Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 13 No. 37 (2022)
Vol. 13 No. 37 (2022)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37
Published:
2022-04-29
Full Issue
Expediente (Português (Brasil))
Artigos
Contribuições da disciplina de empreendedorismo e organização de empresas de eventos para a educação empreendedora
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4360
Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
DIREITO A EDUCAÇÃO – A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO A EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4381
Flávia Cristina Dias Lopes de Sousa, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Heitor Queiroz Medeiros
PDF (Português (Brasil))
OLHARES (IM)POSSÍVEIS: As fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação. Passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4529
Arthur Medrado, Margareth Diniz
PDF (Português (Brasil))
Reflexões sobre a horizontalidade do conhecimento no contexto da Educação do Campo: por uma visão ecológica do saber
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4534
Débora Schmitt Kavalek, Záira Bomfante dos Santos
PDF (Português (Brasil))
Experimentação investigativa no ensino-aprendizagem de conhecimentos químicos socialmente relevantes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4616
João Batista Mendes Nunes, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
PDF (Português (Brasil))
METAFÓRAS ASSOCIADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4623
Aldenice De Andrade Couto
PDF (Português (Brasil))
IDENTIDADE MIDIÁTICA DOCENTE: OS REFLEXOS DA CULTURA DIGITAL NA IDENTIDADE DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4626
Lauro Roberto Lostada, Dulce Márcia Cruz
PDF (Português (Brasil))
“PEDAGOGAS BODY POSITIVE”: O QUE SE APRENDE SOBRE O CORPO GORDO NO YOUTUBE?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4635
Kamyla Stanieski Dias, Daniela Ripoll
PDF (Português (Brasil))
Desafios pedagógicos e as especificidades na formação de professores e professoras na Licenciatura em Educação do Campo da Ufes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4647
Roberta Gonçalves Duarte, Débora Monteiro do Amaral
PDF (Português (Brasil))
QUANDO MWAPO, MUVU, EKWAKE E EKURURU ENTRAM NA ESCOLA... EM PAUTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA DISCIPLINA DE OFÍCIOS EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4666
Carmen Lúcia Vidal Perez, Adelino Inácio Assane
PDF (Português (Brasil))
Para além das fronteiras do processo de ensino e aprendizagem: a mediação pedagógica para os alunos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4670
Cintia Chung Marques Corrêa, Maria Elisabete Figueiredo Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PERCEPÇÕES SOBRE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4688
Mario Lopes Amorim, Stephanie Freires Bastos, Maria Sara de Lima Dias
PDF (Português (Brasil))
Conhecimentos da Docência da Educação Superior na Perspectiva de Egressos do Curso de Agronomia
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4811
Amanda Chechi, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Josimar de Aparecido Vieira
PDF (Português (Brasil))
DO ANALFABETISMO À ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM PAULO FREIRE: “LER A PALAVRA” PARA REESCREVER SUA HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4851
Maria Eurácia Barreto Andrade, Sineide Cerqueira Estrela
PDF (Português (Brasil))
Crianças haitianas em escolas brasileiras: notas sobre inclusão e interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4857
Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral, Marco Antônio Santana
PDF (Português (Brasil))
ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL FLEXIBILIZADA PARA ALUNO DEFICIENTE VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4867
Caroline Pugliero Coelho, Renata Godinho Soares, Rafael Roehrs
PDF (Português (Brasil))
USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE LIMEIRA-SP
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4872
Cauê Ferreira Teixeira, André Pires
PDF (Português (Brasil))
O LIVRO DIDÁTICO “UPÉICHA ROHAI - ORE KUATIA ÑE'Ẽ PETEĨHA” COMO ESTRATÉGIA DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ALDEIA INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4930
Rosângela Farias Silva, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
PDF (Português (Brasil))
Astronomia na cultura indígena para a educação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4937
Germano Bruno Afonso, Paulo Souza da Silva, Yuri Berrí Afonso
PDF (Português (Brasil))
Entre o quilombo e a Educação Infantil: os (des) encontros das crianças quilombolas nos entremeios desses contextos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4946
Elaine de Paula
PDF (Português (Brasil))
A ARQUITETURA ESCOLAR ENTRE A FORMAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO E O DISCURSO EDUCACIONAL COMODIFICADO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4986
Tulainy Parisotto, Priscila Monteiro Chaves, Olinda Evangelista
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FACILITADORES
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5012
Ana Paula Fakhouri, Ieda Francischetti, Camila Mugnai Vieira
PDF (Português (Brasil))
A presença/ausência dos Direitos Humanos nas notícias de telejornais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5032
Flaviana de Freitas Oliveira, Ana Maria Klein
PDF (Português (Brasil))
Possibilidades da Utilização de TIC’s no Contexto da EPT: Um Estudo Aplicado ao Curso Técnico em Mineração
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5072
Jainer Diogo Vieira Matos, Fernando Barbosa Matos, Julio Cesar Ferreira
PDF (Português (Brasil))
A EVASÃO EM CURSOS DE ELEVADO PRESTÍGIO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5107
Chaiane de Medeiros Rosa, Eder Angelo Milani, Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
PDF (Português (Brasil))
SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112
Patrícia Modesto Matos, Dalila Xavier de França
PDF (Português (Brasil))
Digital Posters For Digital Literacy Development
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5131
Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer
PDF (Português (Brasil))
Desenvolvendo o pensamento científico no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5225
Raphaela Junqueira Carvalho, Ana Carolina Morais Apolônio
PDF (Português (Brasil))
Contribuições da expertise de Leowigildo Martins de Mello para a reorganização da instrução pública mato-grossense (1911, 1912)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5322
Késia Caroline Ramires Neves, Edilene Simões Costa dos Santos, Leandro de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Política Educacional para a Educação Básica e Ações Interculturais na Escola Quilombola
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5338
Marta Genú Soares, Hudson Pablo de Oliveira Bezerra, José Pereira de Melo
PDF (Português (Brasil))
Formar docentes para educar relações étnico-raciais no ensino de Ciências: o caso da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5393
Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
PDF (Português (Brasil))
Neoliberalismo e Formação de Professores: subjetividades conflitantes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5410
Lucas Cardoso Toniol, Elaine Gomes Matheus Furlan
PDF (Português (Brasil))
Narrativas de professoras da educação básica: contribuições da formação para o exercício da docência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5420
Elízia Peres Celestino, Vera Lúcia Reis da Silva
PDF (Português (Brasil))
Fotografando multiplicidades: imaginando os significados da escola
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5553
Thiago Vinícius Silva da Luz, Rosângela de Fátima Rodrigues Soares
PDF (Português (Brasil))
MOOC como uma opção de Arquitetura Pedagógica para capacitação ao professor de aluno com TEA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.6116
Vanessa da Silva Balbino, Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto, Ruth Maria Mariani Braz
PDF (Português (Brasil))
RESENHA
VOCÊS ESTÃO LOUCOS? AI-5 NÃO! A EDUCAÇÃO LIBERTA O HOMEM DO MUNDO OPRESSOR
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4969
Douglas Vasconcelos Barbosa
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission