Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 12 Núm. 35 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: VISÃO INTERNA E EXTERNA DO AMBIENTE SOCIOEDUCACIONAL
Vol. 12 Núm. 35 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: VISÃO INTERNA E EXTERNA DO AMBIENTE SOCIOEDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35
Publicado:
2021-08-31
Expediente
EXPEDIENTE DE APRESSENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6734
Juliana do Prado, Maria Cacília de Souza Minayo, Renan Antônio da Silva
01 - 11
PDF (Português (Brasil))
Artigos
A presença de indígenas com deficiência matriculados em uma escola de educação especial no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4151
Cláudia Battestin, Fernanda Furini
12 - 37
pdf (Português (Brasil))
A escolha pela licenciatura: perspectivas para formação de professores na UNESPAR campus Paranavaí (2014-2019)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4333
Rodrigo da Silva Carvalho, Márcia Marlene Stentzler
38 - 63
PDF (Português (Brasil))
Discursos sobre a experimentação na formação de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4374
Edson Frozza, Bruno dos Santos Pastoriza
64 - 90
PDF (Português (Brasil))
Escola ”de ladainhas”: práticas educativas de rezadores em Breves-PA
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4589
Paula Fernanda Pinheiro Souza, Maria Betania Barbosa Albuquerque
91 - 117
PDF (Português (Brasil))
Aprendendo no ciberespaço: o caso dos MOOC
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4637
Jhamille Roberts Tyler, Kyria Rebeca Finardi
118 - 137
PDF (Português (Brasil))
Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4640
Cilene Nascimento Canda, carla meira pires de carvalho
138 - 161
PDF (Português (Brasil))
O lúdico no processo de ensino de inglês: perspectivas no contexto da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4644
Amanda Stanislawski Reche, Marcele Garbin Dagios
162 - 183
PDF (Português (Brasil))
Tendências de pesquisas brasileiras em Ensino de Biologia (2013 - 2018): um estudo de periódicos, dissertações e teses
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4648
Valéria Cristina Ferrari Petik, Caroline Oenning de Oliveira, Marcia Regina Royer
184 - 205
PDF (Português (Brasil))
Caravana da diversidade: o processo de mediação para a produção de recursos educacionais abertos sobre a biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4710
Danilo Seithi Kato, Mariana Guelero do Valle, Marilisa Bialvo Hoffmann
206 - 231
PDF (Português (Brasil))
As relações interpessoais na sala de aula: a mediação pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem da criança com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4712
Cleusa Inês Ziesmann, Jeize de Fátima Batista, Sonize Lepke
232 - 252
PDF (Português (Brasil))
Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma Proposta na Educação Infantil a partir do Tema Moradia
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4749
Anderson Pedro Laurindo, Josie Agatha Parrilha da Silva, Patricia Aparecida Brigola Vargas D'Oliveira
253 - 277
PDF (Português (Brasil))
Indicadores de formação e trabalho dos professores no Brasil: uma análise do perfil revelado pelo censo escolar de 2018
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4761
Paulo César Geglio
278 - 300
PDF (Português (Brasil))
A plataforma Khan Academy no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4775
Anne Alilma Silva Souza Ferrete, RODRIGO BOZI FERRETE
301 - 323
PDF (Português (Brasil))
Sobre etnicidade na educação: saberes e corporeidade no ritual do Torém na Escola Indígena Diferenciada Maria Venâncio
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4822
Arliene Stephanie Menezes Pereira
324 - 346
PDF (Português (Brasil))
O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: o olhar da fenomenologia para os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4835
Richard Fernandes Fernandes, Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
347 - 371
PDF (Português (Brasil))
Olhando para uma educação que transforma relações étnico-raciais: experiências na Universidade de Camagüey, Cuba.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4903
Maikel Pons Giralt, Alberto Chio Rojas, Pavel Revelo Álvarez
372 - 392
Sem título (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Identidade e diversidade cultural na formação docente: análise das resoluções do Conselho Nacional De Educação de 2002 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4921
Cleide Carvalho de Matos, Eliane Miranda Costa, Vivianne Nunes da Silva Caetano
393 - 422
PDF (Português (Brasil))
O que pensam professores indígenas Guarani sobre interculturalidade?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4950
gabriela dos santos barbosa, Fernanda Muniz dos Santos, Alexandre Ribeiro Neto
423 - 447
PDF (Português (Brasil))
Contribuições dos diários de campo para a formação de um grupo de licenciandos em química
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4975
Fernanda Luiza de Faria, Keysy Solange Costa Nogueira
448 - 466
PDF (Português (Brasil))
Propostas de metodologias ativas para aprendizagem na área de tecnologia de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4980
Maria Jara Montibeller, Antonio Luiz Gubert
467 - 486
PDF (Português (Brasil))
Relações entre discursos ao ensinar a ensinar
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5374
Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello
487 - 505
PDF (Português (Brasil))
Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5386
Diene Eire de Mello, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais
506 - 531
PDF (Português (Brasil))
Estágio supervisionado no curso de Pedagogia na UERN/Campus Central: um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5422
Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Maria Cleonice Soares, Elda Silva do Nascimento Melo
532 - 556
PDF (Português (Brasil))
Formação de educadoras(es): diálogos possíveis entre Brasil e Finlândia
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5358
Juliana Crespo Lopes, Maria de Fátima Barbosa Pires, Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino
557 - 582
PDF (Português (Brasil))
Educação para a Carreira e a formação inicial de professores para a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5426
Sandy Carla Pilatti, Odilon Luiz Poli
583 - 607
PDF (Português (Brasil))
Artigos Temáticos
Política educacional em debate: ações no contexto municipal de Campo Grande-MS para a aplicação da Lei nº 11.738, de 2008
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5613
Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña, Shirley Takeco Gobara, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
608 - 634
PDF (Português (Brasil))
Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5785
Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres, Carlos Eduardo Pedreira
635 - 658
PDF (Português (Brasil))
Políticas públicas e gestão de resíduos sólidos: educação ambiental a partir de estudo de caso em Poços de Caldas/MG
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5915
Felipe Freitas de Araújo Alves, Lucas de Souza Lehfeld, Alexandre Celioto Contin
659 - 685
PDF (Português (Brasil))
O grau de adesão dos currículos subnacionais à BNCC
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5950
Francisco Thiago Silva, Alessandra Valéria de Paula
686 - 718
PDF (Português (Brasil))
Educação integral (e)m tempo integral e o Programa Mumbuca Futuro em Maricá
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6022
Ranulfo Cavalari Neto, Thaís Cristina Souza de Oliveira, Rayanne de Medeiros Gonçalves
719 - 744
PDF (Português (Brasil))
Novo ensino médio no Rio Grande Do Sul: um olhar para o processo de implantação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6027
Fabiane Habowski, Fabiane de Andrade Leite
745 - 767
PDF (Português (Brasil))
Políticas neoliberais e expansão do ensino superior: desafios para a formação docente universitária
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6028
Jaqueline Antonello, Sueli Ribeiro Comar
768 - 791
PDF (Português (Brasil))
O PROEX/CAPES como política pública brasileira de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6049
Daniela Côco, Livio Amaral
792 - 815
PDF (Português (Brasil))
Trajetória acadêmica de estudantes cotistas: um olhar a partir dos mecanismos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6051
Chanauana de Azevedo Canci, Jaqueline Moll
816 - 842
PDF (Português (Brasil))
Políticas educacionais na socioeducação: a educação escolar na internação provisória
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6053
Maria Nilvane Fernandes, Márcia Cossetin, Débora Pereira da Costa
843 - 866
PDF (Português (Brasil))
Políticas e práticas educacionais desenvolvidas em relação aos alunos com deficiência intelectual em escolas regulares por um munícipio paranaense
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6055
Katiane Pereira dos Santos, Célia Regina Vitaliano, Jacqueline Lidiane de Souza Prais
867 - 894
PDF (Português (Brasil))
Política pública de educação em tempo integral no estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6059
Keila Roberta Cavalheiro Guimarães, Maria de Fátima Matos de Souza
895 - 920
PDF (Português (Brasil))
Tendências Epistemológicas em Estudos da Universidade Federal de Pernambuco sobre Políticas de Avaliação Educacional
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6062
Divane Oliveira de Moura Silva, Marcela de Souza Santiago, Kátia Silva Cunha
921 - 941
PDF (Português (Brasil))
As práticas extensionistas na formação inicial e a autonomia docente
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6057
Berenice Rocha Zabbot Garcia, Marly Kruger de Pesce, Elzira Maria Bagatim Munhoz
942 - 959
PDF (Português (Brasil))
Desigualdades de Gênero e Raça na Pesquisa em Educação: quem são e o que pesquisam as mulheres negras bolsistas de produtividade do CNPq?
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5528
Ivanderson Pereira da Silva, Alfrâncio Ferreira Dias
960 - 990
PDF (Português (Brasil))
Estudo Comparado Internacional em Educação Especial: Documentos Normativos e Orientadores no Brasil e no Canadá - International Comparative Study in Special Education: Normative and Guideline Documents in Brazil and Canada
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5813
Rosana C Carla do Nascimento Givigi, Denise Meyrelles de Jesus
991 - 1016
PDF (Português (Brasil))
Epistemologias do sul e teoria freiriana do conhecimento: premissas de dignidade humana na educação de adultos no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5882
Emina Márcia Nery dos Santos, Cécile Goi, Hervé Breton
1017 - 1038
PDF (Português (Brasil))
Formação para a conformação? Uma análise das redes da Fundação Itaú Social na implementação da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5979
Karine Morgan, Marcelo Mocarzel
1039 - 1064
PDF (Português (Brasil))
Sobre o ciclo de políticas: uma análise do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem (Penoa/SC)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6019
Fabiola Cardoso Cecchetti, Diana Carvalho de Carvalho
1065 - 1090
PDF (Português (Brasil))
Indicadores de impacto nos contextos socioeducativos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6074
Luana Priscila Wunsch, Rafaela Pereira da Rocha
1091 - 1114
PDF (Português (Brasil))
RESENHA
A formação dos cursos de Geografia e História no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6130
Teresa Maria Malatian
1115 - 1121
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo