v. 12 n. 36 (2021): Interfaces da Educação

Edição completa

Artigos Temáticos

  • Dossiê História do saber profissional do professor que ensina matemática Apresentação

    Denise Medina França, Wagner Rodrigues Valente

    Visualizações: 220
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6912
  • MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

    Carine Daiana Binsfeld, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

    Visualizações: 267
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5463
  • OS SABERES PARA ENSINAR VINCULADOS A UMA ÁLGEBRA NO ENSINO ELEMENTAR ESTADUNIDENSE: a revista Educational Review

    Jeremias Stein Rodriguês, Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa

    Visualizações: 226
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5781
  • Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler

    Malcus Cassiano Kuhn, Silvio Luiz Martins Britto

    Visualizações: 148
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5797
  • USO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: DA ORIGEM COLONIAL À DIFUSÃO NO BRASIL IMPÉRIO

    Elaine Cristina Luiz, Samira Saad Pulchério Lancillotti

    Visualizações: 272
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6314
  • A formação de professores e os saberes matemáticos no curso de Pedagogia da UFPel – 1978 a 2000

    Circe Mary Silva da Silva, Marta Cristina Cezar Pozzobon

    Visualizações: 191
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6542
  • Formar em “Metodologia da Matemática”: Uma Análise do livro de Irene de Albuquerque

    Shila Antuanett Neciosup Salas, Gert Schubring

    Visualizações: 121
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6546
  • SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970)

    José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes

    Visualizações: 116
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937
  • DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL

    Maria Helena Monteiro Mendes Baccar

    Visualizações: 326
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558
  • Tipos de conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Um estudo da legislação e de manuais escolares

    José Manuel Matos, Alexandra Rodrigues

    Visualizações: 137
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6579
  • Formação do professor de Matemática: um olhar para o norte de Minas Gerais

    Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Francely Aparecida dos Santos, Josué Antunes de Macêdo

    Visualizações: 211
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6623
  • SABER PROFISSIONAL PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO INICIAL

    José Carlos Miguel, Osvaldo Augusto Chissonde Mame, Sirley Leite Freitas

    Visualizações: 183
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6622
  • AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O SABER A ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

    Janaina Batista dos Prazeres, Tadeu Oliver Gonçalves

    Visualizações: 268
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6619
  • Dossiê Ensino de Ciências e Formação de professores: olhares contemporâneos Apresentação

    Carla Busato Zandavalli, Daniele Correia, Maria Inês de Affonseca Jardim, Patrícia Sandalo Pereira

    Visualizações: 136
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6916
  • As vozes dos Professores Ribeirinhos da Amazônia: reflexões e(res)significações a partir de uma experiência de formação continuada em Ciências da Natureza

    Silvia Lima dos Santos, Vera de Mattos Machado, Martha Marandino

    Visualizações: 258
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6273
  • AS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 2000 A 2020: ENTRE NEGLIGÊNCIAS E ESVAZIAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

    CARLA BUSATO ZANDAVALLI, Jennifer Caroline de Sousa, LILIAN ANDRESSA OLIVEIRA OLEGÁRIO

    Visualizações: 238
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6200
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

    Jaqueline Santos Vargas Plaça, Luis Radford

    Visualizações: 1060
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284
  • RODAS DE CONVERSA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERAÇÕES ENTRE EGRESSOS E LICENCIANDOS EM QUÍMICA

    Mariane Ocanha, Patrícia Sandalo Pereira, Roberta Negrão de Araújo

    Visualizações: 130
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6215
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM TEMPOS DE COVID-19: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS

    Daniele Correia, Ciléia Rodrigues, Inés Prieto Schmidt Sauerwein

    Visualizações: 294
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6281
  • Concepções de futuros professores de Física sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

    Luan Flávio de Lara, Wellington Pereira de Queirós, Leonardo Fabio Martínez Pérez

    Visualizações: 223
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6282
  • A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino

    Lisiane Barcellos Calheiro, Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Marco Antonio Moreira

    Visualizações: 170
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6285

Artigos

  • MARITAMBAL: RAÍZES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS NA AMAZÕNIA MARAJOARA

    Jeovani de Jesus Couto, MANUELLE ESPÍNDOLADOS REIS

    Visualizações: 182
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4957
  • A LEI 10.639/2003 E AS ESCOLAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS EM CASTRO/PARANÁ

    Lucia Mara de Lima Padilha, Adir Fellipe Silva Santos, Vera Lucia Martiniak

    Visualizações: 160
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5049
  • Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa

    Mariana Pícaro Cerigatto

    Visualizações: 145
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075
  • ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM “TEMPOS DE OBSCURANTISMO” NO BRASIL

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo, Lucas de Vasconcelos Soares

    Visualizações: 526
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6032
  • A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores do Pibid de Educação Física da UEM-PR

    Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Telma Adriana Pacífico Martineli

    Visualizações: 324
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4531
  • Sistema Único de Saúde como ambiente de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana na formação médica.

    Vivian de Oliveira Sousa Corrêa

    Visualizações: 238
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4669
  • PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO - KAIOWÁ E GUARANI

    Célia Maria Foster Silvestre, Rodrigo Vareiro Companhoni

    Visualizações: 269
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5086
  • Processos de privatização: o caso dos planos municipais de educação da região do grande ABC

    Paulo Sergio Garcia, Alexandra de Jesus Auger, Ana Paula Janaína Garofalo

    Visualizações: 112
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4408
  • GAMIFICAÇÃO E DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PÓS-GRADUAÇÃO: PROMOVENDO A INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA

    Gilson Pereira dos Santos Júnior, Everton de Almeida Nunes, Bruna Santana de Oliveira

    Visualizações: 150
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4658
  • TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA

    KARINA ROSSANA MENEZES SCHUSSLER

    Visualizações: 175
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651
  • PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NO OIAPOQUE

    Mário Rodrigues da Silva, Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos

    Visualizações: 131
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4748
  • Pedagogias da noite: experiências boêmias em lugares públicos da cidade

    Eloenes Lima Silva

    Visualizações: 94
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4687
  • A GRADUAÇÃO EM EAD E A MUDANÇA DO HABITUS DO EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA

    Elenice Parise Foltran, Rita de Cássia da Silva Oliveira

    Visualizações: 90
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4668
  • Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo

    Wallace Manoel Hupp, Miriã Lúcia Luiz

    Visualizações: 182
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555
  • Políticas públicas governamentais federais de acessibilidade na educação superior: O Programa Incluir e seus reflexos em Instituição do Estado do Rio de Janeiro.

    Tatiana Gonçalves Muzi, Jimmy Medeiros

    Visualizações: 115
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5504
  • CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO

    MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA, Rosalva Pereira de Alencar

    Visualizações: 91
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070
  • CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA

    Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Alvaro Chrispino

    Visualizações: 449
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5088