v. 11 n. 32 (2020): Ensinar e aprender em diferentes contextos: para além das fronteiras

Expediente

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.5515
    Juliana do Prado, Vera Lucia Felicetti, Luciana Backes
    01 - 12

Artigos

  • Análise das propostas pedagógicas da OCHE para o ensino de ciências humanas no estado do Ceará.

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4506
    Zilfran Varela Fontenele, José Gerardo Bastos da Costa Júnior
    13 - 33
  • Formação continuada do coordenador pedagógico

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4477
    Jerônimo Sartori, Altair Alberto Fávero
    34 - 59
  • Jogos sérios brasileiros para auxílio do diagnóstico e tratamento de TDAH: revisão integrativa

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4298
    Daieny Panhan Theodório, Alessandro Pereira da Silva, Terigi Augusto Scardovelli
    60 - 78
  • Gestão participativa e padronização em espaços pedagógicos: percepção dos integrantes de uma instituição de educação profissional e tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4204
    Nieysila Simara da Silva Castro Borges, Ronison Oliveira da Silva, Daniel Nascimento-e-Silva
    79 - 105
  • Educação inclusiva universitária: o curso de Direito

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4383
    Vanessa Vasques Assis dos Reis, Célio Dias Sales, Danilo Nunes
    106 - 134
  • Bolsa de professora, lugar de virtualidades

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4191
    Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Sandra Kretli da Silva
    135 - 158
  • O uso das tecnologias digitais na infância pode influenciar nos modos de interação social? Evidências de uma revisão sistemática de literatura

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3818
    Daniela Karine Ramos, Ana Paula Knaul
    159 - 187
  • Educação financeira e sustentabilidade na formação inicial dos futuros professores de matemática

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3865
    Patricia Franzoni, Marli Teresinha Quartieri
    188 - 212
  • A metodologia WEBQUEST no contexto das questões de gênero: experiências de educadoras em debate

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4492
    Jean Pablo Guimarães Rossi, Fabiane Freire França
    213 - 243
  • A formação de professores da educação básica a partir do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF) na região fronteiriça Brasil-Paraguai

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4652
    Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Kellcia Rezende Souza
    244 - 270
  • Rede de saberes entre educação inclusiva e saúde mental: a produção do cuidado e da aprendizagem na experiência profissional

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4611
    Cristhiane Marques de Freitas, Karla Rosane do Amaral Demoly, Cláudia Rodrigues de Freitas
    271 - 298
  • Uma etnografia sobre o brincar na educação infantil: as possibilidades para o reconhecimento da diversidade

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4011
    Claudia Teresinha Pagno Puerari, Jaime Farias Dresch, Mareli Eliane Graupe
    299 - 325
  • Contribuições da teoria histórico-cultural para a formação das(os) professoras(es) alfabetizadoras(es): em busca do desenvolvimento do pensamento conceitual na atividade de ensino

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3915
    Michelle de Freitas Bissoli, Sônia Cláudia da Rocha Fonseca
    326 - 352
  • Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284
    Eliane Guimarães de Oliveira, Claudio Pinto Nunes
    353 - 377
  • Adiar o fim do mundo, que história é essa Krenak?

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.5063
    Cláudio Rodrigues da Silva, Agnes Iara Domingos Moraes, Amanda Cristina Danaga
    378 - 383

Artigos Temáticos

  • Cidade Educadora e o Programa Linhas do Conhecimento: representações sociais de professoras de educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4583
    Sueli Pereira Donato, Romilda Teodora Ens, Rosane de Jesus
    384 - 411
  • Sobre o outro em nós: Intelectuais Orgânicos, Jovens e Escola Pública

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4442
    Bruna Carolina Silva dos Reis, Patrícia Leme de Oliveira Borba, Debora Galvani
    412 - 431
  • Entre a escola e o abrigo: estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4438
    Alcione Januária Teixeira da Silveira, Marlice de Oliveira e Nogueira, Luciano Campos Silva
    432 - 465
  • Remição de Pena pela Leitura – Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4499
    Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa, Grassinete C. de Albuquerque Oliveira
    466 - 488
  • O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4012
    Dirléia Fanfa Sarmento, Jardelino Menegat
    489 - 514
  • Formação interdisciplinar no jornalismo: uma experiência de articulação entre as disciplinas de Linguagem de Programação Visual e Oratória

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4240
    thaisa cristina bueno, Lucas Santiago Arraes Reino, Mariana Guedes Falcao
    515 - 541
  • O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4450
    Luciana Backes, Renati Fronza Chitolina, Eduardo Lorini Carneiro
    542 - 570
  • Políticas públicas para indígenas: da educação básica ao ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4009
    Rosenilda Rodrigues de Freitas Luciano, Hellen Cristina Picanço Simas, Fabiane Maia Garcia
    571 - 605
  • Língua portuguesa em Angola: breve discussão sobre a situação de seu ensino na Província do Namibe

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4519
    Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre, Elias Flores Kanusse
    606 - 631
  • As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232
    Gustavo Cunha de Araújo, José Carlos Miguel
    632 - 661
  • Acercar la ciencia a los jóvenesa a través de las novelas: la experiencia de un club de lectura

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4016
    Isabel Pau-Custodio, Conxita Márquez Bargalló
    662 - 687
  • Práticas docentes e cotidianos escolares: análise sobre os usos e não usos das mídias digitais

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4444
    Leandro Marlon Barbosa Assis, Alexandre Farbiarz
    688 - 710
  • Critical Thinking and Creative Pedagogies in the Classroom

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4968
    Fernando Naiditch, Bettina Steren dos Santos
    711 - 734
  • Concepções críticas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação e processos de ensinar e aprender: contribuições possíveis para as práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4786
    Sonia Regina Mendes dos Santos, Diego Ferreira, Patricia Maneschy
    735 - 763
  • Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4029
    Eliane Schlemmer, Leonel Caseiro Morgado, José Antônio MARQUES Moreira
    764 - 790