Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 36 (2021): Interfaces da Educação
v. 12 n. 36 (2021): Interfaces da Educação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36
Publicado:
25-08-2022
Edição completa
Expediente
Artigos Temáticos
Dossiê História do saber profissional do professor que ensina matemática
Apresentação
Denise Medina França, Wagner Rodrigues Valente
Visualizações: 220
131
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6912
MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Carine Daiana Binsfeld, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Visualizações: 267
146
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5463
OS SABERES PARA ENSINAR VINCULADOS A UMA ÁLGEBRA NO ENSINO ELEMENTAR ESTADUNIDENSE: a revista Educational Review
Jeremias Stein Rodriguês, Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa
Visualizações: 226
85
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5781
Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler
Malcus Cassiano Kuhn, Silvio Luiz Martins Britto
Visualizações: 148
80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5797
USO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: DA ORIGEM COLONIAL À DIFUSÃO NO BRASIL IMPÉRIO
Elaine Cristina Luiz, Samira Saad Pulchério Lancillotti
Visualizações: 272
161
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6314
A formação de professores e os saberes matemáticos no curso de Pedagogia da UFPel – 1978 a 2000
Circe Mary Silva da Silva, Marta Cristina Cezar Pozzobon
Visualizações: 191
135
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6542
Formar em “Metodologia da Matemática”: Uma Análise do livro de Irene de Albuquerque
Shila Antuanett Neciosup Salas, Gert Schubring
Visualizações: 121
82
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6546
SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL:
UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970)
José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
Visualizações: 116
118
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
Visualizações: 326
171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558
Tipos de conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Um estudo da legislação e de manuais escolares
José Manuel Matos, Alexandra Rodrigues
Visualizações: 137
82
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6579
Formação do professor de Matemática: um olhar para o norte de Minas Gerais
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Francely Aparecida dos Santos, Josué Antunes de Macêdo
Visualizações: 211
105
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6623
SABER PROFISSIONAL PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO INICIAL
José Carlos Miguel, Osvaldo Augusto Chissonde Mame, Sirley Leite Freitas
Visualizações: 183
144
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6622
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O SABER A ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Janaina Batista dos Prazeres, Tadeu Oliver Gonçalves
Visualizações: 268
95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6619
Dossiê Ensino de Ciências e Formação de professores: olhares contemporâneos
Apresentação
Carla Busato Zandavalli, Daniele Correia, Maria Inês de Affonseca Jardim, Patrícia Sandalo Pereira
Visualizações: 136
106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6916
As vozes dos Professores Ribeirinhos da Amazônia: reflexões e(res)significações a partir de uma experiência de formação continuada em Ciências da Natureza
Silvia Lima dos Santos, Vera de Mattos Machado, Martha Marandino
Visualizações: 258
165
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6273
AS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 2000 A 2020: ENTRE NEGLIGÊNCIAS E ESVAZIAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
CARLA BUSATO ZANDAVALLI, Jennifer Caroline de Sousa, LILIAN ANDRESSA OLIVEIRA OLEGÁRIO
Visualizações: 238
115
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6200
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
Jaqueline Santos Vargas Plaça, Luis Radford
Visualizações: 1060
397
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284
RODAS DE CONVERSA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERAÇÕES ENTRE EGRESSOS E LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Mariane Ocanha, Patrícia Sandalo Pereira, Roberta Negrão de Araújo
Visualizações: 130
90
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6215
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM TEMPOS DE COVID-19: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS
Daniele Correia, Ciléia Rodrigues, Inés Prieto Schmidt Sauerwein
Visualizações: 294
174
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6281
Concepções de futuros professores de Física sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Luan Flávio de Lara, Wellington Pereira de Queirós, Leonardo Fabio Martínez Pérez
Visualizações: 223
133
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6282
A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino
Lisiane Barcellos Calheiro, Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Marco Antonio Moreira
Visualizações: 170
130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6285
Artigos
MARITAMBAL: RAÍZES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS NA AMAZÕNIA MARAJOARA
Jeovani de Jesus Couto, MANUELLE ESPÍNDOLADOS REIS
Visualizações: 182
179
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4957
A LEI 10.639/2003 E AS ESCOLAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS EM CASTRO/PARANÁ
Lucia Mara de Lima Padilha, Adir Fellipe Silva Santos, Vera Lucia Martiniak
Visualizações: 160
98
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5049
Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa
Mariana Pícaro Cerigatto
Visualizações: 145
103
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075
ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM “TEMPOS DE OBSCURANTISMO” NO BRASIL
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo, Lucas de Vasconcelos Soares
Visualizações: 526
218
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6032
A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores do Pibid de Educação Física da UEM-PR
Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Telma Adriana Pacífico Martineli
Visualizações: 324
129
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4531
Sistema Único de Saúde como ambiente de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana na formação médica.
Vivian de Oliveira Sousa Corrêa
Visualizações: 238
99
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4669
PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO - KAIOWÁ E GUARANI
Célia Maria Foster Silvestre, Rodrigo Vareiro Companhoni
Visualizações: 269
144
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5086
Processos de privatização: o caso dos planos municipais de educação da região do grande ABC
Paulo Sergio Garcia, Alexandra de Jesus Auger, Ana Paula Janaína Garofalo
Visualizações: 112
84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4408
GAMIFICAÇÃO E DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PÓS-GRADUAÇÃO: PROMOVENDO A INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA
Gilson Pereira dos Santos Júnior, Everton de Almeida Nunes, Bruna Santana de Oliveira
Visualizações: 150
169
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4658
TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA
KARINA ROSSANA MENEZES SCHUSSLER
Visualizações: 175
106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651
PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NO OIAPOQUE
Mário Rodrigues da Silva, Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos
Visualizações: 131
91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4748
Pedagogias da noite: experiências boêmias em lugares públicos da cidade
Eloenes Lima Silva
Visualizações: 94
87
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4687
A GRADUAÇÃO EM EAD E A MUDANÇA DO HABITUS DO EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Elenice Parise Foltran, Rita de Cássia da Silva Oliveira
Visualizações: 90
64
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4668
Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo
Wallace Manoel Hupp, Miriã Lúcia Luiz
Visualizações: 182
103
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555
Políticas públicas governamentais federais de acessibilidade na educação superior: O Programa Incluir e seus reflexos em Instituição do Estado do Rio de Janeiro.
Tatiana Gonçalves Muzi, Jimmy Medeiros
Visualizações: 115
91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5504
CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO
MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA, Rosalva Pereira de Alencar
Visualizações: 91
88
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Alvaro Chrispino
Visualizações: 449
240
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5088
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão