Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UEMS
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 13 No. 39 (2023): v. 13 n. 39 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
Vol. 13 No. 39 (2023): v. 13 n. 39 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39
Published:
2023-04-26
Full Issue
Expediente (Português (Brasil))
Expediente
Apresentação Dossiê
Ensino de Ciências e Formação de professores: olhares contemporâneos
Carla Busato Zandavalli, Daniele Correa, Maria Inês de Affonseca Jardim, Patrícia Sandalo Pereira
Visualizações: 13
Expediente
Lucelia Tavares Guimaraes
Visualizações: 179
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7654
Artigos
O aprendizado como direito social fundamental
Thiago Aires Estrela
Visualizações: 263
289
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4213
Infância youtuber mirim: tensões e desafios
Sônia Regina Da Luz Matos
Visualizações: 243
148
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4259
Práticas Não Formais de aprendizagem em Geociências: Museu Virtual Geológico do Pampa
Cristiane Heredia Gomes, Diogo Gabriel Sperandio
Visualizações: 182
199
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4449
Espectadores experientes, sujeitos autônomos: a mediação teatral como forma de construir conhecimento e de estar com o mundo
William Fernandes Molina
Visualizações: 199
127
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4547
Modelos de Gestão Escolar: Aproximações entre Brasil, Chile, Equador e México
Aureo Kerbes, Louise de Quadros da Silva, Paulo Fossatti
Visualizações: 319
209
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4569
Educação, História e Games: para além das fronteiras
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Kauan Pessanha Soares
Visualizações: 236
157
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4707
Relações entre saúde mental e a realização do curso de graduação: pontos de vista de graduandos de uma universidade estadual paulista
Cláudio Rodrigues da Silva
Visualizações: 346
175
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4793
A colonização de Rondônia e o projeto LOGOS II (1970-1990)
Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
Visualizações: 525
255
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4861
Quilombo e memória: o projeto Identidade Cultural na escola David Miranda em Santana-AP
Silvaney Rubens Alves de Souza, Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster
Visualizações: 242
161
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4888
Tecnologia Digital e Cognição Numérica: proposta de formação continuada de professores
Patricia Ferreira Concato de Souza, Marilia Bazan Blanco, Joao Coelho Neto
Visualizações: 198
167
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4994
Qual lugar da Arte na Educação Infantil?
Margarete Sacht Góes
Visualizações: 518
314
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5079
Ideários Pedagógicos na Educação Infantil: análises das concepções docentes
Mayam Andrade Bezerra, Maria Das Graças de Almeida Baptista
Visualizações: 186
134
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5082
Relações público-privadas nas políticas de educação em tempo integral no Estado de São Paulo
Cláudia da Mota Darós Parente
Visualizações: 146
162
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5405
Os caminhos (nada suaves) para a implementação de uma educação antirracista: experiência em uma rede municipal catarinense
Marlina Oliveira Schiessl, Lucimar Rosa Dias
Visualizações: 269
146
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5468
A Voz do “Eu Coletivo/Singular”: licenciandos em matemática e suas perspectivas sobre tecnologias digitais
Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo
Visualizações: 120
149
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5477
Escolas invisíveis: o direito à educação sob condições precárias no ensino médio do Ceará
Ana Léa Bastos Lima, Sofia Lerche Vieira, Eloísa Maia Vidal
Visualizações: 140
110
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5479
Avaliação do ensino remoto emergencial de Epidemiologia em uma universidade pública do sul do Brasil durante pandemia de Covid-19
Edi Franciele Ries, Verginia Margareth Possatti Rocha, Carlos Gustavo Lopes da Silva
Visualizações: 215
103
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5489
O emprego de Histórias em Quadrinhos como material didático para o ensino de Ciências
Luana Cristina Avelino, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
Visualizações: 186
166
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542
Suicídio: formação docente e a prevenção no contexto escolar
Gythãna Dantas Cidreira, Ema Marta Dunck Cintra
Visualizações: 250
172
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5616
Educação Ambiental na Amazônia Sul-Ocidental
uma análise dos planejamentos didáticos e a percepção dos docentes em Ciências da Natureza
Kellyson Silva de Souza, Elaine Almeida Delarmelinda
Visualizações: 284
181
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5622
Formação de professores
a contribuição dos institutos federais
Cintia Lisiane da Silva Renz, Jaqueline Molon, Sergio Roberto Kieling Franco
Visualizações: 178
132
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5726
Concepções e práticas na escolarização de estudantes surdos
narrativas docentes
Anderson Luchese, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Visualizações: 100
94
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5784
Afetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infância
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Alessandra Rodrigues Almeida, Jussara Cristina Barboza Tortella
Visualizações: 74
76
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5838
Introdução à programação em Python utilizando smartphone
Um relato de experiência usando a abordagem construcionista de Seymour Papert
Elisrenan Barbosa Silva, Daniel Oliveira Dantas, Kalil Bispo Araujo
Visualizações: 336
219
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5876
Reflexões sobre o cotidiano e vivências das práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem
Luciana Amorim de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Vilomar Sandes Sampaio
Visualizações: 202
106
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5956
Tecnologias digitais, WhatsApp e leitura escrita
Olhares plurais
Sidmar da Silva Oliveira
Visualizações: 187
142
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5980
Democratização da escola pública
Uma proposição à síntese brasileira
Marcela Moraes de Castro
Visualizações: 343
133
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6001
A vacilante relação do estado brasileiro com o neoliberalismo e suas implicações nas políticas públicas educacionais
Um olhar às metas do plano nacional de educação (PNE) para a formação de professores
Claudecir Dos Santos, Jessica Luana Casagrande , Lauren Pieta Canan
Visualizações: 285
212
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6042
A ERER na educação básica
O trato com a diversidade cultural em uma escola paraense (2014-2020)
Wilma Nazaré Baía Coelho, Anne de Matos Souza Ferreira
Visualizações: 247
148
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6082
A utilização de cenários virtuais de aprendizagem como interfaces didático-pedagógicas no ensino fundamental
Willian Lima Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete
Visualizações: 260
199
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6101
A formação de professores de ciências em um curso de licenciatura
fragilidades na matriz curricular
Mardem Michael Ferreira da Silva, Thiago Mendonça
Visualizações: 251
170
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6128
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob uma perspectiva inovadora
O Projeto Paranoá
Rosimeire Aguiar Pereira Lopes, Maria Clarisse Vieira
Visualizações: 205
97
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6139
O papel das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação na formação de professores para Educação Básica
Felipe Lopes Terrão, Elbio Elbio Miyahira
Visualizações: 727
249
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6160
Transdisciplinariedade em história e linguagens
Uma análise de aulas de campo no Museu Histórico Nacional com alunos do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (2015 – 2017)
Luiz Paulo da Silva Braga, Cláudio de Oliveira Martins
Visualizações: 116
92
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6308
Paulo Freire hoy en la alfabetización política de la Educación Iberoamericana, a la luminiscencia del análisis crítico del discurso de sus protagonistas
Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato
Visualizações: 109
72
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6468
O registro na avaliação da aprendizagem como parte do trabalho pedagógico na Educação Infantil
Francisco Reginaldo Linhares, Maria da Conceição Costa
Visualizações: 412
208
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6488
A PEDAGOGIA DO OLHAR E DA ESCUTA NO APRENDIZADO DE PALAVRAS, IMAGENS E NORMAS: EM UMA HISTÓRIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NA EMPEF/EJA "MARIA PAVANATTI FÁVARO"
The pedagogy of looking and listening in learning words, images and norms: in a history of struggles and resistances at EMEF/EJA “Maria Pavanatti Fávaro”
Diogo da Silva Roiz, Jonas Rafael dos Santos
Visualizações: 662
272
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7283
O Retrato do Realismo e Violência na Literatura
Milena Monique Oviedo, Lucilo Antonio Rodrigues
Visualizações: 237
124
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7285
RESENHA
A FÁBRICA DA EDUCAÇÃO: DA ESPECIALIZAÇÃO TAYLORISTA À FLEXIBILIZAÇÃO TOYOTISTA
Paula de Macedo Santos
Visualizações: 378
218
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4853
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL
Marcos José Andrighetto, Silvia de Siqueira
Visualizações: 146
137
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6171
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Make a Submission
Make a Submission