Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 12 Núm. 35 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: VISÃO INTERNA E EXTERNA DO AMBIENTE SOCIOEDUCACIONAL
Vol. 12 Núm. 35 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: VISÃO INTERNA E EXTERNA DO AMBIENTE SOCIOEDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35
Publicado:
2021-08-31
Expediente
EXPEDIENTE DE APRESSENTAÇÃO
Juliana do Prado, Maria Cacília de Souza Minayo, Renan Antônio da Silva
01 - 11
Visualizações: 270
389
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6734
Artigos
A presença de indígenas com deficiência matriculados em uma escola de educação especial no sul do Brasil
Cláudia Battestin, Fernanda Furini
12 - 37
Visualizações: 385
286
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4151
A escolha pela licenciatura: perspectivas para formação de professores na UNESPAR campus Paranavaí (2014-2019)
Rodrigo da Silva Carvalho, Márcia Marlene Stentzler
38 - 63
Visualizações: 444
309
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4333
Discursos sobre a experimentação na formação de professores de Química
Edson Frozza, Bruno dos Santos Pastoriza
64 - 90
Visualizações: 521
363
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4374
Escola ”de ladainhas”: práticas educativas de rezadores em Breves-PA
Paula Fernanda Pinheiro Souza, Maria Betania Barbosa Albuquerque
91 - 117
Visualizações: 387
391
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4589
Aprendendo no ciberespaço: o caso dos MOOC
Jhamille Roberts Tyler, Kyria Rebeca Finardi
118 - 137
Visualizações: 404
249
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4637
Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos
Cilene Nascimento Canda, carla meira pires de carvalho
138 - 161
Visualizações: 747
332
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4640
O lúdico no processo de ensino de inglês: perspectivas no contexto da educação de jovens e adultos
Amanda Stanislawski Reche, Marcele Garbin Dagios
162 - 183
Visualizações: 730
618
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4644
Tendências de pesquisas brasileiras em Ensino de Biologia (2013 - 2018): um estudo de periódicos, dissertações e teses
Valéria Cristina Ferrari Petik, Caroline Oenning de Oliveira, Marcia Regina Royer
184 - 205
Visualizações: 392
395
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4648
Caravana da diversidade: o processo de mediação para a produção de recursos educacionais abertos sobre a biodiversidade
Danilo Seithi Kato, Mariana Guelero do Valle, Marilisa Bialvo Hoffmann
206 - 231
Visualizações: 712
445
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4710
As relações interpessoais na sala de aula: a mediação pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem da criança com deficiência
Cleusa Inês Ziesmann, Jeize de Fátima Batista, Sonize Lepke
232 - 252
Visualizações: 581
866
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4712
Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma Proposta na Educação Infantil a partir do Tema Moradia
Anderson Pedro Laurindo, Josie Agatha Parrilha da Silva, Patricia Aparecida Brigola Vargas D'Oliveira
253 - 277
Visualizações: 512
448
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4749
Indicadores de formação e trabalho dos professores no Brasil: uma análise do perfil revelado pelo censo escolar de 2018
Paulo César Geglio
278 - 300
Visualizações: 447
277
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4761
A plataforma Khan Academy no ensino de matemática
Anne Alilma Silva Souza Ferrete, RODRIGO BOZI FERRETE
301 - 323
Visualizações: 676
383
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4775
Sobre etnicidade na educação: saberes e corporeidade no ritual do Torém na Escola Indígena Diferenciada Maria Venâncio
Arliene Stephanie Menezes Pereira
324 - 346
Visualizações: 485
361
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4822
O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: o olhar da fenomenologia para os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor
Richard Fernandes Fernandes, Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
347 - 371
Visualizações: 585
780
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4835
Olhando para uma educação que transforma relações étnico-raciais: experiências na Universidade de Camagüey, Cuba.
Maikel Pons Giralt, Alberto Chio Rojas, Pavel Revelo Álvarez
372 - 392
Visualizações: 319
96
Sem título (Português (Brasil))
235
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4903
Identidade e diversidade cultural na formação docente: análise das resoluções do Conselho Nacional De Educação de 2002 a 2019
Cleide Carvalho de Matos, Eliane Miranda Costa, Vivianne Nunes da Silva Caetano
393 - 422
Visualizações: 581
417
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4921
O que pensam professores indígenas Guarani sobre interculturalidade?
gabriela dos santos barbosa, Fernanda Muniz dos Santos, Alexandre Ribeiro Neto
423 - 447
Visualizações: 318
182
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4950
Contribuições dos diários de campo para a formação de um grupo de licenciandos em química
Fernanda Luiza de Faria, Keysy Solange Costa Nogueira
448 - 466
Visualizações: 556
301
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4975
Propostas de metodologias ativas para aprendizagem na área de tecnologia de alimentos
Maria Jara Montibeller, Antonio Luiz Gubert
467 - 486
Visualizações: 359
336
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4980
Relações entre discursos ao ensinar a ensinar
Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello
487 - 505
Visualizações: 340
170
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5374
Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica
Diene Eire de Mello, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais
506 - 531
Visualizações: 877
677
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5386
Estágio supervisionado no curso de Pedagogia na UERN/Campus Central: um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais
Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Maria Cleonice Soares, Elda Silva do Nascimento Melo
532 - 556
Visualizações: 366
338
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5422
Formação de educadoras(es): diálogos possíveis entre Brasil e Finlândia
Juliana Crespo Lopes, Maria de Fátima Barbosa Pires, Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino
557 - 582
Visualizações: 412
213
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5358
Educação para a Carreira e a formação inicial de professores para a educação básica
Sandy Carla Pilatti, Odilon Luiz Poli
583 - 607
Visualizações: 2378
1177
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5426
Artigos Temáticos
Política educacional em debate: ações no contexto municipal de Campo Grande-MS para a aplicação da Lei nº 11.738, de 2008
Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña, Shirley Takeco Gobara, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
608 - 634
Visualizações: 281
160
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5613
Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM
Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres, Carlos Eduardo Pedreira
635 - 658
Visualizações: 903
684
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5785
Políticas públicas e gestão de resíduos sólidos: educação ambiental a partir de estudo de caso em Poços de Caldas/MG
Felipe Freitas de Araújo Alves, Lucas de Souza Lehfeld, Alexandre Celioto Contin
659 - 685
Visualizações: 871
787
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5915
O grau de adesão dos currículos subnacionais à BNCC
Francisco Thiago Silva, Alessandra Valéria de Paula
686 - 718
Visualizações: 1873
634
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5950
Educação integral (e)m tempo integral e o Programa Mumbuca Futuro em Maricá
Ranulfo Cavalari Neto, Thaís Cristina Souza de Oliveira, Rayanne de Medeiros Gonçalves
719 - 744
Visualizações: 689
520
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6022
Novo ensino médio no Rio Grande Do Sul: um olhar para o processo de implantação
Fabiane Habowski, Fabiane de Andrade Leite
745 - 767
Visualizações: 809
497
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6027
Políticas neoliberais e expansão do ensino superior: desafios para a formação docente universitária
Jaqueline Antonello, Sueli Ribeiro Comar
768 - 791
Visualizações: 492
279
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6028
O PROEX/CAPES como política pública brasileira de pós-graduação
Daniela Côco, Livio Amaral
792 - 815
Visualizações: 234
189
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6049
Trajetória acadêmica de estudantes cotistas: um olhar a partir dos mecanismos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul
Chanauana de Azevedo Canci, Jaqueline Moll
816 - 842
Visualizações: 233
156
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6051
Políticas educacionais na socioeducação: a educação escolar na internação provisória
Maria Nilvane Fernandes, Márcia Cossetin, Débora Pereira da Costa
843 - 866
Visualizações: 522
611
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6053
Políticas e práticas educacionais desenvolvidas em relação aos alunos com deficiência intelectual em escolas regulares por um munícipio paranaense
Katiane Pereira dos Santos, Célia Regina Vitaliano, Jacqueline Lidiane de Souza Prais
867 - 894
Visualizações: 335
211
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6055
Política pública de educação em tempo integral no estado do Pará
Keila Roberta Cavalheiro Guimarães, Maria de Fátima Matos de Souza
895 - 920
Visualizações: 571
383
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6059
Tendências Epistemológicas em Estudos da Universidade Federal de Pernambuco sobre Políticas de Avaliação Educacional
Divane Oliveira de Moura Silva, Marcela de Souza Santiago, Kátia Silva Cunha
921 - 941
Visualizações: 537
244
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6062
As práticas extensionistas na formação inicial e a autonomia docente
Berenice Rocha Zabbot Garcia, Marly Kruger de Pesce, Elzira Maria Bagatim Munhoz
942 - 959
Visualizações: 957
311
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6057
Desigualdades de Gênero e Raça na Pesquisa em Educação: quem são e o que pesquisam as mulheres negras bolsistas de produtividade do CNPq?
Ivanderson Pereira da Silva, Alfrâncio Ferreira Dias
960 - 990
Visualizações: 710
398
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5528
Estudo Comparado Internacional em Educação Especial: Documentos Normativos e Orientadores no Brasil e no Canadá - International Comparative Study in Special Education: Normative and Guideline Documents in Brazil and Canada
Rosana C Carla do Nascimento Givigi, Denise Meyrelles de Jesus
991 - 1016
Visualizações: 802
496
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5813
Epistemologias do sul e teoria freiriana do conhecimento: premissas de dignidade humana na educação de adultos no Brasil.
Emina Márcia Nery dos Santos, Cécile Goi, Hervé Breton
1017 - 1038
Visualizações: 228
224
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5882
Formação para a conformação? Uma análise das redes da Fundação Itaú Social na implementação da BNCC
Karine Morgan, Marcelo Mocarzel
1039 - 1064
Visualizações: 648
511
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5979
Sobre o ciclo de políticas: uma análise do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem (Penoa/SC)
Fabiola Cardoso Cecchetti, Diana Carvalho de Carvalho
1065 - 1090
Visualizações: 219
175
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6019
Indicadores de impacto nos contextos socioeducativos no Brasil
Luana Priscila Wunsch, Rafaela Pereira da Rocha
1091 - 1114
Visualizações: 355
563
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6074
RESENHA
A formação dos cursos de Geografia e História no Brasil
Teresa Maria Malatian
1115 - 1121
Visualizações: 182
222
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6130
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo