Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 13 Núm. 38 (2022): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
Vol. 13 Núm. 38 (2022): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38
Publicado:
2022-08-31
Número completo
Apresentação (Português (Brasil))
RESENHA
As abolições da escravatura: no brasil e no mundo
Hellen Cristina Picanço Simas, Laura Belém Pereira
Visualizações: 412
301
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4463
Artigos
A escola polivalente no Pontal Mineiro: Educação Vocacional Pré-profissional ou Instituição Modelo da Ditadura Civil-Militar?
Sauloéber Tarsio de Souza, Genis Alves Pereira de Lima
Visualizações: 348
257
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4349
A imanência como outra imagem para a educação
Elaine Schmidlin, Aionara Preis Gabriel, Ana Carolina Ribeiro Nogueira
Visualizações: 231
216
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4378
O Ensino em Saúde do Trabalhador: uma revisão sistemática
Carlos Mendes Rosa, Rodrigo Monteiro de Oliveira
Visualizações: 639
382
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4510
Dos conhecimentos tradicionais às práticas epistêmicas: situando conceitos químicos nos contextos dos estudantes
Fabiana Aparecida da Fonseca, Fernando César Silva
Visualizações: 295
271
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4536
Desafios no ensino de embriologia: interlocuções entre formação inicial e escola
Luciano Cardoso Santos, Krisnayne Santos Ribeiro, Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Visualizações: 1145
487
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v13i38.4557
Desenvolvimento da Sala de Aula Invertida nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Weider Alberto Costa Santos, Luis Paulo Leopoldo Mercado
Visualizações: 452
288
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4587
Literatura, formação humana e docente: vontades e utopias de crianças e adultos numa bolsa amarela
Valdirene Val Oliveira, Cláudio Pires Viana, Maria Erilande Ferreira de Souza
Visualizações: 284
210
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4588
Relações entre crianças bem pequenas e natureza como possibilidades de aprendizagem na educação infantil
Carolina Machado Castelli, Ana Cristina Coll Delgado
Visualizações: 508
269
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4597
A arte entra em sala: uma estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em saúde
Eluane Mirian Santos Sanchez, Suely Grosseman, Leida da Conceição Sanches
Visualizações: 328
181
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4646
Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas do Distrito Federal: proposta inovadora de ensinar-aprender?
Edileuza Fernandes Silva, Danielle Mendonça Sousa Ferreira
Visualizações: 236
218
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4654
Ensino de Ciências em classes multisseriadas: relatos de uma professora
Uilian dos Santos Santana, Luciana Sedano
Visualizações: 490
283
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4663
Estratégias linguísticas de crianças alfabetizandas para produção de palavras escritas
Maria Elisabete Viana da Silva, Wilson Júnior de Araújo Carvalho
Visualizações: 184
110
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4692
Educação profissional técnica: concepção docente na perspectiva de uma educação humanizadora
Cinthya Pimentel Mota, Tânia Rodrigues Palhano
Visualizações: 228
162
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4700
Uma reflexão sobre o currículo em espaços formais e não formais de ensino nas trilhas do multiculturalismo presente no Ciclo do Marabaixo
Claudia Patrícia Nunes Almeida, Miriam Inês Marchi, Marcelo Maximo Purificação
Visualizações: 303
155
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4837
A educação escolar quilombola na Paraíba: um estudo a partir do ciclo de políticas (CP)
Vilma Helena Malaquias, Ana Cláudia Silva Rodrigues
Visualizações: 346
209
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4841
Etnia Saamaka: cultura e educação na Commune Tampack Guiana Francesa
Piedade Lino Videira, José Gerardo Vasconcelos; Elivaldo Serrão Custódio
Visualizações: 318
114
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4846
Neurociência na formação de professores: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura de uma universidade pública do Nordeste
Maria Gerlaine Belchior Amaral, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Isabel Maria Sabino Farias
Visualizações: 606
473
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4866
Se o Hip Hop fosse uma pessoa ele diria exatamente o que eu vou dizer: discursos de cantoras negras de rap de São Paulo/SP
Flávia Nascimento Giongo, Sônia Maria dos Santos Marques
Visualizações: 331
215
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4932
Formação Continuada entre o dito, o pretendido e o produzido – percepções dos professores de Educação Física
Paulo Roberto Dalla Valle, Ricardo Rezer
Visualizações: 404
239
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5257
Formação de professores para os Anos Iniciais da Educação Básica: A história da Escola Normal e do Curso de Formação de Docentes no Paraná
Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lucila Akiko Nagashima
Visualizações: 561
198
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5324
De estudante a professor: estudo sobre a formação inicial de professores e ingresso na carreira
Andréia Guilhen Pinto
Visualizações: 256
162
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5336
A produção científica no Brasil sobre as parcerias público-privadas e a formação continuada de professores
Mary Jose Almeida Pereira, Arlete Maria Monte de Camargo, Maely Ferreira Holanda Ramos
Visualizações: 409
234
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5400
Egressos do Pibid: o movimento de aprender a ser professor e o fazer docente em sala de aula
Jéssica Pereira de Oliveira Nakade, Rosenilde Nogueira Paniago
Visualizações: 260
229
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5436
Experimentação-com-Scratch no processo de resolução de problemas matemáticos e computacionais
Rita de Cássia Idem, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, George Gadanidis
Visualizações: 217
160
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5586
Alfabetização científica no ensino de Ciências: possibilidades na interface com o Programa Saúde na Escola
Edson Manoel dos Santos, Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
Visualizações: 411
309
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5652
Melhoria Do Processo De Execução De Aulas Por Meio De Dados Analíticos Do Programa De Monitoria Acadêmica
Eduardo Filgueiras Damasceno, Rosianne Silva Valter, Armando Paulo da Silva
Visualizações: 297
139
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5787
Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou
Camila Kipper Putzke, Bruno Gawryszewski
Visualizações: 266
137
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5944
Ensino remoto emergencial (ERE) na educação pública baiana
Vanessa Costa dos Santos, Julia Maria da Silva Oliveira, Rosimeiry Souza Santana
Visualizações: 417
261
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5957
Olhares sobre o outro: impactos na inclusão de alunos com deficiência
Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira, Sabrina Selvatici Gomes Ghidini
Visualizações: 197
199
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5996
Os desafios internos e externos para a expansão dos Institutos Federais (IFs) enquanto política educacional: uma pesquisa de egressos.
Joel Junior Cavalcante
Visualizações: 339
217
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6061
Educação e Desenvolvimento Humano no Ensino Superior: os Desafios da Permanência das Mulheres Estudantes Durante a Pandemia
Estefani Gabrieli Alves de Souza, Keysa Katiere Garcia Secatti, Lucelia Tavares Guimarães
Visualizações: 461
301
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7117
O empresariamento da educação pública: Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná
Adriana Medeiros Farias
Visualizações: 374
298
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6071
Tecnologias digitais na primeira infância: experiências e riscos na interação com telas
Jayne Cristina Franco de Aquino, Luís Miguel Dias Caetano, Carla Cristiane Franco de Aquino
Visualizações: 2619
1510
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6081
Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos
Tiago Amaral Sales, Daniela Franco Carvalho
Visualizações: 307
255
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6107
Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da escola municipal professora Laura Fabri, em governador Valadares-MG
Sandra Maria Perpétuo, Rosa Maria Exaltação Coutrim
Visualizações: 363
248
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6311
O ensino da matemática e educação inclusiva: revisão sistemática da revista brasileira de educação especial
Annie Gomes Redig, Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
Visualizações: 1872
708
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6500
Atos infracionais e os dispositivos de controle social da juventude: o lugar das Unidades Educacionais de Internação do Mato Grosso do Sul (UNEI - MS) em um contexto de avanço do Estado penal
Carlos Eduardo França, Rodolfo Arruda Leite de Barros, Patrícia Cardoso Medeiros de Castro
Visualizações: 262
211
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.7118
Dicumba e Aprendizagem Significativa no Ensino de Química
Bruna Carminatti, Everton Bedin
Visualizações: 457
249
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4891
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo