Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 11 No. 33 (2020): Educação, raça e os desafios da docência
Vol. 11 No. 33 (2020): Educação, raça e os desafios da docência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33
Published:
2020-12-24
Expediente
Apresentação do dossiê
Ademilson Batista Paes
-
PDF (Português (Brasil))
Artigos Temáticos
REFLEXÕES DE UM ANTROPÓLOGO ANDINO – AMAZÔNICO DA AMÉRICA DO SUL, SOBRE O CORONAVIRUS
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.5634
José Marín
01-07
PDF (Português (Brasil))
OS SABERES NA CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DO RACISMO EM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4518
Roberta Santos de Almeida, Adelaide Alves Dias
08-28
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE BAKHTINIANA DAS NARRATIVAS SOBRE O PRECONCEITO VIVIDO POR PROFESSORES, ILHA SOLTEIRA, SP
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4981
Léia Teixeira Lacerda, Eduardo Vasconcelos da Silva, Maria Leda Pinto
29-51
PDF (Português (Brasil))
HIPERPOTENTIA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA: O PODER POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES E ESCOLAS QUILOMBOLAS
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4862
Ana D Arc MARTINS DE AZEVEDO, IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
52-67
PDF (Português (Brasil))
Mulheres quilombolas: silenciamentos e discursos corporais no samba de roda
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4926
Thais de Jesus Ferreira, Maria Cecilia de Paula Silva
68-88
PDF (Português (Brasil))
CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973
José Valdinei Albuquerque Miranda, Neusiane de Nazaré Coelho de Melo
89-111
PDF (Português (Brasil))
DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SOBRE LIDERANÇA FEMININA NEGRA: ENTRE O TERREIRO E A ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4601
Ellen Aniszewski, Rosângela Malachias
112-127
PDF (Português (Brasil))
História e culturas indígenas em pesquisas sobre a formação e atuação de professores de música no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4939
Simone Marques Braga, Andeson Cleomar Santos, Claudia Elisiane Ferreira Santos
128-147
PDF (Português (Brasil))
A importância da sala de apoio à aprendizagem em um colégio indígena Guarani
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4249
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck
148-165
PDF (Português (Brasil))
As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913
Glauber Ranieri Martins da Silva, Ivany Pinto Nascimento
166-185
PDF (Português (Brasil))
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936
ROSEMÁRIA JOAZEIRO PINTO DE SOUSA, Dinalva Maria de Jesus Santana Macêdo
186-201
PDF (Português (Brasil))
UNIVERSIDADE BRASILEIRA E EPISTEMOLOGIAS DESCOLONIZADAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM UMA COMUNIDADE NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4248
Sônia Bessa, Cristiano Guedes
202-222
PDF (Português (Brasil))
REESCREVENDO A HISTÓRIA SOB UMA PERSPECTIVA INDÍGENA: A DESCONSTRUÇÃO DA FIGURA DO "DESBRAVADOR" NO OESTE DE SANTA CATARIN
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4899
Jorge Alejandro Santos, Fernanda Machado Dill, Leonel Piovezana
223-244
PDF (Português (Brasil))
História e cultura do Povo Bororo em Cuiabá: a formação-ação-intercultural para o reconhecimento da identidade local
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4881
Beleni Salete Grando, Nilzalina Silva Chaparro, Jonathan Stroher
245-265
PDF (Português (Brasil))
Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406
Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza, Laura Juliana Neris Machado Barros, Maristela Bortolon de Matos
266-281
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810
Mirele Corrêa, Jessiel Odilon Junglos, Gicele Maria Cervi
282-302
PDF (Português (Brasil))
Educação e Promoção da Saúde no Contexto do Ensino Médio. A Hipertensão Arterial como Tema Exploratório
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3893
Luciana Canabarro, Raquel Aparecida de Oliveira, Fernando Antonio Almeida
303-323
PDF (Português (Brasil))
O NOME DA ROSA: UMA OFICINA POR ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES SOBRE A OBRA DE UMBERTO ECO EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4032
Ketlyn Correia Garcia, Tania Denise Miskinis Salgado
324-344
PDF (Português (Brasil))
OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA A DISTÂNCIA NO PROFEPT
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4050
Josimar De Aparecido Vieira, Maria Dos Anjos Lopes Viella, Roberta Pasqualli
345-364
PDF (Português (Brasil))
A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará: Um Cenário de Divulgação e Formação Cultural com Enfoque Científico e Tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4068
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Ana Paula Bispo da Silva
365-385
PDF (Português (Brasil))
A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEE NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTATUTOS INSTITUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4161
Denise Macedo Ziliotto
386-406
PDF (Português (Brasil))
REPENSAR LA INTERCULTURALIDAD A PARTIR DEL DISENSO Y CONFLICTO. UNA PROPUESTA TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4170
Gabriela Martínez Ortíz, Luis Ernesto Solano
407-418
A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310
Maria Aparecida Rodrigues da Rocha, Vera Lúcia Nogueira
419-437
PDF (Português (Brasil))
Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4339
Fernanda Teresa Moro, Maria Madalena Dullius
438-460
PDF (Português (Brasil))
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS SOBRE CRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S) NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO SERTÃO CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4400
Ana Maura Tavares dos Anjos
485-501
PDF (Português (Brasil))
A relação pedagógica entre professor e aluno na Educação Básica: indicadores para o planejamento e a realização do trabalho pedagógico a partir do Movimento Escoteiro
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4420
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Fabio Antonio Gabriel, Guilherme Ruthes
502-522
PDF (Português (Brasil))
UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423
Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Marta Regina Furlan de Oliveira
523-543
PDF (Português (Brasil))
Intervenção pedagógica por meio de jogos para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4426
João Paulo dos Passos Santos, Elsa Midori Shimazaki
544-563
PDF (Português (Brasil))
Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4436
Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Regiani Coser Cravo, Renata Cardoso Silva
564-580
PDF (Português (Brasil))
A ARTE COMO POTENCIALIDADE NA PRÁTICA DO EDUCADOR SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4441
Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz
581-596
Cidade e Educação: Um rolé pela Providência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4512
Leonardo Perdigão Leite
597-616
PDF (Português (Brasil))
Educação do Campo na Universidade: realidades e desafios socioeducacionais dos camponeses
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4522
Ozaias Antonio Batista, Maria do Socorro Pereira da Silva
617-637
PDF (Português (Brasil))
POR ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES TIKUNA DA ESCOLA DIFERENCIADA WOTCHIMAÜCÜ EM MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4655
Jucinôra Venâncio de Souza Araújo, Altaci Corrêa Rubim, Glademir Sales dos Santos
638-656
PDF (Português (Brasil))
RESENHA
Jean-Paul Sartre: a imaginação como modo de existir e de educar
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4340
Anderson Luis da Paixão Café
461-466
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission