Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 32 (2020): Ensinar e aprender em diferentes contextos: para além das fronteiras
v. 11 n. 32 (2020): Ensinar e aprender em diferentes contextos: para além das fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32
Publicado:
30-09-2020
Expediente
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.5515
Juliana do Prado, Vera Lucia Felicetti, Luciana Backes
01 - 12
PDF
Artigos
Análise das propostas pedagógicas da OCHE para o ensino de ciências humanas no estado do Ceará.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4506
Zilfran Varela Fontenele, José Gerardo Bastos da Costa Júnior
13 - 33
PDF
Formação continuada do coordenador pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4477
Jerônimo Sartori, Altair Alberto Fávero
34 - 59
PDF
Jogos sérios brasileiros para auxílio do diagnóstico e tratamento de TDAH: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4298
Daieny Panhan Theodório, Alessandro Pereira da Silva, Terigi Augusto Scardovelli
60 - 78
PDF
Gestão participativa e padronização em espaços pedagógicos: percepção dos integrantes de uma instituição de educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4204
Nieysila Simara da Silva Castro Borges, Ronison Oliveira da Silva, Daniel Nascimento-e-Silva
79 - 105
PDF
Educação inclusiva universitária: o curso de Direito
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4383
Vanessa Vasques Assis dos Reis, Célio Dias Sales, Danilo Nunes
106 - 134
PDF
Bolsa de professora, lugar de virtualidades
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4191
Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Sandra Kretli da Silva
135 - 158
PDF
O uso das tecnologias digitais na infância pode influenciar nos modos de interação social? Evidências de uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3818
Daniela Karine Ramos, Ana Paula Knaul
159 - 187
PDF
Educação financeira e sustentabilidade na formação inicial dos futuros professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3865
Patricia Franzoni, Marli Teresinha Quartieri
188 - 212
PDF
A metodologia WEBQUEST no contexto das questões de gênero: experiências de educadoras em debate
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4492
Jean Pablo Guimarães Rossi, Fabiane Freire França
213 - 243
PDF
A formação de professores da educação básica a partir do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF) na região fronteiriça Brasil-Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4652
Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Kellcia Rezende Souza
244 - 270
PDF
Rede de saberes entre educação inclusiva e saúde mental: a produção do cuidado e da aprendizagem na experiência profissional
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4611
Cristhiane Marques de Freitas, Karla Rosane do Amaral Demoly, Cláudia Rodrigues de Freitas
271 - 298
PDF
Uma etnografia sobre o brincar na educação infantil: as possibilidades para o reconhecimento da diversidade
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.4011
Claudia Teresinha Pagno Puerari, Jaime Farias Dresch, Mareli Eliane Graupe
299 - 325
PDF
PDF
Contribuições da teoria histórico-cultural para a formação das(os) professoras(es) alfabetizadoras(es): em busca do desenvolvimento do pensamento conceitual na atividade de ensino
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.3915
Michelle de Freitas Bissoli, Sônia Cláudia da Rocha Fonseca
326 - 352
PDF
Perfil e condições de trabalho do coordenador pedagógico no Território Sertão Produtivo da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4284
Eliane Guimarães de Oliveira, Claudio Pinto Nunes
353 - 377
PDF
Adiar o fim do mundo, que história é essa Krenak?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.5063
Cláudio Rodrigues da Silva, Agnes Iara Domingos Moraes, Amanda Cristina Danaga
378 - 383
PDF
Artigos Temáticos
Cidade Educadora e o Programa Linhas do Conhecimento: representações sociais de professoras de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4583
Sueli Pereira Donato, Romilda Teodora Ens, Rosane de Jesus
384 - 411
PDF
Sobre o outro em nós: Intelectuais Orgânicos, Jovens e Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4442
Bruna Carolina Silva dos Reis, Patrícia Leme de Oliveira Borba, Debora Galvani
412 - 431
PDF
Entre a escola e o abrigo: estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4438
Alcione Januária Teixeira da Silveira, Marlice de Oliveira e Nogueira, Luciano Campos Silva
432 - 465
PDF
Remição de Pena pela Leitura – Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4499
Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa, Grassinete C. de Albuquerque Oliveira
466 - 488
PDF
O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4012
Dirléia Fanfa Sarmento, Jardelino Menegat
489 - 514
PDF
Formação interdisciplinar no jornalismo: uma experiência de articulação entre as disciplinas de Linguagem de Programação Visual e Oratória
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4240
thaisa cristina bueno, Lucas Santiago Arraes Reino, Mariana Guedes Falcao
515 - 541
PDF
O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4450
Luciana Backes, Renati Fronza Chitolina, Eduardo Lorini Carneiro
542 - 570
PDF
Políticas públicas para indígenas: da educação básica ao ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4009
Rosenilda Rodrigues de Freitas Luciano, Hellen Cristina Picanço Simas, Fabiane Maia Garcia
571 - 605
PDF
Língua portuguesa em Angola: breve discussão sobre a situação de seu ensino na Província do Namibe
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4519
Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre, Elias Flores Kanusse
606 - 631
PDF
As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232
Gustavo Cunha de Araújo, José Carlos Miguel
632 - 661
PDF
Acercar la ciencia a los jóvenesa a través de las novelas: la experiencia de un club de lectura
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4016
Isabel Pau-Custodio, Conxita Márquez Bargalló
662 - 687
PDF
Práticas docentes e cotidianos escolares: análise sobre os usos e não usos das mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4444
Leandro Marlon Barbosa Assis, Alexandre Farbiarz
688 - 710
PDF
Critical Thinking and Creative Pedagogies in the Classroom
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4968
Fernando Naiditch, Bettina Steren dos Santos
711 - 734
PDF
Concepções críticas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação e processos de ensinar e aprender: contribuições possíveis para as práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4786
Sonia Regina Mendes dos Santos, Diego Ferreira, Patricia Maneschy
735 - 763
PDF
Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4029
Eliane Schlemmer, Leonel Caseiro Morgado, José Antônio MARQUES Moreira
764 - 790
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão