Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 13 No. 38 (2022): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
Vol. 13 No. 38 (2022): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38
Published:
2022-08-31
Full Issue
Apresentação (Português (Brasil))
RESENHA
As abolições da escravatura: no brasil e no mundo
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4463
Hellen Cristina Picanço Simas, Laura Belém Pereira
PDF (Português (Brasil))
Artigos
A escola polivalente no Pontal Mineiro: Educação Vocacional Pré-profissional ou Instituição Modelo da Ditadura Civil-Militar?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4349
Sauloéber Tarsio de Souza, Genis Alves Pereira de Lima
PDF (Português (Brasil))
A imanência como outra imagem para a educação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4378
Elaine Schmidlin, Aionara Preis Gabriel, Ana Carolina Ribeiro Nogueira
PDF (Português (Brasil))
O Ensino em Saúde do Trabalhador: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4510
Carlos Mendes Rosa, Rodrigo Monteiro de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Dos conhecimentos tradicionais às práticas epistêmicas: situando conceitos químicos nos contextos dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4536
Fabiana Aparecida da Fonseca, Fernando César Silva
PDF (Português (Brasil))
Desafios no ensino de embriologia: interlocuções entre formação inicial e escola
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v13i38.4557
Luciano Cardoso Santos, Krisnayne Santos Ribeiro, Christiana Andrea Vianna Prudêncio
PDF (Português (Brasil))
Desenvolvimento da Sala de Aula Invertida nos Anos Finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4587
Weider Alberto Costa Santos, Luis Paulo Leopoldo Mercado
PDF (Português (Brasil))
Literatura, formação humana e docente: vontades e utopias de crianças e adultos numa bolsa amarela
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4588
Valdirene Val Oliveira, Cláudio Pires Viana, Maria Erilande Ferreira de Souza
PDF (Português (Brasil))
Relações entre crianças bem pequenas e natureza como possibilidades de aprendizagem na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4597
Carolina Machado Castelli, Ana Cristina Coll Delgado
PDF (Português (Brasil))
A arte entra em sala: uma estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4646
Eluane Mirian Santos Sanchez, Suely Grosseman, Leida da Conceição Sanches
PDF (Português (Brasil))
Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas do Distrito Federal: proposta inovadora de ensinar-aprender?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4654
Edileuza Fernandes Silva, Danielle Mendonça Sousa Ferreira
PDF (Português (Brasil))
Ensino de Ciências em classes multisseriadas: relatos de uma professora
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4663
Uilian dos Santos Santana, Luciana Sedano
PDF (Português (Brasil))
Estratégias linguísticas de crianças alfabetizandas para produção de palavras escritas
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4692
Maria Elisabete Viana da Silva, Wilson Júnior de Araújo Carvalho
PDF (Português (Brasil))
Educação profissional técnica: concepção docente na perspectiva de uma educação humanizadora
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4700
Cinthya Pimentel Mota, Tânia Rodrigues Palhano
PDF (Português (Brasil))
Uma reflexão sobre o currículo em espaços formais e não formais de ensino nas trilhas do multiculturalismo presente no Ciclo do Marabaixo
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4837
Claudia Patrícia Nunes Almeida, Miriam Inês Marchi, Marcelo Maximo Purificação
PDF (Português (Brasil))
A educação escolar quilombola na Paraíba: um estudo a partir do ciclo de políticas (CP)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4841
Vilma Helena Malaquias, Ana Cláudia Silva Rodrigues
PDF (Português (Brasil))
Etnia Saamaka: cultura e educação na Commune Tampack Guiana Francesa
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4846
Piedade Lino Videira, José Gerardo Vasconcelos; Elivaldo Serrão Custódio
PDF (Português (Brasil))
Neurociência na formação de professores: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura de uma universidade pública do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4866
Maria Gerlaine Belchior Amaral, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Isabel Maria Sabino Farias
PDF (Português (Brasil))
Se o Hip Hop fosse uma pessoa ele diria exatamente o que eu vou dizer: discursos de cantoras negras de rap de São Paulo/SP
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4932
Flávia Nascimento Giongo, Sônia Maria dos Santos Marques
PDF (Português (Brasil))
Formação Continuada entre o dito, o pretendido e o produzido – percepções dos professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5257
Paulo Roberto Dalla Valle, Ricardo Rezer
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores para os Anos Iniciais da Educação Básica: A história da Escola Normal e do Curso de Formação de Docentes no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5324
Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lucila Akiko Nagashima
PDF (Português (Brasil))
De estudante a professor: estudo sobre a formação inicial de professores e ingresso na carreira
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5336
Andréia Guilhen Pinto
PDF (Português (Brasil))
A produção científica no Brasil sobre as parcerias público-privadas e a formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5400
Mary Jose Almeida Pereira, Arlete Maria Monte de Camargo, Maely Ferreira Holanda Ramos
PDF (Português (Brasil))
Egressos do Pibid: o movimento de aprender a ser professor e o fazer docente em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5436
Jéssica Pereira de Oliveira Nakade, Rosenilde Nogueira Paniago
PDF (Português (Brasil))
Experimentação-com-Scratch no processo de resolução de problemas matemáticos e computacionais
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5586
Rita de Cássia Idem, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, George Gadanidis
PDF (Português (Brasil))
Alfabetização científica no ensino de Ciências: possibilidades na interface com o Programa Saúde na Escola
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5652
Edson Manoel dos Santos, Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
PDF (Português (Brasil))
Melhoria Do Processo De Execução De Aulas Por Meio De Dados Analíticos Do Programa De Monitoria Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5787
Eduardo Filgueiras Damasceno, Rosianne Silva Valter, Armando Paulo da Silva
PDF (Português (Brasil))
Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5944
Camila Kipper Putzke, Bruno Gawryszewski
PDF (Português (Brasil))
Ensino remoto emergencial (ERE) na educação pública baiana
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5957
Vanessa Costa dos Santos, Julia Maria da Silva Oliveira, Rosimeiry Souza Santana
PDF (Português (Brasil))
Olhares sobre o outro: impactos na inclusão de alunos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5996
Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira, Sabrina Selvatici Gomes Ghidini
PDF (Português (Brasil))
Os desafios internos e externos para a expansão dos Institutos Federais (IFs) enquanto política educacional: uma pesquisa de egressos.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6061
Joel Junior Cavalcante
PDF (Português (Brasil))
Educação e Desenvolvimento Humano no Ensino Superior: os Desafios da Permanência das Mulheres Estudantes Durante a Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7117
Estefani Gabrieli Alves de Souza, Keysa Katiere Garcia Secatti, Lucelia Tavares Guimarães
PDF (Português (Brasil))
O empresariamento da educação pública: Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6071
Adriana Medeiros Farias
PDF (Português (Brasil))
Tecnologias digitais na primeira infância: experiências e riscos na interação com telas
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6081
Jayne Cristina Franco de Aquino, Luís Miguel Dias Caetano, Carla Cristiane Franco de Aquino
PDF (Português (Brasil))
Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6107
Tiago Amaral Sales, Daniela Franco Carvalho
PDF (Português (Brasil))
Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da escola municipal professora Laura Fabri, em governador Valadares-MG
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6311
Sandra Maria Perpétuo, Rosa Maria Exaltação Coutrim
PDF (Português (Brasil))
O ensino da matemática e educação inclusiva: revisão sistemática da revista brasileira de educação especial
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6500
Annie Gomes Redig, Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
PDF (Português (Brasil))
Atos infracionais e os dispositivos de controle social da juventude: o lugar das Unidades Educacionais de Internação do Mato Grosso do Sul (UNEI - MS) em um contexto de avanço do Estado penal
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7118
Carlos Eduardo França, Rodolfo Arruda Leite de Barros, Patrícia Cardoso Medeiros de Castro
PDF (Português (Brasil))
Dicumba e Aprendizagem Significativa no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4891
Bruna Carminatti, Everton Bedin
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission