v. 12 n. 36 (2021): Interfaces da Educação

Edição completa

Artigos Temáticos

  • Dossiê História do saber profissional do professor que ensina matemática Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6912
    Denise Medina França, Wagner Rodrigues Valente
  • MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5463
    Carine Daiana Binsfeld, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
  • OS SABERES PARA ENSINAR VINCULADOS A UMA ÁLGEBRA NO ENSINO ELEMENTAR ESTADUNIDENSE: a revista Educational Review

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5781
    Jeremias Stein Rodriguês, Anieli Joana de Godoi, David Antonio da Costa
  • Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5797
    Malcus Cassiano Kuhn, Silvio Luiz Martins Britto
  • USO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: DA ORIGEM COLONIAL À DIFUSÃO NO BRASIL IMPÉRIO

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6314
    Elaine Cristina Luiz, Samira Saad Pulchério Lancillotti
  • A formação de professores e os saberes matemáticos no curso de Pedagogia da UFPel – 1978 a 2000

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6542
    Circe Mary Silva da Silva, Marta Cristina Cezar Pozzobon
  • Formar em “Metodologia da Matemática”: Uma Análise do livro de Irene de Albuquerque

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6546
    Shila Antuanett Neciosup Salas, Gert Schubring
  • Saberes profissionais para o ensino de Álgebra no curso ginasial (1960-1970)

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6557
    José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
  • SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NO CURSO GINASIAL: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA (1960-1970)

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6937
    José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
  • DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558
    Maria Helena Monteiro Mendes Baccar
  • Tipos de conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Um estudo da legislação e de manuais escolares

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6579
    José Manuel Matos, Alexandra Rodrigues
  • Formação do professor de Matemática: um olhar para o norte de Minas Gerais

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6623
    Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Francely Aparecida dos Santos, Josué Antunes de Macêdo
  • SABER PROFISSIONAL PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO INICIAL

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6622
    José Carlos Miguel, Osvaldo Augusto Chissonde Mame, Sirley Leite Freitas
  • AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O SABER A ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6619
    Janaina Batista dos Prazeres, Tadeu Oliver Gonçalves
  • Dossiê Ensino de Ciências e Formação de professores: olhares contemporâneos Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6916
    Carla Busato Zandavalli, Daniele Correia, Maria Inês de Affonseca Jardim, Patrícia Sandalo Pereira
  • As vozes dos Professores Ribeirinhos da Amazônia: reflexões e(res)significações a partir de uma experiência de formação continuada em Ciências da Natureza

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6273
    Silvia Lima dos Santos, Vera de Mattos Machado, Martha Marandino
  • AS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 2000 A 2020: ENTRE NEGLIGÊNCIAS E ESVAZIAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6200
    CARLA BUSATO ZANDAVALLI, Jennifer Caroline de Sousa, LILIAN ANDRESSA OLIVEIRA OLEGÁRIO
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284
    Jaqueline Santos Vargas Plaça, Luis Radford
  • RODAS DE CONVERSA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERAÇÕES ENTRE EGRESSOS E LICENCIANDOS EM QUÍMICA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6215
    Mariane Ocanha, Patrícia Sandalo Pereira, Roberta Negrão de Araújo
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM TEMPOS DE COVID-19: REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6281
    Daniele Correia, Ciléia Rodrigues, Inés Prieto Schmidt Sauerwein
  • Concepções de futuros professores de Física sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6282
    Luan Flávio de Lara, Wellington Pereira de Queirós, Leonardo Fabio Martínez Pérez
  • A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6285
    Lisiane Barcellos Calheiro, Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Marco Antonio Moreira

Artigos

  • MARITAMBAL: RAÍZES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS NA AMAZÕNIA MARAJOARA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4957
    Jeovani de Jesus Couto, MANUELLE ESPÍNDOLADOS REIS
  • A LEI 10.639/2003 E AS ESCOLAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS EM CASTRO/PARANÁ

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5049
    Lucia Mara de Lima Padilha, Adir Fellipe Silva Santos, Vera Lucia Martiniak
  • Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075
    Mariana Pícaro Cerigatto
  • ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM “TEMPOS DE OBSCURANTISMO” NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6032
    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo, Lucas de Vasconcelos Soares
  • A Relação Teoria e Prática na Formação de Professores do Pibid de Educação Física da UEM-PR

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4531
    Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Telma Adriana Pacífico Martineli
  • Sistema Único de Saúde como ambiente de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana na formação médica.

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4669
    Vivian de Oliveira Sousa Corrêa
  • PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO - KAIOWÁ E GUARANI

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5086
    Célia Maria Foster Silvestre, Rodrigo Vareiro Companhoni
  • Processos de privatização: o caso dos planos municipais de educação da região do grande ABC

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4408
    Paulo Sergio Garcia, Alexandra de Jesus Auger, Ana Paula Janaína Garofalo
  • GAMIFICAÇÃO E DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PÓS-GRADUAÇÃO: PROMOVENDO A INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4658
    Gilson Pereira dos Santos Júnior, Everton de Almeida Nunes, Bruna Santana de Oliveira
  • TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE PROJETO FORA DA ESCOLA DE ARQUITETURA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4651
    KARINA ROSSANA MENEZES SCHUSSLER
  • PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NO OIAPOQUE

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4748
    Mário Rodrigues da Silva, Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos
  • Pedagogias da noite: experiências boêmias em lugares públicos da cidade

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4687
    Eloenes Lima Silva
  • A GRADUAÇÃO EM EAD E A MUDANÇA DO HABITUS DO EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4668
    Elenice Parise Foltran, Rita de Cássia da Silva Oliveira
  • Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.4555
    Wallace Manoel Hupp, Miriã Lúcia Luiz
  • Políticas públicas governamentais federais de acessibilidade na educação superior: O Programa Incluir e seus reflexos em Instituição do Estado do Rio de Janeiro.

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5504
    Tatiana Gonçalves Muzi, Jimmy Medeiros
  • CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070
    MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA, Rosalva Pereira de Alencar
  • CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5088
    Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Alvaro Chrispino