v. 13 n. 39 (2023): v. 13 n. 39 (2023): Interfaces da Educação

Edição completa

Expediente

  • Apresentação Dossiê Ensino de Ciências e Formação de professores: olhares contemporâneos

    Carla Busato Zandavalli, Daniele Correa, Maria Inês de Affonseca Jardim, Patrícia Sandalo Pereira

    Visualizações: 3
  • Expediente

    Lucelia Tavares Guimaraes

    Visualizações: 171
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7654

Artigos

  • O aprendizado como direito social fundamental

    Thiago Aires Estrela

    Visualizações: 256
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4213
  • Infância youtuber mirim: tensões e desafios

    Sônia Regina Da Luz Matos

    Visualizações: 209
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4259
  • Práticas Não Formais de aprendizagem em Geociências: Museu Virtual Geológico do Pampa

    Cristiane Heredia Gomes, Diogo Gabriel Sperandio

    Visualizações: 161
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4449
  • Espectadores experientes, sujeitos autônomos: a mediação teatral como forma de construir conhecimento e de estar com o mundo

    William Fernandes Molina

    Visualizações: 165
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4547
  • Modelos de Gestão Escolar: Aproximações entre Brasil, Chile, Equador e México

    Aureo Kerbes, Louise de Quadros da Silva, Paulo Fossatti

    Visualizações: 296
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4569
  • Educação, História e Games: para além das fronteiras

    Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Kauan Pessanha Soares

    Visualizações: 208
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4707
  • Relações entre saúde mental e a realização do curso de graduação: pontos de vista de graduandos de uma universidade estadual paulista

    Cláudio Rodrigues da Silva

    Visualizações: 322
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4793
  • A colonização de Rondônia e o projeto LOGOS II (1970-1990)

    Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto

    Visualizações: 411
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4861
  • Quilombo e memória: o projeto Identidade Cultural na escola David Miranda em Santana-AP

    Silvaney Rubens Alves de Souza, Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster

    Visualizações: 220
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4888
  • Tecnologia Digital e Cognição Numérica: proposta de formação continuada de professores

    Patricia Ferreira Concato de Souza, Marilia Bazan Blanco, Joao Coelho Neto

    Visualizações: 179
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4994
  • Qual lugar da Arte na Educação Infantil?

    Margarete Sacht Góes

    Visualizações: 408
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5079
  • Ideários Pedagógicos na Educação Infantil: análises das concepções docentes

    Mayam Andrade Bezerra, Maria Das Graças de Almeida Baptista

    Visualizações: 164
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5082
  • Relações público-privadas nas políticas de educação em tempo integral no Estado de São Paulo

    Cláudia da Mota Darós Parente

    Visualizações: 130
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5405
  • Os caminhos (nada suaves) para a implementação de uma educação antirracista: experiência em uma rede municipal catarinense

    Marlina Oliveira Schiessl, Lucimar Rosa Dias

    Visualizações: 215
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5468
  • A Voz do “Eu Coletivo/Singular”: licenciandos em matemática e suas perspectivas sobre tecnologias digitais

    Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo

    Visualizações: 108
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5477
  • Escolas invisíveis: o direito à educação sob condições precárias no ensino médio do Ceará

    Ana Léa Bastos Lima, Sofia Lerche Vieira, Eloísa Maia Vidal

    Visualizações: 117
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5479
  • Avaliação do ensino remoto emergencial de Epidemiologia em uma universidade pública do sul do Brasil durante pandemia de Covid-19

    Edi Franciele Ries, Verginia Margareth Possatti Rocha, Carlos Gustavo Lopes da Silva

    Visualizações: 197
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5489
  • O emprego de Histórias em Quadrinhos como material didático para o ensino de Ciências

    Luana Cristina Avelino, Nádia Cristina Guimarães Errobidart

    Visualizações: 156
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542
  • Suicídio: formação docente e a prevenção no contexto escolar

    Gythãna Dantas Cidreira, Ema Marta Dunck Cintra

    Visualizações: 227
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5616
  • Educação Ambiental na Amazônia Sul-Ocidental uma análise dos planejamentos didáticos e a percepção dos docentes em Ciências da Natureza

    Kellyson Silva de Souza, Elaine Almeida Delarmelinda

    Visualizações: 240
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5622
  • Formação de professores a contribuição dos institutos federais

    Cintia Lisiane da Silva Renz, Jaqueline Molon, Sergio Roberto Kieling Franco

    Visualizações: 140
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5726
  • Concepções e práticas na escolarização de estudantes surdos narrativas docentes

    Anderson Luchese, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski

    Visualizações: 92
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5784
  • Afetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infância

    Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Alessandra Rodrigues Almeida, Jussara Cristina Barboza Tortella

    Visualizações: 65
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5838
  • Introdução à programação em Python utilizando smartphone Um relato de experiência usando a abordagem construcionista de Seymour Papert

    Elisrenan Barbosa Silva, Daniel Oliveira Dantas, Kalil Bispo Araujo

    Visualizações: 284
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5876
  • Reflexões sobre o cotidiano e vivências das práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem

    Luciana Amorim de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Vilomar Sandes Sampaio

    Visualizações: 173
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5956
  • Tecnologias digitais, WhatsApp e leitura escrita Olhares plurais

    Sidmar da Silva Oliveira

    Visualizações: 155
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5980
  • Democratização da escola pública Uma proposição à síntese brasileira

    Marcela Moraes de Castro

    Visualizações: 289
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6001
  • A vacilante relação do estado brasileiro com o neoliberalismo e suas implicações nas políticas públicas educacionais Um olhar às metas do plano nacional de educação (PNE) para a formação de professores

    Claudecir Dos Santos, Jessica Luana Casagrande , Lauren Pieta Canan

    Visualizações: 245
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6042
  • A ERER na educação básica O trato com a diversidade cultural em uma escola paraense (2014-2020)

    Wilma Nazaré Baía Coelho, Anne de Matos Souza Ferreira

    Visualizações: 211
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6082
  • A utilização de cenários virtuais de aprendizagem como interfaces didático-pedagógicas no ensino fundamental

    Willian Lima Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete

    Visualizações: 214
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6101
  • A formação de professores de ciências em um curso de licenciatura fragilidades na matriz curricular

    Mardem Michael Ferreira da Silva, Thiago Mendonça

    Visualizações: 210
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6128
  • A Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob uma perspectiva inovadora O Projeto Paranoá

    Rosimeire Aguiar Pereira Lopes, Maria Clarisse Vieira

    Visualizações: 186
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6139
  • O papel das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação na formação de professores para Educação Básica

    Felipe Lopes Terrão, Elbio Elbio Miyahira

    Visualizações: 478
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6160
  • Transdisciplinariedade em história e linguagens Uma análise de aulas de campo no Museu Histórico Nacional com alunos do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (2015 – 2017)

    Luiz Paulo da Silva Braga, Cláudio de Oliveira Martins

    Visualizações: 104
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6308
  • Paulo Freire hoy en la alfabetización política de la Educación Iberoamericana, a la luminiscencia del análisis crítico del discurso de sus protagonistas

    Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato

    Visualizações: 101
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6468
  • O registro na avaliação da aprendizagem como parte do trabalho pedagógico na Educação Infantil

    Francisco Reginaldo Linhares, Maria da Conceição Costa

    Visualizações: 364
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6488
  • A PEDAGOGIA DO OLHAR E DA ESCUTA NO APRENDIZADO DE PALAVRAS, IMAGENS E NORMAS: EM UMA HISTÓRIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NA EMPEF/EJA "MARIA PAVANATTI FÁVARO" The pedagogy of looking and listening in learning words, images and norms: in a history of struggles and resistances at EMEF/EJA “Maria Pavanatti Fávaro”

    Diogo da Silva Roiz, Jonas Rafael dos Santos

    Visualizações: 512
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7283
  • O Retrato do Realismo e Violência na Literatura

    Milena Monique Oviedo, Lucilo Antonio Rodrigues

    Visualizações: 206
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7285

RESENHA

  • A FÁBRICA DA EDUCAÇÃO: DA ESPECIALIZAÇÃO TAYLORISTA À FLEXIBILIZAÇÃO TOYOTISTA

    Paula de Macedo Santos

    Visualizações: 315
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4853
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL

    Marcos José Andrighetto, Silvia de Siqueira

    Visualizações: 130
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6171