v. 11 n. 33 (2020): Educação, raça e os desafios da docência

Expediente

Artigos Temáticos

  • REFLEXÕES DE UM ANTROPÓLOGO ANDINO – AMAZÔNICO DA AMÉRICA DO SUL, SOBRE O CORONAVIRUS

    José Marín
    01-07

    Visualizações: 561
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.5634
  • OS SABERES NA CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DO RACISMO EM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Roberta Santos de Almeida, Adelaide Alves Dias
    08-28

    Visualizações: 973
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4518
  • ANÁLISE BAKHTINIANA DAS NARRATIVAS SOBRE O PRECONCEITO VIVIDO POR PROFESSORES, ILHA SOLTEIRA, SP

    Léia Teixeira Lacerda, Eduardo Vasconcelos da Silva, Maria Leda Pinto
    29-51

    Visualizações: 789
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4981
  • HIPERPOTENTIA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA: O PODER POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES E ESCOLAS QUILOMBOLAS

    Ana D Arc MARTINS DE AZEVEDO, IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
    52-67

    Visualizações: 473
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4862
  • Mulheres quilombolas: silenciamentos e discursos corporais no samba de roda

    Thais de Jesus Ferreira, Maria Cecilia de Paula Silva
    68-88

    Visualizações: 714
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4926
  • CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    José Valdinei Albuquerque Miranda, Neusiane de Nazaré Coelho de Melo
    89-111

    Visualizações: 968
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973
  • DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SOBRE LIDERANÇA FEMININA NEGRA: ENTRE O TERREIRO E A ESCOLA

    Ellen Aniszewski, Rosângela Malachias
    112-127

    Visualizações: 1026
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4601
  • História e culturas indígenas em pesquisas sobre a formação e atuação de professores de música no contexto escolar

    Simone Marques Braga, Andeson Cleomar Santos, Claudia Elisiane Ferreira Santos
    128-147

    Visualizações: 593
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4939
  • A importância da sala de apoio à aprendizagem em um colégio indígena Guarani

    Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck
    148-165

    Visualizações: 676
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4249
  • As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar

    Glauber Ranieri Martins da Silva, Ivany Pinto Nascimento
    166-185

    Visualizações: 703
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913
  • AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS

    ROSEMÁRIA JOAZEIRO PINTO DE SOUSA, Dinalva Maria de Jesus Santana Macêdo
    186-201

    Visualizações: 847
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936
  • UNIVERSIDADE BRASILEIRA E EPISTEMOLOGIAS DESCOLONIZADAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM UMA COMUNIDADE NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL

    Sônia Bessa, Cristiano Guedes
    202-222

    Visualizações: 630
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4248
  • REESCREVENDO A HISTÓRIA SOB UMA PERSPECTIVA INDÍGENA: A DESCONSTRUÇÃO DA FIGURA DO "DESBRAVADOR" NO OESTE DE SANTA CATARIN

    Jorge Alejandro Santos, Fernanda Machado Dill, Leonel Piovezana
    223-244

    Visualizações: 699
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4899
  • História e cultura do Povo Bororo em Cuiabá: a formação-ação-intercultural para o reconhecimento da identidade local

    Beleni Salete Grando, Nilzalina Silva Chaparro, Jonathan Stroher
    245-265

    Visualizações: 967
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4881
  • Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade

    Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza, Laura Juliana Neris Machado Barros, Maristela Bortolon de Matos
    266-281

    Visualizações: 858
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406

Artigos

  • Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID

    Mirele Corrêa, Jessiel Odilon Junglos, Gicele Maria Cervi
    282-302

    Visualizações: 843
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810
  • Educação e Promoção da Saúde no Contexto do Ensino Médio. A Hipertensão Arterial como Tema Exploratório

    Luciana Canabarro, Raquel Aparecida de Oliveira, Fernando Antonio Almeida
    303-323

    Visualizações: 956
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3893
  • O NOME DA ROSA: UMA OFICINA POR ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES SOBRE A OBRA DE UMBERTO ECO EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR

    Ketlyn Correia Garcia, Tania Denise Miskinis Salgado
    324-344

    Visualizações: 766
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4032
  • OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA A DISTÂNCIA NO PROFEPT

    Josimar De Aparecido Vieira, Maria Dos Anjos Lopes Viella, Roberta Pasqualli
    345-364

    Visualizações: 840
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4050
  • A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará: Um Cenário de Divulgação e Formação Cultural com Enfoque Científico e Tecnológico

    Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Ana Paula Bispo da Silva
    365-385

    Visualizações: 759
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4068
  • A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEE NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTATUTOS INSTITUCIONAIS

    Denise Macedo Ziliotto
    386-406

    Visualizações: 663
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4161
  • REPENSAR LA INTERCULTURALIDAD A PARTIR DEL DISENSO Y CONFLICTO. UNA PROPUESTA TEÓRICA

    Gabriela Martínez Ortíz, Luis Ernesto Solano
    407-418

    Visualizações: 757
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4170
  • A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade

    Maria Aparecida Rodrigues da Rocha, Vera Lúcia Nogueira
    419-437

    Visualizações: 674
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310
  • Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos

    Fernanda Teresa Moro, Maria Madalena Dullius
    438-460

    Visualizações: 1416
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4339
  • NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS SOBRE CRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S) NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO SERTÃO CEARENSE

    Ana Maura Tavares dos Anjos
    485-501

    Visualizações: 580
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4400
  • A relação pedagógica entre professor e aluno na Educação Básica: indicadores para o planejamento e a realização do trabalho pedagógico a partir do Movimento Escoteiro

    Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Fabio Antonio Gabriel, Guilherme Ruthes
    502-522

    Visualizações: 692
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4420
  • UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016

    Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Marta Regina Furlan de Oliveira
    523-543

    Visualizações: 550
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423
  • Intervenção pedagógica por meio de jogos para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual

    João Paulo dos Passos Santos, Elsa Midori Shimazaki
    544-563

    Visualizações: 2725
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4426
  • Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional

    Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Regiani Coser Cravo, Renata Cardoso Silva
    564-580

    Visualizações: 627
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4436
  • A ARTE COMO POTENCIALIDADE NA PRÁTICA DO EDUCADOR SOCIAL

    Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz
    581-596

    Visualizações: 1569
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4441
  • Cidade e Educação: Um rolé pela Providência

    Leonardo Perdigão Leite
    597-616

    Visualizações: 408
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4512
  • Educação do Campo na Universidade: realidades e desafios socioeducacionais dos camponeses

    Ozaias Antonio Batista, Maria do Socorro Pereira da Silva
    617-637

    Visualizações: 699
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4522
  • POR ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES TIKUNA DA ESCOLA DIFERENCIADA WOTCHIMAÜCÜ EM MANAUS

    Jucinôra Venâncio de Souza Araújo, Altaci Corrêa Rubim, Glademir Sales dos Santos
    638-656

    Visualizações: 611
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4655

RESENHA

  • Jean-Paul Sartre: a imaginação como modo de existir e de educar

    Anderson Luis da Paixão Café
    461-466

    Visualizações: 3999
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4340