Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 13 Núm. 39 (2023): v. 13 n. 39 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
Vol. 13 Núm. 39 (2023): v. 13 n. 39 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39
Publicado:
2023-04-26
Número completo
Expediente (Português (Brasil))
Expediente
Apresentação Dossiê
Ensino de Ciências e Formação de professores: olhares contemporâneos
Carla Busato Zandavalli, Daniele Correa, Maria Inês de Affonseca Jardim, Patrícia Sandalo Pereira
Visualizações: 33
Expediente
Lucelia Tavares Guimaraes
Visualizações: 210
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7654
Artigos
O aprendizado como direito social fundamental
Thiago Aires Estrela
Visualizações: 285
332
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4213
Infância youtuber mirim: tensões e desafios
Sônia Regina Da Luz Matos
Visualizações: 310
196
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4259
Práticas Não Formais de aprendizagem em Geociências: Museu Virtual Geológico do Pampa
Cristiane Heredia Gomes, Diogo Gabriel Sperandio
Visualizações: 257
239
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4449
Espectadores experientes, sujeitos autônomos: a mediação teatral como forma de construir conhecimento e de estar com o mundo
William Fernandes Molina
Visualizações: 276
174
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4547
Modelos de Gestão Escolar: Aproximações entre Brasil, Chile, Equador e México
Aureo Kerbes, Louise de Quadros da Silva, Paulo Fossatti
Visualizações: 385
247
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4569
Educação, História e Games: para além das fronteiras
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Kauan Pessanha Soares
Visualizações: 294
194
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4707
Relações entre saúde mental e a realização do curso de graduação: pontos de vista de graduandos de uma universidade estadual paulista
Cláudio Rodrigues da Silva
Visualizações: 391
212
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4793
A colonização de Rondônia e o projeto LOGOS II (1970-1990)
Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
Visualizações: 796
529
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4861
Quilombo e memória: o projeto Identidade Cultural na escola David Miranda em Santana-AP
Silvaney Rubens Alves de Souza, Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster
Visualizações: 286
193
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4888
Tecnologia Digital e Cognição Numérica: proposta de formação continuada de professores
Patricia Ferreira Concato de Souza, Marilia Bazan Blanco, Joao Coelho Neto
Visualizações: 249
197
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4994
Qual lugar da Arte na Educação Infantil?
Margarete Sacht Góes
Visualizações: 812
436
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5079
Ideários Pedagógicos na Educação Infantil: análises das concepções docentes
Mayam Andrade Bezerra, Maria Das Graças de Almeida Baptista
Visualizações: 243
161
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5082
Relações público-privadas nas políticas de educação em tempo integral no Estado de São Paulo
Cláudia da Mota Darós Parente
Visualizações: 189
213
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5405
Os caminhos (nada suaves) para a implementação de uma educação antirracista: experiência em uma rede municipal catarinense
Marlina Oliveira Schiessl, Lucimar Rosa Dias
Visualizações: 368
207
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5468
A Voz do “Eu Coletivo/Singular”: licenciandos em matemática e suas perspectivas sobre tecnologias digitais
Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo
Visualizações: 141
191
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5477
Escolas invisíveis: o direito à educação sob condições precárias no ensino médio do Ceará
Ana Léa Bastos Lima, Sofia Lerche Vieira, Eloísa Maia Vidal
Visualizações: 186
141
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5479
Avaliação do ensino remoto emergencial de Epidemiologia em uma universidade pública do sul do Brasil durante pandemia de Covid-19
Edi Franciele Ries, Verginia Margareth Possatti Rocha, Carlos Gustavo Lopes da Silva
Visualizações: 244
123
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5489
O emprego de Histórias em Quadrinhos como material didático para o ensino de Ciências
Luana Cristina Avelino, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
Visualizações: 251
198
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542
Suicídio: formação docente e a prevenção no contexto escolar
Gythãna Dantas Cidreira, Ema Marta Dunck Cintra
Visualizações: 357
227
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5616
Educação Ambiental na Amazônia Sul-Ocidental
uma análise dos planejamentos didáticos e a percepção dos docentes em Ciências da Natureza
Kellyson Silva de Souza, Elaine Almeida Delarmelinda
Visualizações: 331
218
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5622
Formação de professores
a contribuição dos institutos federais
Cintia Lisiane da Silva Renz, Jaqueline Molon, Sergio Roberto Kieling Franco
Visualizações: 266
190
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5726
Concepções e práticas na escolarização de estudantes surdos
narrativas docentes
Anderson Luchese, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Visualizações: 141
128
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5784
Afetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infância
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Alessandra Rodrigues Almeida, Jussara Cristina Barboza Tortella
Visualizações: 104
100
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5838
Introdução à programação em Python utilizando smartphone
Um relato de experiência usando a abordagem construcionista de Seymour Papert
Elisrenan Barbosa Silva, Daniel Oliveira Dantas, Kalil Bispo Araujo
Visualizações: 413
264
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5876
Reflexões sobre o cotidiano e vivências das práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem
Luciana Amorim de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Vilomar Sandes Sampaio
Visualizações: 259
135
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5956
Tecnologias digitais, WhatsApp e leitura escrita
Olhares plurais
Sidmar da Silva Oliveira
Visualizações: 242
171
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5980
Democratização da escola pública
Uma proposição à síntese brasileira
Marcela Moraes de Castro
Visualizações: 414
171
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6001
A vacilante relação do estado brasileiro com o neoliberalismo e suas implicações nas políticas públicas educacionais
Um olhar às metas do plano nacional de educação (PNE) para a formação de professores
Claudecir Dos Santos, Jessica Luana Casagrande , Lauren Pieta Canan
Visualizações: 378
279
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6042
A ERER na educação básica
O trato com a diversidade cultural em uma escola paraense (2014-2020)
Wilma Nazaré Baía Coelho, Anne de Matos Souza Ferreira
Visualizações: 317
182
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6082
A utilização de cenários virtuais de aprendizagem como interfaces didático-pedagógicas no ensino fundamental
Willian Lima Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete
Visualizações: 328
237
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6101
A formação de professores de ciências em um curso de licenciatura
fragilidades na matriz curricular
Mardem Michael Ferreira da Silva, Thiago Mendonça
Visualizações: 306
209
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6128
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob uma perspectiva inovadora
O Projeto Paranoá
Rosimeire Aguiar Pereira Lopes, Maria Clarisse Vieira
Visualizações: 250
143
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6139
O papel das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação na formação de professores para Educação Básica
Felipe Lopes Terrão, Elbio Elbio Miyahira
Visualizações: 1060
339
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6160
Transdisciplinariedade em história e linguagens
Uma análise de aulas de campo no Museu Histórico Nacional com alunos do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (2015 – 2017)
Luiz Paulo da Silva Braga, Cláudio de Oliveira Martins
Visualizações: 155
116
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6308
Paulo Freire hoy en la alfabetización política de la Educación Iberoamericana, a la luminiscencia del análisis crítico del discurso de sus protagonistas
Milagros Elena Rodríguez, Ivan Fortunato
Visualizações: 131
92
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6468
O registro na avaliação da aprendizagem como parte do trabalho pedagógico na Educação Infantil
Francisco Reginaldo Linhares, Maria da Conceição Costa
Visualizações: 535
278
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6488
A PEDAGOGIA DO OLHAR E DA ESCUTA NO APRENDIZADO DE PALAVRAS, IMAGENS E NORMAS: EM UMA HISTÓRIA DE LUTAS E RESISTÊNCIAS NA EMPEF/EJA "MARIA PAVANATTI FÁVARO"
The pedagogy of looking and listening in learning words, images and norms: in a history of struggles and resistances at EMEF/EJA “Maria Pavanatti Fávaro”
Diogo da Silva Roiz, Jonas Rafael dos Santos
Visualizações: 854
312
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7283
O Retrato do Realismo e Violência na Literatura
Milena Monique Oviedo, Lucilo Antonio Rodrigues
Visualizações: 330
170
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.7285
RESENHA
A FÁBRICA DA EDUCAÇÃO: DA ESPECIALIZAÇÃO TAYLORISTA À FLEXIBILIZAÇÃO TOYOTISTA
Paula de Macedo Santos
Visualizações: 474
281
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4853
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL
Marcos José Andrighetto, Silvia de Siqueira
Visualizações: 185
167
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6171
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo