Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 14 No. 40 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
Vol. 14 No. 40 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40
Published:
2023-08-29
Expediente
Apresentação
Fernando Guimarães
pdf (Português (Brasil))
Artigos
A importância do AEE para os professores do Piemonte da Diamantina-Bahia
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.4779
Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
8-23
pdf (Português (Brasil))
Políticas Públicas e Atendimento aos Alunos Superdotados de Nova Iguaçu
trajetória para a garantia dos direitos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6030
Marilene Cecília Ramos, Fernanda Serpa Cardoso
24-40
pdf (Português (Brasil))
Jornalismo Contextualizado com o Semiárido e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido
uma união que fortalece o protagonismo juvenil
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5566
Neucimeire Santos de Souza, Carla Conceição da Silva Paiva
41-61
pdf (Português (Brasil))
Relações étnico-raciais na prática pedagógica dos professores de Educação Física
estudo exploratório em escolas estaduais de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5712
Francine Cruz Grison, Guilherme da Silva Gasparotto
62-82
pdf (Português (Brasil))
Residências Multiprofissionais em Saúde
problematizando a formação do psicólogo para o SUS
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5717
Ana Helena Araújo Bomfim Queiroz, Magda Dimenstein, Candida Dantas
83-98
pdf (Português (Brasil))
A qualidade do novo ensino médio nos limites dos Centros de Ensino em Período Integral de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5763
Alcio Crisóstomo Magalhães, Terita Michele da Silva Ferreira
99-113
pdf (Português (Brasil))
Discussão sobre a Educação Especial em cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5771
Fernanda Welter Adams
114-133
pdf (Português (Brasil))
Uso do aplicativo FISAPP no ciclo de Kelly para complementação de estudos sobre corrente elétrica
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5804
Lázaro Luis de Lima Sousa, Jusciane da Costa e Silva, Francisco Bismak Freire Batista
134-149
pdf (Português (Brasil))
Docência no Ensino Secundário Durante a Reforma Capanema
Um Recorte Regional e Disciplinar (1942-1961)
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5858
Eurize Caldas Pessanha, Marta Banducci Rhae, Pâmilla Nataly Miguelão Hellmann
150-169
pdf (Português (Brasil))
O fenômeno esporte no Curso de Licenciatura em Educação Física
as expectativas discentes na formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5903
MARCELO JOSÉ TAQUES, SILVIA CHRISTINA DE OLIVEIRA MADRID
170-190
pdf (Português (Brasil))
Política Nacional de Educação Ambiental em atividades de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina - câmpus da região sul do estado
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5919
Tatiane Modolon, Douglas Paulesky Juliani, Sabrina Bleicher
191-209
pdf (Português (Brasil))
Percepção dos Docentes de Fisioterapia sobre a Influência da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais, Clima Organizacional na Formação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5922
Alecsandra Pinheiro Vendrusculo, Maria Rosa Schetinger Chitolina Schetinger
210-227
pdf (Português (Brasil))
A Escola Industrial de Natal (RN)
uma análise do civismo a partir de fotografias (1945- 1948)
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5982
Eduardo Cristiano Hass da Silva, Rafael de Souza Pinheiro
228-245
pdf (Português (Brasil))
Da elaboração à implementação de políticas curriculares na/com a escola
possibilidades e desafios para consecução de projetos colaborativos
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6025
Ana Paula de Oliveira Moraes Soto, Marcia Torres Neri Soares, Simone Dias Cerqueira de Oliveira
246-265
pdf (Português (Brasil))
Política pública de inclusão escolar
Contribuições da psicopedagogia
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6026
Márcia Zakur Ayres, Cristiane de Freitas Cunha Grillo, Adriana de Souza Medeiros Batista
266-283
pdf (Português (Brasil))
O PIBID entre 2007 e 2018
A formação de professores como terreno de disputa
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6038
Talita da Silva Campelo
284-303
pdf (Português (Brasil))
Ensinar e Aprender Língua Portuguesa na Amazônia
Ensaio sobre os desafios de uma política de ensino voltada às especificidades da escola em comunidades tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6063
Raquel da Silva Lopes, Irlanda do Socorro Oliveira Miléo
304-326
pdf (Português (Brasil))
Disciplinas básicas e técnicas no ensino médio integrado
uma relação (im)possível?
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5694
Jéssica de Góes Bilar, Luan Zimmermann Bortoluzzi, Renato Xavier Coutinho
327-342
pdf (Português (Brasil))
A criação e instalação do Curso Normal Regional Princesa Isabel no Território Federal de Ponta Porã
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6080
Marcelo Pereira Rocha, Silvia Helena Andrade de Brito
343-362
pdf (Português (Brasil))
A interdisciplinaridade no processo formativo de pedagogos da UPE
Reflexões sobre o currículo integrado
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6096
Odair França de Carvalho, Genilda Maria da Silva
363-385
pdf (Português (Brasil))
Estratégias educomunicativas para a inclusão
Pesquisa-ação no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal de Brasília (IFB)
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6125
Adriano Carmo, Bruno Betti Galasso
386-404
pdf (Português (Brasil))
Avaliação Formativa em Sessões de Tutoria na Graduação de Enfermagem
(Re) construindo um Instrumento Avaliativo.
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6348
Debora Cabral Nunes Polaz, Raquel Aparecida de Oliveira
405-423
pdf (Português (Brasil))
Oficinas estéticas com jovens de um curso técnico integrado
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5900
Andréia Piana Titon, Andréa Vieira Zanella
424-448
pdf (Português (Brasil))
Extensão universitária
Possibilidades para a formação de professores em contexto
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6516
Andrssa de Oliveira Martins, Luana Zanotto, Aline Sommerhalder
449-467
pdf (Português (Brasil))
Educação para o bem público na universidade brasileira
Qual a percepção dos estudantes?
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6533
Cristina Fioreze, Julio Cesar Godoy Bertolin
468-485
pdf (Português (Brasil))
O que a Pandemia da Covid-19 ensinou aos Alunos e Professores de Microbiologia?
A prática tecnopedagógica em espaços de construção de novos saberes
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6538
Thiago Anchieta de Melo, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ingrid Tayane Vieira da Silva do Nascimento
486-504
pdf (Português (Brasil))
Práticas e processos educativos nos modos de existência e resistência da população negra na cidade de Campinas-SP
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6639
Rogério Donizetti Bueno, RENATA SIEIRO FERNANDES
505-524
pdf (Português (Brasil))
O ensino de gêneros textuais em língua portuguesa para surdos em contexto bilíngue
reflexões sobre práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5169
Renata Castelo Peixoto, Ana Maria Iorio Dias
525-544
pdf (Português (Brasil))
Análise sobre o perfil docente dos aprovados em seleções municipais e estaduais
Desvalorização do saber docente e injustiça social
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5977
MATEUS ALENCAR NIKEL, Monique Andries Nogueira
545-561
pdf (Português (Brasil))
O estágio obrigatório e o ensino remoto emergencial
percepções de estudantes de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6224
Sheila Denize Guimarães Barbosa
562-577
pdf (Português (Brasil))
O lugar do esporte na Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5851
Renan Santos Furtado, Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo, Carlos Nazareno Ferreira Borges
578-598
pdf (Português (Brasil))
O ensino de química para surdos em cursos técnicos integrados ao ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5844
Roberta Pasqualli, Karina Zaia Machado Raizer
599-618
pdf (Português (Brasil))
Formação continuada de professores da educação básica em tempos de pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6633
Silvana Ventorim, Cláudio Alves Pereira, Juverci Fonseca Bitencourt
619-639
pdf (Português (Brasil))
Maternidade e carreira científica
Experiências e concepções das docentes mães da Universidade Federal do Pampa
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6603
Aline Teresinha Walczak, Fabiane Ferreira da Silva
640-659
pdf (Português (Brasil))
Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida
Nada de novo no front
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660
Teodoro Adriano Costa Zanardi, Júlia de Moura Martins Guimarães, Wanderson de Sousa Cleres
660-680
pdf (Português (Brasil))
RESENHA
Um discurso sobre as ciências
Problematizações em torno da produção do conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6539
Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Giovana Maria Belém Falcão, Isabel Maria Sabino de Farias
681-685
pdf (Português (Brasil))
Notas de Florestan Fernandes sobre educação, sociedade e revolução
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5946
Vinícius de Oliveira Bezerra
686-690
pdf (Português (Brasil))
Educação Inclusiva
Quem se responsabiliza?
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5619
Geane das Chagas Silva, Lúcio Fernandes Ferreira
691-695
pdf (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission