Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 11 Núm. 33 (2020): Educação, raça e os desafios da docência
Vol. 11 Núm. 33 (2020): Educação, raça e os desafios da docência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33
Publicado:
2020-12-24
Expediente
Apresentação do dossiê
Ademilson Batista Paes
-
Visualizações: 524
398
PDF (Português (Brasil))
Artigos Temáticos
REFLEXÕES DE UM ANTROPÓLOGO ANDINO – AMAZÔNICO DA AMÉRICA DO SUL, SOBRE O CORONAVIRUS
José Marín
01-07
Visualizações: 549
381
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.5634
OS SABERES NA CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DO RACISMO EM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Roberta Santos de Almeida, Adelaide Alves Dias
08-28
Visualizações: 919
528
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4518
ANÁLISE BAKHTINIANA DAS NARRATIVAS SOBRE O PRECONCEITO VIVIDO POR PROFESSORES, ILHA SOLTEIRA, SP
Léia Teixeira Lacerda, Eduardo Vasconcelos da Silva, Maria Leda Pinto
29-51
Visualizações: 760
901
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4981
HIPERPOTENTIA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA: O PODER POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES E ESCOLAS QUILOMBOLAS
Ana D Arc MARTINS DE AZEVEDO, IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
52-67
Visualizações: 452
262
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4862
Mulheres quilombolas: silenciamentos e discursos corporais no samba de roda
Thais de Jesus Ferreira, Maria Cecilia de Paula Silva
68-88
Visualizações: 668
666
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4926
CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
José Valdinei Albuquerque Miranda, Neusiane de Nazaré Coelho de Melo
89-111
Visualizações: 904
564
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973
DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SOBRE LIDERANÇA FEMININA NEGRA: ENTRE O TERREIRO E A ESCOLA
Ellen Aniszewski, Rosângela Malachias
112-127
Visualizações: 946
544
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4601
História e culturas indígenas em pesquisas sobre a formação e atuação de professores de música no contexto escolar
Simone Marques Braga, Andeson Cleomar Santos, Claudia Elisiane Ferreira Santos
128-147
Visualizações: 567
373
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4939
A importância da sala de apoio à aprendizagem em um colégio indígena Guarani
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck
148-165
Visualizações: 639
380
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4249
As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar
Glauber Ranieri Martins da Silva, Ivany Pinto Nascimento
166-185
Visualizações: 672
365
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS
ROSEMÁRIA JOAZEIRO PINTO DE SOUSA, Dinalva Maria de Jesus Santana Macêdo
186-201
Visualizações: 791
637
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936
UNIVERSIDADE BRASILEIRA E EPISTEMOLOGIAS DESCOLONIZADAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM UMA COMUNIDADE NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL
Sônia Bessa, Cristiano Guedes
202-222
Visualizações: 591
367
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4248
REESCREVENDO A HISTÓRIA SOB UMA PERSPECTIVA INDÍGENA: A DESCONSTRUÇÃO DA FIGURA DO "DESBRAVADOR" NO OESTE DE SANTA CATARIN
Jorge Alejandro Santos, Fernanda Machado Dill, Leonel Piovezana
223-244
Visualizações: 671
625
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4899
História e cultura do Povo Bororo em Cuiabá: a formação-ação-intercultural para o reconhecimento da identidade local
Beleni Salete Grando, Nilzalina Silva Chaparro, Jonathan Stroher
245-265
Visualizações: 912
621
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4881
Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade
Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza, Laura Juliana Neris Machado Barros, Maristela Bortolon de Matos
266-281
Visualizações: 754
1280
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406
Artigos
Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID
Mirele Corrêa, Jessiel Odilon Junglos, Gicele Maria Cervi
282-302
Visualizações: 793
462
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810
Educação e Promoção da Saúde no Contexto do Ensino Médio. A Hipertensão Arterial como Tema Exploratório
Luciana Canabarro, Raquel Aparecida de Oliveira, Fernando Antonio Almeida
303-323
Visualizações: 923
642
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3893
O NOME DA ROSA: UMA OFICINA POR ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES SOBRE A OBRA DE UMBERTO ECO EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR
Ketlyn Correia Garcia, Tania Denise Miskinis Salgado
324-344
Visualizações: 716
832
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4032
OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA A DISTÂNCIA NO PROFEPT
Josimar De Aparecido Vieira, Maria Dos Anjos Lopes Viella, Roberta Pasqualli
345-364
Visualizações: 796
571
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4050
A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará: Um Cenário de Divulgação e Formação Cultural com Enfoque Científico e Tecnológico
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Ana Paula Bispo da Silva
365-385
Visualizações: 724
1017
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4068
A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEE NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTATUTOS INSTITUCIONAIS
Denise Macedo Ziliotto
386-406
Visualizações: 619
366
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4161
REPENSAR LA INTERCULTURALIDAD A PARTIR DEL DISENSO Y CONFLICTO. UNA PROPUESTA TEÓRICA
Gabriela Martínez Ortíz, Luis Ernesto Solano
407-418
Visualizações: 736
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4170
A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade
Maria Aparecida Rodrigues da Rocha, Vera Lúcia Nogueira
419-437
Visualizações: 637
516
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310
Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos
Fernanda Teresa Moro, Maria Madalena Dullius
438-460
Visualizações: 1307
1075
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4339
BILINGUISMO EM CONTEXTO BIMODAL NO BRASIL: UMA POLÍTICA SUBVERSIVA DE DIREITO LINGUÍSTICO
WOLNEY GOMES ALMEIDA, Anabela Cruz Santos
467-484
Visualizações: 928
520
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4379
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS SOBRE CRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S) NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO SERTÃO CEARENSE
Ana Maura Tavares dos Anjos
485-501
Visualizações: 512
773
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4400
A relação pedagógica entre professor e aluno na Educação Básica: indicadores para o planejamento e a realização do trabalho pedagógico a partir do Movimento Escoteiro
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Fabio Antonio Gabriel, Guilherme Ruthes
502-522
Visualizações: 633
371
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4420
UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016
Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Marta Regina Furlan de Oliveira
523-543
Visualizações: 529
312
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423
Intervenção pedagógica por meio de jogos para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual
João Paulo dos Passos Santos, Elsa Midori Shimazaki
544-563
Visualizações: 2532
1785
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4426
Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional
Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Regiani Coser Cravo, Renata Cardoso Silva
564-580
Visualizações: 578
526
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4436
A ARTE COMO POTENCIALIDADE NA PRÁTICA DO EDUCADOR SOCIAL
Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz
581-596
Visualizações: 1340
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4441
Cidade e Educação: Um rolé pela Providência
Leonardo Perdigão Leite
597-616
Visualizações: 388
353
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4512
Educação do Campo na Universidade: realidades e desafios socioeducacionais dos camponeses
Ozaias Antonio Batista, Maria do Socorro Pereira da Silva
617-637
Visualizações: 650
479
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4522
POR ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES TIKUNA DA ESCOLA DIFERENCIADA WOTCHIMAÜCÜ EM MANAUS
Jucinôra Venâncio de Souza Araújo, Altaci Corrêa Rubim, Glademir Sales dos Santos
638-656
Visualizações: 575
394
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4655
RESENHA
Jean-Paul Sartre: a imaginação como modo de existir e de educar
Anderson Luis da Paixão Café
461-466
Visualizações: 3446
591
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4340
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo