Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 12 Núm. 36 (2021): Interfaces da Educação
Vol. 12 Núm. 36 (2021): Interfaces da Educação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36
Publicado:
2021-12-17
Número completo
Expediente (Português (Brasil))
Artigos Temáticos
Dossiê História do saber profissional do professor que ensina matemática
Apresentação
Denise Medina França, Wagner Rodrigues Valente
Visualizações: 372
172
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6912
MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Carine Daiana Binsfeld, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Visualizações: 338
184
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5463
OS SABERES PARA ENSINAR VINCULADOS A UMA ÁLGEBRA NO ENSINO ELEMENTAR ESTADUNIDENSE: a revista Educational Review
Jeremias Stein Rodriguês, Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa
Visualizações: 255
115
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5781
Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler
Malcus Cassiano Kuhn, Silvio Luiz Martins Britto
Visualizações: 185
116
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5797
USO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: DA ORIGEM COLONIAL À DIFUSÃO NO BRASIL IMPÉRIO
Elaine Cristina Luiz, Samira Saad Pulchério Lancillotti
Visualizações: 371
232
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6314
A formação de professores e os saberes matemáticos no curso de Pedagogia da UFPel – 1978 a 2000
Circe Mary Silva da Silva, Marta Cristina Cezar Pozzobon
Visualizações: 249
173
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6542
Formar em “Metodologia da Matemática”: Uma Análise do livro de Irene de Albuquerque
Shila Antuanett Neciosup Salas, Gert Schubring
Visualizações: 239
131
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6546
Saberes profissionais para o ensino de Álgebra no curso ginasial (1960-1970)
José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
Visualizações: 5
13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6557
SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL:
UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970)
José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
Visualizações: 142
150
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
Visualizações: 410
233
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558
Tipos de conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Um estudo da legislação e de manuais escolares
José Manuel Matos, Alexandra Rodrigues
Visualizações: 180
117
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6579
Formação do professor de Matemática: um olhar para o norte de Minas Gerais
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Francely Aparecida dos Santos, Josué Antunes de Macêdo
Visualizações: 294
137
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6623
SABER PROFISSIONAL PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO INICIAL
José Carlos Miguel, Osvaldo Augusto Chissonde Mame, Sirley Leite Freitas
Visualizações: 252
200
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6622
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O SABER A ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Janaina Batista dos Prazeres, Tadeu Oliver Gonçalves
Visualizações: 396
127
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6619
Dossiê Ensino de Ciências e Formação de professores: olhares contemporâneos
Apresentação
Carla Busato Zandavalli, Daniele Correia, Maria Inês de Affonseca Jardim, Patrícia Sandalo Pereira
Visualizações: 195
135
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6916
As vozes dos Professores Ribeirinhos da Amazônia: reflexões e(res)significações a partir de uma experiência de formação continuada em Ciências da Natureza
Silvia Lima dos Santos, Vera de Mattos Machado, Martha Marandino
Visualizações: 339
254
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6273
AS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 2000 A 2020: ENTRE NEGLIGÊNCIAS E ESVAZIAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
CARLA BUSATO ZANDAVALLI, Jennifer Caroline de Sousa, LILIAN ANDRESSA OLIVEIRA OLEGÁRIO
Visualizações: 328
159
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6200
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
Jaqueline Santos Vargas Plaça, Luis Radford
Visualizações: 1703
613
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284
RODAS DE CONVERSA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERAÇÕES ENTRE EGRESSOS E LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Mariane Ocanha, Patrícia Sandalo Pereira, Roberta Negrão de Araújo
Visualizações: 191
128
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6215
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM TEMPOS DE COVID-19: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS
Daniele Correia, Ciléia Rodrigues, Inés Prieto Schmidt Sauerwein
Visualizações: 325
206
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6281
Concepções de futuros professores de Física sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Luan Flávio de Lara, Wellington Pereira de Queirós, Leonardo Fabio Martínez Pérez
Visualizações: 277
170
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6282
A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino
Lisiane Barcellos Calheiro, Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Marco Antonio Moreira
Visualizações: 249
182
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6285
Artigos
MARITAMBAL: RAÍZES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS NA AMAZÕNIA MARAJOARA
Jeovani de Jesus Couto, MANUELLE ESPÍNDOLADOS REIS
Visualizações: 239
236
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4957
A LEI 10.639/2003 E AS ESCOLAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS EM CASTRO/PARANÁ
Lucia Mara de Lima Padilha, Adir Fellipe Silva Santos, Vera Lucia Martiniak
Visualizações: 215
131
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5049
Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa
Mariana Pícaro Cerigatto
Visualizações: 183
133
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075
ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM “TEMPOS DE OBSCURANTISMO” NO BRASIL
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo, Lucas de Vasconcelos Soares
Visualizações: 688
278
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6032
A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores do Pibid de Educação Física da UEM-PR
Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Telma Adriana Pacífico Martineli
Visualizações: 379
154
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4531
Sistema Único de Saúde como ambiente de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana na formação médica.
Vivian de Oliveira Sousa Corrêa
Visualizações: 294
125
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4669
PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO - KAIOWÁ E GUARANI
Célia Maria Foster Silvestre, Rodrigo Vareiro Companhoni
Visualizações: 385
191
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5086
Processos de privatização: o caso dos planos municipais de educação da região do grande ABC
Paulo Sergio Garcia, Alexandra de Jesus Auger, Ana Paula Janaína Garofalo
Visualizações: 143
134
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4408
GAMIFICAÇÃO E DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PÓS-GRADUAÇÃO: PROMOVENDO A INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA
Gilson Pereira dos Santos Júnior, Everton de Almeida Nunes, Bruna Santana de Oliveira
Visualizações: 213
212
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4658
TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA
KARINA ROSSANA MENEZES SCHUSSLER
Visualizações: 227
136
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651
PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NO OIAPOQUE
Mário Rodrigues da Silva, Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos
Visualizações: 200
120
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4748
Pedagogias da noite: experiências boêmias em lugares públicos da cidade
Eloenes Lima Silva
Visualizações: 108
112
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4687
A GRADUAÇÃO EM EAD E A MUDANÇA DO HABITUS DO EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Elenice Parise Foltran, Rita de Cássia da Silva Oliveira
Visualizações: 130
104
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4668
Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo
Wallace Manoel Hupp, Miriã Lúcia Luiz
Visualizações: 273
132
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555
Políticas públicas governamentais federais de acessibilidade na educação superior: O Programa Incluir e seus reflexos em Instituição do Estado do Rio de Janeiro.
Tatiana Gonçalves Muzi, Jimmy Medeiros
Visualizações: 234
193
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5504
CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO
MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA, Rosalva Pereira de Alencar
Visualizações: 138
127
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA
Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Alvaro Chrispino
Visualizações: 560
309
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5088
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo