
719
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4012
Formação interdisciplinar no jornalismo: uma experiência de articulação entre as disciplinas de Linguagem de Programação Visual e Oratória
thaisa cristina bueno, Lucas Santiago Arraes Reino, Mariana Guedes Falcao
515 - 541
Visualizações: 613
324
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4240
O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido
Luciana Backes, Renati Fronza Chitolina, Eduardo Lorini Carneiro
542 - 570
Visualizações: 1381
633
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4450
Políticas públicas para indígenas: da educação básica ao ensino superior
Rosenilda Rodrigues de Freitas Luciano, Hellen Cristina Picanço Simas, Fabiane Maia Garcia
571 - 605
Visualizações: 12706
2691
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4009
Língua portuguesa em Angola: breve discussão sobre a situação de seu ensino na Província do Namibe
Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre, Elias Flores Kanusse
606 - 631
Visualizações: 1229
517
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4519
As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético
Gustavo Cunha de Araújo, José Carlos Miguel
632 - 661
Visualizações: 802
371
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232
Acercar la ciencia a los jóvenesa a través de las novelas: la experiencia de un club de lectura
Isabel Pau-Custodio, Conxita Márquez Bargalló
662 - 687
Visualizações: 596
295
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4016
Práticas docentes e cotidianos escolares: análise sobre os usos e não usos das mídias digitais
Leandro Marlon Barbosa Assis, Alexandre Farbiarz
688 - 710
Visualizações: 927
497
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4444
Critical Thinking and Creative Pedagogies in the Classroom
Fernando Naiditch, Bettina Steren dos Santos
711 - 734
Visualizações: 724
420
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4968
Concepções críticas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação e processos de ensinar e aprender: contribuições possíveis para as práticas pedagógicas
Sonia Regina Mendes dos Santos, Diego Ferreira, Patricia Maneschy
735 - 763
Visualizações: 1986
1182
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4786
Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação
Eliane Schlemmer, Leonel Caseiro Morgado, José Antônio MARQUES Moreira
764 - 790
Visualizações: 2969
1947
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4029
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo