Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 5 Núm. 9 (2021): Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem RBECL/UEMS
Vol. 5 Núm. 9 (2021): Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem RBECL/UEMS
Volume de fluxo continuo com produções científicas de pesquisadores nacionais e internacionais.
Publicado:
2022-06-13
Capa
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Apresentação
Alan Silus
I-V
PDF (Português (Brasil))
Artigos
GÊNIO GENÉSIO
Ana Aparecida Arguelho de Souza
1-3
Gênio Genésio (Português (Brasil))
A “FASE ACRE” NA ARTE DE GENÉSIO FERNANDES: estereótipo, identidade nacional e discurso
Ana Carolina Nunes da Cunha Vilela-Ardenghi
4-17
PDF (Português (Brasil))
JOSÉ GENÉSIO FERNANDES: os encontros na docência e nas artes
Alan Silus
18-26
PDF (Português (Brasil))
O VIVIDO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA DE JOSÉ GENÉSIO FERNANDES: da taipa do fogão para o mundo
Maria Leda Pinto, Leia Teixeira Lacerda
27-32
PDF (Português (Brasil))
DA TAIPA DO FOGÃO
José Genésio Fernandes
33-43
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO MUSICAL ENTRE OS ANOS DE 1930-1945: a contribuição de Heitor Villa-Lobos
Maria Bernadete da Silva Pavão, Samira Saad Pulchério Lancillotti
44-60
PDF (Português (Brasil))
MENTORIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO MÉDICA
Cecília Rezende, Breno Bottino, José Carlos Rosa Pires de Souza, Magno Pinheiro de Almeida
61-77
PDF (Português (Brasil))
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PATRONATO DE FRANCISCO BELTRÃO
Yolanda Zancanella
78-100
PDF (Português (Brasil))
Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS-PAR: A MATERIALIZAÇÃO DAS AÇÕES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BATAGUASSU-MS
Edinalvo Raimundo, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF (Português (Brasil))
A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS-PNEDH NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Andréia Laura De Moura Cristaldo, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA DA LITERATURA NOS MANUAIS DIDÁTICOS: UM RECORTE REALIZADO NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ-PARANÁ
Sandra Maria Papin Rodrigues, Orientadora - Lucilene Soares da Costa
PDF (Português (Brasil))
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Clodoaldo Almeida Dos Santos, Orientador - Antonio Sales
PDF (Português (Brasil))
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMS COMO POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS EDUCADORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Edma Ferreira Da Silva Souza, Orientadora - Kátia Cristina Nascimento Figueira
PDF (Português (Brasil))
DIÁLOGOS HERMENÊUTICOS E NARRATIVAS AUTOPOIÉTICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO/DO INÍCIO DA DOCÊNCIA
Andre Afonso Vilela, Orientadora - Eliane Greice Davanço Nogueira
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM GÊNERO, RAÇA E ETNIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
Rosana Monti Henkin, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF (Português (Brasil))
O LIVRO TEXTO ENSINO DE HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP (2010 - 2013)
Edione Maria Lazzari, Orientadora - Carla Villamaina Centeno
PDF (Português (Brasil))
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES TERENA DA ALDEIA BANANAL
Micilene Teodoro Ventura, Orientadora - Leia Teixeira Lacerda, dra Onilda Sanches Nincao
PDF (Português (Brasil))
O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
José Carlos Monteiro, Orientdora - Celi Correa Neres
PDF (Português (Brasil))
O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA ESTADUAL HÉRCULES MAYMONE, CAMPO GRANDE/MS
Edilmar Galeano Marques, Orientadora - Leia Teixeira Lacerda
PDF (Português (Brasil))
O TRABALHO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO ALVARO LOPES EM TERENOS/MS
Ronaldo Rodrigues Moises, Orientadora - Samira Saad Pulchério Lancillotti
PDF (Português (Brasil))
PDE ESCOLA E PDE INTERATIVO: IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE-MS
Ana Maria Godoy, Orientadora - Vilma Miranda de Brito
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM-ESTAR DOCENTE
Pabliane Lemes Macena, Orientadora - Eliane Greice Davanço Nogueira
PDF (Português (Brasil))
POLÍTICAS PÚBLICAS EM ALFABETIZAÇÃO: O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO - MS
Silvia Cristiane Alfonso Viédes, Orientadora - Vilma Miranda de Brito
PDF (Português (Brasil))
PRÓ-LETRAMENTO EM AÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE RIO VERDE-GO
Carlos Sérgio de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PROJETO UCA - UM COMPUTADOR POR ALUNO: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Katia Maria Rizzo, Orientadora - Samira Saad Pulchério Lancillotti
PDF (Português (Brasil))
TERCEIRO SETOR E A EDUCAÇÃO: PARCERIA ENTRE O INSTITUTO AYRTON SENNA E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/ MS
Débora Cristina Gonçalves, Orientadora - Vilma Miranda Brito
PDF (Português (Brasil))
TRAVESSIA EDUCACIONAL DO JOVEM ESTUDANTE CAMPO-GRANDENSE - TRAJE: PERCURSOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DIFERENCIADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mauricio Macedo Vieira, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF (Português (Brasil))
QUANDO O CONTAR DE SI DESVELA UMA HISTÓRIA SOBRE NÓS: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS/CAMPO GRANDE
Cristiane Ribeiro Cabral Rocha, Orientadora - Eliane Greice Davanço
PDF (Português (Brasil))
A ARTE DE SEMEAR SABERES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO SENSÍVEL DO ARTISTA DOCENTE
Mireli Figueiredo Chaves Banzatto, Orientadora - Gabriela Di Donato Salvador Santinho
PDF (Português (Brasil))
A ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: OS CADERNOS ESCOLARES COMO RECURSOS DIDÁTICOS EM ANÁLISE
Paulo Eduardo Silva Galvão, Orientadora - Celi Correa Neres
PDF (Português (Brasil))
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES TERENA: O USO DE “TEMAS GERADORES” NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Dalila Luiz, Orientadora - Leia Teixeira Lacerda, co-orientadora - Onilda Sanches Nincao
PDF (Português (Brasil))
A SIMPLIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO PROJETO EJA III EM MATO GROSSO DO SUL (2013-2014): ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE TRABALHO DO PROFESSOR
Vagner Teixeira da Silva, Orientadora - Carla Villamaina Centeno
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/ MS (2005-2012): INVESTIMENTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE?
Tânia Maria Serra dos Passos, Orientadora - Vilma Miranda de Brito
PDF (Português (Brasil))
AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DESVELANDO AS IMPLICAÇÕES DA PROVINHA BRASIL
Celi Traude Kellermann, Orientadora - Eliane Greice Davanço Nogueira
PDF (Português (Brasil))
CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÉ-ESCOLA: DA SALA DE AULA AO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
José Flávio Rodrigues Siqueira, Orientadora - Carla Villamaina Centeno
PDF (Português (Brasil))
CONHECIMENTOS E PRÁTICAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EXPRESSOS PELAS PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RIBAS DO RIO PARDO/MS
Rosimeire da Silva Rosa Moura, Orientador - Antonio Sales
PDF (Português (Brasil))
COORDENADOR PEDAGÓGICO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
Lenine Ferreira da Silva, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF (Português (Brasil))
EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DIDÁTICO.
Paulo Oliveira Barros, Orientadora - Samira Saad Pulchério Lancillotti
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: DIFICULDADES TEÓRICAS, IMPASSES METODOLÓGICOS
Veronildes Batista dos Santos
PDF (Português (Brasil))
JOVEM INDÍGENA TERENA DE MATO GROSSO DO SUL: IDENTIDADE, FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA
Karine Silva Sobrinho, Orientadora - Leia Teixeira Lacerda
PDF (Português (Brasil))
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ENTRE O BRAILLE E AS TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS
José Aparecido da Costa, Orientadora - Celi Correa Neres
PDF (Português (Brasil))
O LETRAMENTO MATEMÁTICO: UM OLHAR SOBRE ATIVIDADES PROPOSTAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Andreia Barbosa Mateus, Orientador - Antonio Sales
PDF (Português (Brasil))
O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILDADES
Dayse Centurion da Silva, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF (Português (Brasil))
O PROFESSOR REGENTE E O AUXILIAR PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (APE): SUAS (RE) AÇÕES NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA
Lucimar de Lima Franco, Orientadora - Celi Correa Neres
PDF (Português (Brasil))
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): UMA ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?
Patrícia Pato dos Santos, Orientadora - Vilma Miranda de Brito
PDF (Português (Brasil))
O RITMO E O TOM DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AQUIDAUANA/MS
Mareide Lopes de Arruda
PDF (Português (Brasil))
PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE CAMPO GRANDE/MS, A LEI FEDERAL Nº 10.639/2003 E A ETNOMATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL?
Raul Enrique Cuore Cuore, Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante
PDF (Português (Brasil))
TEXTOS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE MANUAIS E APOSTILAS DE LITERATURA UTILIZADOS NO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DE CAMPO GRANDE/MS.
Maria Helena Batista de Almeida
PDF (Português (Brasil))
VALIDADE DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: O CONCEITO DE HOMEM
Vivaldo Bispo dos Santos, Orientadora - Ana Aparecida Arguelho de Souza
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Italiano
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
corpo
siguiendo la enseñanza
bioparque pantanal
turismo
aprendizaje
inclusão social
cambios climáticos
multiletramentos
coenseñanza
división de género.
juegos
docentes
mujeres
profesoras
párvulos