v. 12 n. 35 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: VISÃO INTERNA E EXTERNA DO AMBIENTE SOCIOEDUCACIONAL

Expediente

  • EXPEDIENTE DE APRESSENTAÇÃO

    Juliana do Prado, Maria Cacília de Souza Minayo, Renan Antônio da Silva
    01 - 11

    Visualizações: 270
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6734

Artigos

  • A presença de indígenas com deficiência matriculados em uma escola de educação especial no sul do Brasil

    Cláudia Battestin, Fernanda Furini
    12 - 37

    Visualizações: 385
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4151
  • A escolha pela licenciatura: perspectivas para formação de professores na UNESPAR campus Paranavaí (2014-2019)

    Rodrigo da Silva Carvalho, Márcia Marlene Stentzler
    38 - 63

    Visualizações: 444
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4333
  • Discursos sobre a experimentação na formação de professores de Química

    Edson Frozza, Bruno dos Santos Pastoriza
    64 - 90

    Visualizações: 521
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4374
  • Escola ”de ladainhas”: práticas educativas de rezadores em Breves-PA

    Paula Fernanda Pinheiro Souza, Maria Betania Barbosa Albuquerque
    91 - 117

    Visualizações: 387
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4589
  • Aprendendo no ciberespaço: o caso dos MOOC

    Jhamille Roberts Tyler, Kyria Rebeca Finardi
    118 - 137

    Visualizações: 406
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4637
  • Para além das fronteiras: ensinar e aprender teatro na educação de jovens e adultos

    Cilene Nascimento Canda, carla meira pires de carvalho
    138 - 161

    Visualizações: 750
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4640
  • O lúdico no processo de ensino de inglês: perspectivas no contexto da educação de jovens e adultos

    Amanda Stanislawski Reche, Marcele Garbin Dagios
    162 - 183

    Visualizações: 731
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4644
  • Tendências de pesquisas brasileiras em Ensino de Biologia (2013 - 2018): um estudo de periódicos, dissertações e teses

    Valéria Cristina Ferrari Petik, Caroline Oenning de Oliveira, Marcia Regina Royer
    184 - 205

    Visualizações: 392
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4648
  • Caravana da diversidade: o processo de mediação para a produção de recursos educacionais abertos sobre a biodiversidade

    Danilo Seithi Kato, Mariana Guelero do Valle, Marilisa Bialvo Hoffmann
    206 - 231

    Visualizações: 714
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4710
  • As relações interpessoais na sala de aula: a mediação pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem da criança com deficiência

    Cleusa Inês Ziesmann, Jeize de Fátima Batista, Sonize Lepke
    232 - 252

    Visualizações: 582
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4712
  • Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma Proposta na Educação Infantil a partir do Tema Moradia

    Anderson Pedro Laurindo, Josie Agatha Parrilha da Silva, Patricia Aparecida Brigola Vargas D'Oliveira
    253 - 277

    Visualizações: 512
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4749
  • Indicadores de formação e trabalho dos professores no Brasil: uma análise do perfil revelado pelo censo escolar de 2018

    Paulo César Geglio
    278 - 300

    Visualizações: 447
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4761
  • A plataforma Khan Academy no ensino de matemática

    Anne Alilma Silva Souza Ferrete, RODRIGO BOZI FERRETE
    301 - 323

    Visualizações: 678
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4775
  • Sobre etnicidade na educação: saberes e corporeidade no ritual do Torém na Escola Indígena Diferenciada Maria Venâncio

    Arliene Stephanie Menezes Pereira
    324 - 346

    Visualizações: 487
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4822
  • O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: o olhar da fenomenologia para os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor

    Richard Fernandes Fernandes, Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
    347 - 371

    Visualizações: 585
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4835
  • Olhando para uma educação que transforma relações étnico-raciais: experiências na Universidade de Camagüey, Cuba.

    Maikel Pons Giralt, Alberto Chio Rojas, Pavel Revelo Álvarez
    372 - 392

    Visualizações: 321
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4903
  • Identidade e diversidade cultural na formação docente: análise das resoluções do Conselho Nacional De Educação de 2002 a 2019

    Cleide Carvalho de Matos, Eliane Miranda Costa, Vivianne Nunes da Silva Caetano
    393 - 422

    Visualizações: 583
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4921
  • O que pensam professores indígenas Guarani sobre interculturalidade?

    gabriela dos santos barbosa, Fernanda Muniz dos Santos, Alexandre Ribeiro Neto
    423 - 447

    Visualizações: 318
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4950
  • Contribuições dos diários de campo para a formação de um grupo de licenciandos em química

    Fernanda Luiza de Faria, Keysy Solange Costa Nogueira
    448 - 466

    Visualizações: 557
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4975
  • Propostas de metodologias ativas para aprendizagem na área de tecnologia de alimentos

    Maria Jara Montibeller, Antonio Luiz Gubert
    467 - 486

    Visualizações: 360
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4980
  • Relações entre discursos ao ensinar a ensinar

    Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello
    487 - 505

    Visualizações: 340
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5374
  • Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica

    Diene Eire de Mello, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais
    506 - 531

    Visualizações: 883
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5386
  • Estágio supervisionado no curso de Pedagogia na UERN/Campus Central: um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais

    Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Maria Cleonice Soares, Elda Silva do Nascimento Melo
    532 - 556

    Visualizações: 368
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5422
  • Formação de educadoras(es): diálogos possíveis entre Brasil e Finlândia

    Juliana Crespo Lopes, Maria de Fátima Barbosa Pires, Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino
    557 - 582

    Visualizações: 412
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5358
  • Educação para a Carreira e a formação inicial de professores para a educação básica

    Sandy Carla Pilatti, Odilon Luiz Poli
    583 - 607

    Visualizações: 2379
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5426

Artigos Temáticos

  • Política educacional em debate: ações no contexto municipal de Campo Grande-MS para a aplicação da Lei nº 11.738, de 2008

    Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña, Shirley Takeco Gobara, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
    608 - 634

    Visualizações: 281
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5613
  • Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM

    Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres, Carlos Eduardo Pedreira
    635 - 658

    Visualizações: 910
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5785
  • Políticas públicas e gestão de resíduos sólidos: educação ambiental a partir de estudo de caso em Poços de Caldas/MG

    Felipe Freitas de Araújo Alves, Lucas de Souza Lehfeld, Alexandre Celioto Contin
    659 - 685

    Visualizações: 872
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5915
  • O grau de adesão dos currículos subnacionais à BNCC

    Francisco Thiago Silva, Alessandra Valéria de Paula
    686 - 718

    Visualizações: 1875
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5950
  • Educação integral (e)m tempo integral e o Programa Mumbuca Futuro em Maricá

    Ranulfo Cavalari Neto, Thaís Cristina Souza de Oliveira, Rayanne de Medeiros Gonçalves
    719 - 744

    Visualizações: 689
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6022
  • Novo ensino médio no Rio Grande Do Sul: um olhar para o processo de implantação

    Fabiane Habowski, Fabiane de Andrade Leite
    745 - 767

    Visualizações: 810
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6027
  • Políticas neoliberais e expansão do ensino superior: desafios para a formação docente universitária

    Jaqueline Antonello, Sueli Ribeiro Comar
    768 - 791

    Visualizações: 492
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6028
  • O PROEX/CAPES como política pública brasileira de pós-graduação

    Daniela Côco, Livio Amaral
    792 - 815

    Visualizações: 234
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6049
  • Trajetória acadêmica de estudantes cotistas: um olhar a partir dos mecanismos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul

    Chanauana de Azevedo Canci, Jaqueline Moll
    816 - 842

    Visualizações: 233
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6051
  • Políticas educacionais na socioeducação: a educação escolar na internação provisória

    Maria Nilvane Fernandes, Márcia Cossetin, Débora Pereira da Costa
    843 - 866

    Visualizações: 523
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6053
  • Políticas e práticas educacionais desenvolvidas em relação aos alunos com deficiência intelectual em escolas regulares por um munícipio paranaense

    Katiane Pereira dos Santos, Célia Regina Vitaliano, Jacqueline Lidiane de Souza Prais
    867 - 894

    Visualizações: 335
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6055
  • Política pública de educação em tempo integral no estado do Pará

    Keila Roberta Cavalheiro Guimarães, Maria de Fátima Matos de Souza
    895 - 920

    Visualizações: 572
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6059
  • Tendências Epistemológicas em Estudos da Universidade Federal de Pernambuco sobre Políticas de Avaliação Educacional

    Divane Oliveira de Moura Silva, Marcela de Souza Santiago, Kátia Silva Cunha
    921 - 941

    Visualizações: 537
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6062
  • As práticas extensionistas na formação inicial e a autonomia docente

    Berenice Rocha Zabbot Garcia, Marly Kruger de Pesce, Elzira Maria Bagatim Munhoz
    942 - 959

    Visualizações: 957
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6057
  • Desigualdades de Gênero e Raça na Pesquisa em Educação: quem são e o que pesquisam as mulheres negras bolsistas de produtividade do CNPq?

    Ivanderson Pereira da Silva, Alfrâncio Ferreira Dias
    960 - 990

    Visualizações: 712
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5528
  • Estudo Comparado Internacional em Educação Especial: Documentos Normativos e Orientadores no Brasil e no Canadá - International Comparative Study in Special Education: Normative and Guideline Documents in Brazil and Canada

    Rosana C Carla do Nascimento Givigi, Denise Meyrelles de Jesus
    991 - 1016

    Visualizações: 803
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5813
  • Epistemologias do sul e teoria freiriana do conhecimento: premissas de dignidade humana na educação de adultos no Brasil.

    Emina Márcia Nery dos Santos, Cécile Goi, Hervé Breton
    1017 - 1038

    Visualizações: 228
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5882
  • Formação para a conformação? Uma análise das redes da Fundação Itaú Social na implementação da BNCC

    Karine Morgan, Marcelo Mocarzel
    1039 - 1064

    Visualizações: 648
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5979
  • Sobre o ciclo de políticas: uma análise do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem (Penoa/SC)

    Fabiola Cardoso Cecchetti, Diana Carvalho de Carvalho
    1065 - 1090

    Visualizações: 219
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6019
  • Indicadores de impacto nos contextos socioeducativos no Brasil

    Luana Priscila Wunsch, Rafaela Pereira da Rocha
    1091 - 1114

    Visualizações: 355
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6074

RESENHA

  • A formação dos cursos de Geografia e História no Brasil

    Teresa Maria Malatian
    1115 - 1121

    Visualizações: 182
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6130