Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 13 No. 38 (2022): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
Vol. 13 No. 38 (2022): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38
Published:
2022-09-20
Full Issue
Apresentação (Português (Brasil))
RESENHA
As abolições da escravatura: no brasil e no mundo
Hellen Cristina Picanço Simas, Laura Belém Pereira
Visualizações: 358
248
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4463
Artigos
A escola polivalente no Pontal Mineiro: Educação Vocacional Pré-profissional ou Instituição Modelo da Ditadura Civil-Militar?
Sauloéber Tarsio de Souza, Genis Alves Pereira de Lima
Visualizações: 312
237
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4349
A imanência como outra imagem para a educação
Elaine Schmidlin, Aionara Preis Gabriel, Ana Carolina Ribeiro Nogueira
Visualizações: 210
200
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4378
O Ensino em Saúde do Trabalhador: uma revisão sistemática
Carlos Mendes Rosa, Rodrigo Monteiro de Oliveira
Visualizações: 515
317
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4510
Dos conhecimentos tradicionais às práticas epistêmicas: situando conceitos químicos nos contextos dos estudantes
Fabiana Aparecida da Fonseca, Fernando César Silva
Visualizações: 249
246
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4536
Desafios no ensino de embriologia: interlocuções entre formação inicial e escola
Luciano Cardoso Santos, Krisnayne Santos Ribeiro, Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Visualizações: 943
413
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v13i38.4557
Desenvolvimento da Sala de Aula Invertida nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Weider Alberto Costa Santos, Luis Paulo Leopoldo Mercado
Visualizações: 372
239
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4587
Literatura, formação humana e docente: vontades e utopias de crianças e adultos numa bolsa amarela
Valdirene Val Oliveira, Cláudio Pires Viana, Maria Erilande Ferreira de Souza
Visualizações: 259
187
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4588
Relações entre crianças bem pequenas e natureza como possibilidades de aprendizagem na educação infantil
Carolina Machado Castelli, Ana Cristina Coll Delgado
Visualizações: 421
210
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4597
A arte entra em sala: uma estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em saúde
Eluane Mirian Santos Sanchez, Suely Grosseman, Leida da Conceição Sanches
Visualizações: 268
143
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4646
Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas do Distrito Federal: proposta inovadora de ensinar-aprender?
Edileuza Fernandes Silva, Danielle Mendonça Sousa Ferreira
Visualizações: 188
190
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4654
Ensino de Ciências em classes multisseriadas: relatos de uma professora
Uilian dos Santos Santana, Luciana Sedano
Visualizações: 422
232
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4663
Estratégias linguísticas de crianças alfabetizandas para produção de palavras escritas
Maria Elisabete Viana da Silva, Wilson Júnior de Araújo Carvalho
Visualizações: 153
86
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4692
Educação profissional técnica: concepção docente na perspectiva de uma educação humanizadora
Cinthya Pimentel Mota, Tânia Rodrigues Palhano
Visualizações: 213
135
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4700
Uma reflexão sobre o currículo em espaços formais e não formais de ensino nas trilhas do multiculturalismo presente no Ciclo do Marabaixo
Claudia Patrícia Nunes Almeida, Miriam Inês Marchi, Marcelo Maximo Purificação
Visualizações: 240
122
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4837
A educação escolar quilombola na Paraíba: um estudo a partir do ciclo de políticas (CP)
Vilma Helena Malaquias, Ana Cláudia Silva Rodrigues
Visualizações: 259
164
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4841
Etnia Saamaka: cultura e educação na Commune Tampack Guiana Francesa
Piedade Lino Videira, José Gerardo Vasconcelos; Elivaldo Serrão Custódio
Visualizações: 271
98
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4846
Neurociência na formação de professores: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura de uma universidade pública do Nordeste
Maria Gerlaine Belchior Amaral, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Isabel Maria Sabino Farias
Visualizações: 483
412
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4866
Se o Hip Hop fosse uma pessoa ele diria exatamente o que eu vou dizer: discursos de cantoras negras de rap de São Paulo/SP
Flávia Nascimento Giongo, Sônia Maria dos Santos Marques
Visualizações: 271
153
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4932
Formação Continuada entre o dito, o pretendido e o produzido – percepções dos professores de Educação Física
Paulo Roberto Dalla Valle, Ricardo Rezer
Visualizações: 364
205
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5257
Formação de professores para os Anos Iniciais da Educação Básica: A história da Escola Normal e do Curso de Formação de Docentes no Paraná
Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lucila Akiko Nagashima
Visualizações: 514
173
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5324
De estudante a professor: estudo sobre a formação inicial de professores e ingresso na carreira
Andréia Guilhen Pinto
Visualizações: 224
134
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5336
A produção científica no Brasil sobre as parcerias público-privadas e a formação continuada de professores
Mary Jose Almeida Pereira, Arlete Maria Monte de Camargo, Maely Ferreira Holanda Ramos
Visualizações: 330
189
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5400
Egressos do Pibid: o movimento de aprender a ser professor e o fazer docente em sala de aula
Jéssica Pereira de Oliveira Nakade, Rosenilde Nogueira Paniago
Visualizações: 232
202
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5436
Experimentação-com-Scratch no processo de resolução de problemas matemáticos e computacionais
Rita de Cássia Idem, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, George Gadanidis
Visualizações: 180
136
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5586
Alfabetização científica no ensino de Ciências: possibilidades na interface com o Programa Saúde na Escola
Edson Manoel dos Santos, Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
Visualizações: 360
261
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5652
Melhoria Do Processo De Execução De Aulas Por Meio De Dados Analíticos Do Programa De Monitoria Acadêmica
Eduardo Filgueiras Damasceno, Rosianne Silva Valter, Armando Paulo da Silva
Visualizações: 242
118
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5787
Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou
Camila Kipper Putzke, Bruno Gawryszewski
Visualizações: 223
113
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5944
Ensino remoto emergencial (ERE) na educação pública baiana
Vanessa Costa dos Santos, Julia Maria da Silva Oliveira, Rosimeiry Souza Santana
Visualizações: 360
213
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5957
Os desafios internos e externos para a expansão dos Institutos Federais (IFs) enquanto política educacional: uma pesquisa de egressos.
Joel Junior Cavalcante
Visualizações: 281
162
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6061
Educação e Desenvolvimento Humano no Ensino Superior: os Desafios da Permanência das Mulheres Estudantes Durante a Pandemia
Estefani Gabrieli Alves de Souza, Keysa Katiere Garcia Secatti, Lucelia Tavares Guimarães
Visualizações: 411
260
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7117
O empresariamento da educação pública: Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná
Adriana Medeiros Farias
Visualizações: 316
231
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6071
Tecnologias digitais na primeira infância: experiências e riscos na interação com telas
Jayne Cristina Franco de Aquino, Luís Miguel Dias Caetano, Carla Cristiane Franco de Aquino
Visualizações: 1960
1049
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6081
Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos
Tiago Amaral Sales, Daniela Franco Carvalho
Visualizações: 241
199
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6107
Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da escola municipal professora Laura Fabri, em governador Valadares-MG
Sandra Maria Perpétuo, Rosa Maria Exaltação Coutrim
Visualizações: 311
213
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6311
O ensino da matemática e educação inclusiva: revisão sistemática da revista brasileira de educação especial
Annie Gomes Redig, Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
Visualizações: 1564
602
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6500
Atos infracionais e os dispositivos de controle social da juventude: o lugar das Unidades Educacionais de Internação do Mato Grosso do Sul (UNEI - MS) em um contexto de avanço do Estado penal
Carlos Eduardo França, Rodolfo Arruda Leite de Barros, Patrícia Cardoso Medeiros de Castro
Visualizações: 231
182
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7118
Dicumba e Aprendizagem Significativa no Ensino de Química
Bruna Carminatti, Everton Bedin
Visualizações: 391
200
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4891
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission