Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 12 Núm. 34 (2021): Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
Vol. 12 Núm. 34 (2021): Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34
Publicado:
2021-04-30
Expediente
Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
Juliana do Prado, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
01 - 21
Visualizações: 984
664
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6428
Artigos
Acesso à educação infantil e critérios de vagas da política municipal de Naviraí, Mato Grosso Do Sul
Klinger Teodoro Ciríaco, Lucimara Vieira dos Santos
22 - 50
Visualizações: 557
321
PDF (Português (Brasil))
212
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3596
Constituição de liderança quilombola no Pará: reflexões para uma pedagogia decolonial
Gilcilene Dias da Costa, Oberdan da Silva Medeiros
51 - 77
Visualizações: 565
460
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4179
O crescimento do discurso religioso ultraconservador e sua influência nas políticas de educação no Brasil
Walace Roza Pinel, Erlando da silva Reses
78 - 92
Visualizações: 659
514
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4362
Relações étnico-raciais: uma tarefa para a formação de professores
Genilsa Soares de Andrade, Benedetta Bisol
93 - 118
Visualizações: 1286
915
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4465
Trajetos formativos de professores de gastronomia da EBPTT: ressignificando percursos
Tauane Carolina Parodi Be, Vantoir Roberto Brancher, Eliane Quinconzes Porto
119 - 142
Visualizações: 636
295
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4508
Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais: práticas que podem efetivar a mediação pedagógica para a apropriação de tecnologias digitais
Liliane de Sousa Cardoso, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Eduardo Fofonca
143 - 164
Visualizações: 616
424
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4528
As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação
Luciana Domingues Ramos, Cíntia Inês Boll
165 - 184
Visualizações: 648
414
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544
Curadoria compartilhada: ensinar e aprender com e sobre arte para além das fronteiras.
Maria Emilia Sardelich
185 - 212
Visualizações: 624
558
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4600
“Loas de Maracatu de Baque Solto” em turma de alfabetização: inserção de produtores do gênero da tradição oral no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas
ANA CLÁUDIA DE FRANÇA, DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL
213 - 237
Visualizações: 805
763
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4625
Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano
Marli Dallagnol Frison, Tamini Wyzykowski
238 - 264
Visualizações: 1010
856
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657
Dançando para viver: pedagogia social e a aprendizagem da prostituta no striptease
Rodrigo Bravin, Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreira
265 - 292
Visualizações: 613
536
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4691
Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação do Campo no contexto Amazônico
Heloisa da Silva Borges, Patrícia Barros Teixeira
293 - 318
Visualizações: 1197
558
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4726
Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito
Marcilene Dias Bruno de Almeida, Gene Maria Vieira Lyra-Silva
319 - 341
Visualizações: 581
534
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4733
Formação Continuada: conhecimentos profissionais de um grupo de professores referente à conservação da área de figuras planas
Angelica da Fontoura Garcia Silva, Jacqueline de Melo Gomes
342 - 359
Visualizações: 458
270
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4799
Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid
Erinaldo Vicente Cavalcanti
360 - 385
Visualizações: 615
399
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4855
Reflexos da gestão escolar na prática pedagógica do professor de ensino religioso
Francisco Willams Campos Lima, Antonio Sousa Alves, Albiane Oliveira Gomes
386 - 407
Visualizações: 717
485
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4875
POVOS INDÍGENAS E DESAFIOS ATUAIS: PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO
Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Letícia Pereira Mendes Nogueira
408 - 437
Visualizações: 1317
1309
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4386
Conversas com quem fala outra língua
Sirlene Maria Dias de Oliveira, Claudia Raimundo Reyes, Adriano Batista Castorino
438 - 462
Visualizações: 469
227
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892
Práticas Artísticas na Educação Infantil: Brincando com a Magia de Orixás
Lia Franco Franco Braga
463 - 486
Visualizações: 898
547
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4718
O ensino da língua portuguesa escrita no Pré-Escolar e 1ª classe do Ensino Primário no Sumbe/Angola
Walter Guismão Quipuco, MARINALVA VIEIRA BARBOSA
487 - 511
Visualizações: 1080
1313
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4572
Museu do surf de Cabo Frio – ensinando, aprendendo e disseminando a inclusão através da cultura e do esporte
Maria Cristina Barbosa Mendes, Ruth Maria Mariani Braz, Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto
512 - 531
Visualizações: 881
321
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4667
Terra de indígenas e não indígenas: um olhar sobre os descendentes Cariri e Paiaiás da Missão do Sahy
Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto de Souza
532 - 560
Visualizações: 1159
638
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5076
Artigos Temáticos
O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019)
Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo, Jean Mac Cole Tavares Santos
561 - 588
Visualizações: 5458
4964
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5447
Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil
Júlio Emílio Diniz-Pereira, Maria José Batista Flores, Filipe Santos Fernandes
589 - 614
Visualizações: 1602
902
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5384
Formação de professores nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais após a BNCC: dúvidas, desafios, apostas e ensaios
Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
615 - 630
Visualizações: 698
366
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5230
Dos porquês à escolha profissional de professores de ciências biológicas em formação inicial
Eloisa Antunes Maciel, Cleiton Edmundo Baumgratz, Roque Ismael da Costa Güllich
631 - 652
Visualizações: 825
295
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5380
Formação de professores no Amapá e norte do Pará, Brasil: vivências em uma licenciatura intercultural indígena
Cecília Maria Chaves Brito Bastos, Giovani José da Silva
653 - 678
Visualizações: 564
418
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5398
A formação para docência no ensino religioso no território catarinense
Josiane Crusaro Simoni, Elcio Cecchetti, Anderson Luiz Tedesco
679 - 703
Visualizações: 715
364
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5421
A formação do professor de Educação Física: contribuições da experiência docente para o ensino do tema transversal da Educação Ambiental na Educação Básica
Derli Juliano Neuenfeldt, Jane Márcia Mazzarino, Jacqueline Silva da Silva
704 - 730
Visualizações: 627
278
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4788
Tempos e espaços da aprendizagem na configuração da formação do professor nos cursos de licenciatura
Joana Paulin Romanowski, Simone Regina Manosso Cartaxo
731 - 754
Visualizações: 533
258
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5357
O estágio supervisionado para a formação de professores: as relações teórico-práticas em questão
Simone de Souza, Cristiane Batistioli Vendrame, Isaias Batista de Oliveira Junior
755 - 776
Visualizações: 1211
861
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5139
Práticas de iniciação à docência no estágio supervisionado em matemática
Gerson Ribeiro Bacury, José Domingos Antônio Gonçalves, Elisângela Aparecida Pereira de Melo
777 - 802
Visualizações: 603
402
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5399
Formação inicial de educadores químicos na interface Universidade-Escola no contexto do PIBID
Lucicléia Pereira da Silva, Marcos Antonio Barros dos Santos
803 - 821
Visualizações: 569
257
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5424
O memorial como componente pedagógico na formação docente em educação física: uma experiência no PIBID
Marlon Messias Santana Cruz
822 - 843
Visualizações: 445
302
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4844
Na escuta de vozes formativas: impactos do PIBID na formação de professores de história a partir de narrativas (auto)biográficas
Fátima Nailena Fonsêca Cordeiro, Simone Maria da Rocha, Francisco Vieira da Silva
844 - 868
Visualizações: 313
197
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5159
Perder-se também é caminho: inserção profissional de egressos da licenciatura em pedagogia da universidade do estado do Rio Grande do Norte
Francisca Geise Varela Costa, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
869 - 894
Visualizações: 358
184
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5356
Representações sociais sobre os desafios da formação docente: narrativas de estudantes de licenciaturas sobre o tornar-se professor (a)
Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Maura Lúcia Martins Cardoso, Ivany Pinto Nascimento
895 - 921
Visualizações: 456
338
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5434
Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores
Paloma Marques dos Santos, Ana Maria Santos Gouw
922 - 946
Visualizações: 2407
1087
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5396
Motivação para a docência na Educação Básica: um estudo a partir da Teoria da Autodeterminação com discentes do curso de licenciatura em Física
Andresa da Costa Ribeiro, Marcia da Costa
947 - 972
Visualizações: 678
499
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5407
Gestão das licenciaturas da UERN no contexto da pandemia: um relato de experiência
Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Wendson Dantas de Araújo Medeiros, Josélia Carvalho Carvalho de Araújo
973 - 988
Visualizações: 452
224
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5879
"Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior
Amanda R Franco, Rui Marques Vieira
989 - 1015
Visualizações: 517
259
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362
Os estilos de uso dos espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica
Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Daniela Melaré Vieira Barros, Raquel Rosan Christino Gitahy
1016 - 1044
Visualizações: 955
495
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403
ENTREVISTA
Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos
Helena Costa Lopes de Freitas, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
1045 - 1061
Visualizações: 717
444
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6429
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo